A página Fast Company trouxe uma boa matéria sobre a visualização de informações, uma vertente do design dedicada à exibição de informações complexas num formato simples (o Web Trend Map é um exemplo).
Há, inclusive, um site sobre o assunto: Visual Complexity.
Segundo o texto, se vamos viver num mundo com abundância de dados, precisamos de meios simples para digerir isso.
Estamos cada vez mais vivendo numa sociedade visual, e nossa compreensão do mundo pode ser ampliada por essa nova linguagem.
.
Detalhe do Web Trend Map criado pela empresa japonesa Information Architects, que apresenta sites mais populares como um mapa de metrô.
A visualização poderia ser utilizada na economia, transporte, distribuição de alimentos, dentre outros. Nova York e outras cidades norte-americanas utilizarão sistemas que monitoram padrões de tráfego em tempo real, o que tornará possível o controle de faixas.
Em Estocolmo (Suécia), um sistema que controla o movimento de cada carro reduziu as emissões de carbono em 25%.
Esse é um campo que também pode ser bastante utilizando pelos meios de comunicação. É uma forma simples de tratar assuntos complexos, contextualizando a informação.
Ademais, possibilita uma visão ampla de temas que muitas vezes podem ser encarados, erroneamente, como fatos isolados, quando na verdade existe um padrão de recorrência. [Webinsider]
.
Charles Cadé
<strong>Charles Cadé</strong> (contato@charlescade.com) é jornalista, assessor de comunicação, consultor de projetos online e mantém o site <strong><a href="http://www.charlescade.com.br" rel="externo">Charles Cadé</a></strong>.
Uma resposta
Interessante essa matéria acima sobre monitorar as cidades em blocos de avaliação do trânsito, pela internet sua ação prejudicial ao meio ambiente e até a localização do transporte com determinadas mercadorias pela empresa geradora, uma consciência da empresa onde estão indo seus produtos vendidos, uma visão macro: patrimônio, lucro, problemas quanto ao transporte, providências de segurança e socorro, acidentes nas estradas,o contato com o motorista, o combustível, o destino da mercadoria, enfim. Da mesma forma o trânsito de informações e meios que podem facilitar o internauta na localização daquilo que ele estiver procurando.