A visualização da informação, vertente do design

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

A página Fast Company trouxe uma boa matéria sobre a visualização de informações, uma vertente do design dedicada à exibição de informações complexas num formato simples (o Web Trend Map é um exemplo).

Há, inclusive, um site sobre o assunto: Visual Complexity.

Segundo o texto, se vamos viver num mundo com abundância de dados, precisamos de meios simples para digerir isso.

Estamos cada vez mais vivendo numa sociedade visual, e nossa compreensão do mundo pode ser ampliada por essa nova linguagem.

virtualizacao.jpg

.
Detalhe do Web Trend Map criado pela empresa japonesa Information Architects, que apresenta sites mais populares como um mapa de metrô.

A visualização poderia ser utilizada na economia, transporte, distribuição de alimentos, dentre outros. Nova York e outras cidades norte-americanas utilizarão sistemas que monitoram padrões de tráfego em tempo real, o que tornará possível o controle de faixas.

Em Estocolmo (Suécia), um sistema que controla o movimento de cada carro reduziu as emissões de carbono em 25%.

Esse é um campo que também pode ser bastante utilizando pelos meios de comunicação. É uma forma simples de tratar assuntos complexos, contextualizando a informação.

Ademais, possibilita uma visão ampla de temas que muitas vezes podem ser encarados, erroneamente, como fatos isolados, quando na verdade existe um padrão de recorrência. [Webinsider]

.

Avatar de Charles Cadé

<strong>Charles Cadé</strong> (contato@charlescade.com) é jornalista, assessor de comunicação, consultor de projetos online e mantém o site <strong><a href="http://www.charlescade.com.br" rel="externo">Charles Cadé</a></strong>.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Uma resposta

  1. Interessante essa matéria acima sobre monitorar as cidades em blocos de avaliação do trânsito, pela internet sua ação prejudicial ao meio ambiente e até a localização do transporte com determinadas mercadorias pela empresa geradora, uma consciência da empresa onde estão indo seus produtos vendidos, uma visão macro: patrimônio, lucro, problemas quanto ao transporte, providências de segurança e socorro, acidentes nas estradas,o contato com o motorista, o combustível, o destino da mercadoria, enfim. Da mesma forma o trânsito de informações e meios que podem facilitar o internauta na localização daquilo que ele estiver procurando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *