A gente tem mania de categorizar os fenômenos depois do sucesso de uma marca: lâmina de barbear, sandália de borracha, leitor de MP3, ferramentas de busca, redes sociais.Ninguém quer pagar duplicidade na Rede Globo, mas esses nomes são pretensiosos, feios e falsos.
A última pesquisa F/Radar confirma: redes sociais no Brasil tem um nome, Orkut. As outras simplesmente não existem. O Facebook e o Twitter são fenômenos apenas nas redações e nos papos descolados, enquanto quarenta milhões de indivíduos são orkuteiros convictos. A pesquisa, que tem 2 pontos percentuais de margem de erro, não consegue ler nada desses grandes booms midiáticos.
Então, vamos falar sério: esse papinho de redes sociais é um eufemismo.
E por falar em Orkut, a pesquisa revela interessantes conclusões.
O Orkut é um fenômeno interessantíssimo porque atinge todas as classes sociais com igual importância. É claro que, considerando que a penetração da internet praticamente não tem mais para onde crescer nas classes AB, ele cresce mais nas classes CDE. O mesmo, considerando as faixas etárias: todo jovem tem Orkut e o incremento mais importante se dá, portanto, entre os tiozinhos. Preparem-se para o Orkut continuar crescendo avassaladoramente.
Por outro lado, perguntou-se qual é o tipo de ?colaboração? mais frequente na internet. A maioria das pessoas usa a internet e, portanto, o Orkut para publicar fotos e textos sobre sua vida pessoal. Como se a internet e, portanto, o Orkut fosse uma carteira de identidade, um atestado de existência.
Um perfil na internet e, portanto, no Orkut nivela todas as classes, todas as idades, todos os preconceitos. A internet e, portanto, o Orkut é a grande ágora dos cidadãos, uma espécie de chuveiro coletivo, um praia, uma mesa de cirurgia, uma estrada congestionada, uma fila na Polícia Federal, um instituto médico legal. A diferença se faz notar pelos predicados, e não pelos penduricalhos. Pelos dotes, e não pelas próteses. É justamente por isso que o Orkut é assim, a internet brasileira.
A internet e, portanto o Orkut, ou melhor, o Orkut e, portanto, a internet é o que interessa. Não vamos perder tempo com o resto. [Webinsider]
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18 respostas
Fernand,
Achei muito bom o artigo, apesar de não concordar com muito do que foi escrito. A discussão gerada em torno dele está bem interessante.
É importante lembrar o fato de que usuários de redes sociais citados na pesquisa possivelmente são aqueles que possuem contas nestas redes e participam delas como produtores de conteúdo. Este número representa uma parcela muitíssimo restrita de usuários de internet. Existe também um grupo um pouco maior que replica conteúdo já existente e o restante que participa passivamente de tudo isso.
Dessa forma uma pessoa pode não ter uma conta nestas redes (exceto Orkut) e ter acesso às informações e conteúdo que usuários criam/replicam. Estes leitores passivos podem não gerar conteúdo porém estão atentos a tudo o que acontece em seu meio. Inclusive a preocupação das marcas/empresas é justamente que o conteúdo publicado por um usuário falando mal das mesmas possa chegar à essa parcela muito maior de leitores da web.
Não importa se o número de usuários que se relacionam por Twitter seja 0,2%, já que 100% das pessoas com acesso à internet (uma suposição, claro!) pode ler e formar uma opinião sobre os assuntos discutidos.
Abraço.
Fernand,
Seu artigo me ajudou a responder uma pergunta que ainda não tinha resposta!Qual o número de usuários do twitter no brasil?
Realmente esta nova rede social virou mania para empresas, profissionais etc mais também vejo esta participação na rede de forma direcionada já que grande maioria das pessoas tem dificuldade no idioma disponível.
Mais o mais engraçado disso tudo é que tem empresas que não trabalham corretamente nem sequer em sua comunidade no orkut o que dirá no twitter!
Acho que o simples fato de surgir uma nova rede social não significa que de imediato irei criar uma conta da empresa ,haja visto que o perfil do seu cliente tem que ser analisado e determinante na escolha da melhor forma de se relacionar com ele.
Hoje temos tantas opções para interagir com nosso cliente que as vezes percebo que o próprio cliente fica perdido em meio a tantas possibilidades.E o mais importante para empresa fica perdido que é justamente se relacionar de maneira clara e objetiva.
Bem…alguns já disseram boa parte do que penso. O Orkut é, de fato, uma rede social de sucesso que abrange todas as classes sociais e faixas etárias.
Atualmente tenho minha conta no orkut como mais uma maneira para que amigos e contatos profissionais falem comigo. Ele já não satisfaz o que busco explorar, as comunidades sobre desenvolvimento web que já participei estão cada dia mais esquecidas, não há participação de usuários no quesito troca de experiências e debates.
Duas semanas atrás passei em uma comunidade de web designers com 12 mil participantes e um dos usuários criou um tópico interessante sobre o uso dos CMS. Repito: 12 mil membros na comunidade. Advinha quantos participaram do tópico? 4, contando comigo.
Na minha opinião o Orkut é uma rede social mais voltada para o relacionamento de pessoas e menos para o aspecto profissional.
E com esse mesmo ponto de vista outras redes sociais ganham mais espaço e eu curto mais. Twitter, Dihitt (para blogueiros), dentre outras. Cada rede social oferece um nicho diferente para seus propósitos e cada uma tem seu potencial.
Deu para entender o ponto de vista em relação a superioridade em quantidade de brasileiros que usam o Orkut, apenas vale deixar bem claro que isso não quer dizer que conseguiremos no orkut, leitores ou consumidores de um determinado produto ou serviço que estejamos oferecendo. (muitos pensam que quantidade é tudo, grande engano)
Hihi… isso! claro! O que o pessoal está confundindo é a grande massa de pessoas (brasileiros) com um minimo de acesso à Internet (Baseado em Orkut e MSN) com o pessoal ativo e que usa a grande rede das mais diversas formas.
Esse público ativo é o que compra e vive na Internet, e trabalha na Internet… que tem myspace, facebook, twitter…
Mas o nicho que vive só com orkut, internet discada, de vez em qdo em Lan house… esses são maioria, e ainda vão continuar por um bom tempo…
Temos sim que profissionalizar o acesso das pessoas… ai sim todos vão conhecer e usar as diversas ferramentas e popularizar outras coisas.
Isso não é ruim… só quer dizer que se tem um mercado enorme a ser explorado, muitas oportunidades. E olha que ainda não consideramos as pessoas que nem sequer acesso tem… Das pessoas que conheço, a maioria está nesse grupo… e dando ibope pra GLOBO.
Abraços
Michael Jackson morreu. Nada mais tem importância.
PS: acho um pouco arriscado dizer que Essa população geral mal conhece a internet e suas funcionalidades. Para eles a internet se restringe a e-mail, orkut e msn, Sheila. Muito arriscado.
Caros,
A discussão está calorosa 🙂
Bem, entendo o que Fernand quis dizer. Seu estudo não difere nichos, e sim, a população geral BRASILEIRA.
Essa população geral mal conhece a internet e suas funcionalidades. Para eles a internet se restringe a e-mail, orkut e msn.
É diferente dos internautas de verdade que pesquisam, acessam o banco, possuem blogs e entendem as diversidades e potencialidades de cada rede, grupo ou midia (como preferirem chamar).
Sim, para a maioria o Orkut é o motivador de acessar a internet, enquanto que para os heavy users a internet é um potencial inimaginável.
Agora… matematicamante, quem é a maioria?
Trabalho com internet para bolsa de valores. Meu nicho é muuuuito específico, portanto incomparável as redes sociais comuns. Entretanto, para esse público tão seleto o que ofereço é de extrema importancia. A conversão pode chegar a quase 100%. De que adianta eu participar do Orkut? Contudo, quando inicei o projeto pensei quero algo estilo orkut, mas… Entendem? Orkut é referência.
São coisas diferentes. Fernand apenas falou de brasileiros, não separou os nichos.
Caro Sérgio,
Obrigado pelo seu comentário. Apesar de não concordar muito com ele, eu só queria precisar algo que talvez não tenha ficado claro no meu artigo. Sem subestimar sua pesquisa, a minha foi feita pelo Datafolha, ouviu 3 mil pessoas no Brasil inteiro em locais de fluxo populacional, com desenho amostral representativo da população brasileira de maiores de 16 anos. Apesar de ser sim um executivo típico de uma grande agência brasileira – cargo que ocupo com orgulho – número é número e o dado é esse que adiantei.
Isso evidentemente não significa que a sua percepção e seus dados estejam errados. Só significa que eles dão conta de um fenômeno relacionado a seus negócios e não a um retrato representativo da população brasileira.
Finalmente, agradeço muito a sua indicação de leitura. Vou dar uma olhada com interesse. E se vc me permite, gostaria de recomendar o meu blog pessoal, que são uma compilação de artigos meus publicados nos últimos 10 anos sobre Internet. Não pretendo obviamente te convencer de nada mas tão somente, quem sabe, melhorar um pouco a minha imagem com vc.
Fernand
Esse texto foi a coisa mais absurda que li nos últimos tempos. Me desculpe, mas tua opinião é típica de executivos de grandes agências, completamente míopes a tudo que está acontecendo!
Cheguei a verificar a data em que escrevestes isto pra não ser injusto, mas realmente postastes isso em 2009…
Olha, sou diretor da iStores Varejo Digital e tenho diversas lojas na internet (www.lojafiorucci.com.br, http://www.lojabrasilsul.com.br, http://www.emporiobodystore.com.br, etc…). TODAS minhas lojas, hoje, têm seu maior retorno de visitação e conclusão de compra nas redes sociais e, pasmem, o ORKUT fica em último lugar em performance. Posso tranquilamente te enviar relatórios demonstrando isso, mas não acredito que isso vai te fazer mudar de opinião. Acho que o melhor a fazer neste momento é te indicar um texto do Seth Godin (provavelmente, pelo que escrevestes, nunca ouviu falar dele…): Lições tiradas do meu maior erro dos negócios (http://lampadaria.blogspot.com/2009/06/opiniao-licoes-tiradas-do-meu-maior.html).
Boa sorte com teus clientes…
Fernand,
a VIPZE esta vindo com uma novidade, além da rede social, este mega portal, está agregando e-mail de segunda geração, esportes fantasia, blogs, comunidades, VoIP, e outras ferramentas digitais gratuitas. E está com 3 idiomas, e operando em mais de cem países sendo que seu lançamento oficial será aidna em 01/09/09. O Orkut tem muitos brasileiros e abriu portas mas em pouco tempo este cenário estará alterado.
Apenas esclarecendo, YouTube não é rede social, mas sim uma ferramenta de compartilhamento, integrante da Mídia Social.
A Mídia Social é composta por redes sociais (Orkut), redes de compartilhamento (YouTube, Flickr), wikis, etc…
Em 2008, se você não estiver em uma rede social, você não está na internet.
Isso está na apresentação What the F**k is Social Media, Marta Z. Kagan, disponível no slideshare.net.
Na verdade o Brasil é muito diferente culturalmente de outros paises. o boom do twitter é verdadeiro, afinal crescer 1000% em 1 ano acho q nenhuma rede teve este feito, mas o combustivel para o boom nao esta no Brasil, e sim nos países que realmente usam essa ferramente da forma que deve ser usada. Tenho perfil no orkut, mas considero uma ferramenta jogada ao corvos, como o Cristiano Molina disse, todo mundo faz o q qr la dentro, e foi exatamente sua popularização em massa que o estragou. Talvez o twitter fique do mesmo jeito algum dia, mas por enquanto é perceptivel que a grande maioria q usa twitter tem mais cultura, ja q é estatistico q a maioria tem ou esta cursando nivel superior, o q ja difere da maioria do orkut q nem sabe escrever (isto é #FATO). E outras redes como Myspace, Flikr, facebook, twitter, nunca vão explodir no Brasil como o Orkut enquanto nao forem traduzidos para nossa lingua, rsrs, é verdade, brasileiro nao sabe ler em ingles e nunca usarão essas redes se nao se sentirem SUPER a vontade. Resumindo, acho q o q a gente faz é reflexo de nosso conhecimento ou habilidade, e a do brasileiro é bater papo no orkut mesmo que seu amigo de batepapo seja seu vizinho q ele pode ver a qualquer hora… pergunta… ql a utilidade disto entao? PS.: tenho perfil no orkut pq consigo encontrar pessoas atraves de outras pessoas q nao vejo a muito tempo, mas nunca uso, depois q encontro eu pesso email ou outras formas de comunicação, como um simples telefone, essa é a unica parte boa do orkut, fora isso, na minha opniao, joguem fora essa rede.
Concordo com você, Fernand. Tem pessoas, como o Cristiano, que usam esses serviços para objetivos diferentes, tirando proveito de cada um.
A maioria dos internautas, porem, não se interessa pelas novidades dos descolados, como você diz.
Não sou usuário do Orkut, mas sei que é fácil de usar, tem um monte de comunidades, muitas com nomes e objetivos engraçadíssimos.
Sobre o Twitter, a coqueluche do momento, no outro dia fiz uma pequena experiência por pura curiosidade e para aproveitar um tempo livre para aprender coisas novas.
Li as mensagens de todas as pessoas seguidas por um conhecido profissional de TI brasileiro. Eu queria saber o que diziam as pessoas admiradas pelo profissional que tambem admiro.
Não encontrei nenhuma mensagem recente daquelas pessoas que merecesse interesse ou tivesse qualquer utilidade. Não me entendam mal, fiquei surpreso mas não quero denegrir o serviço.
Afinal, não acho estupendamente interessantes minhas próprias mensagens no Twitter.
Fernand, onde consigo a íntegra dessa pesquisa?
Abs!
Falando de maneira prática, não há dúvida de que o orkut serve como identidade na internet brasileira. Isso não tira o mérito das outras.
Acredito que as outras redes sociais não são significativas pois ainda passam pelo período de conhecimento. O Orkut sofreu muitas modificações, até chegar ao ponto de ser um ambiente de fácil inserção (todo em português e com caminhos intuitivos). Já Twitter e outros ainda apresentam a barreira do idioma (que sim, é um grande problema ainda em nosso país). Os que já estão nas outras redes sociais são entusiastas, como eu, que gostam de estar por dentro dos hypes. Daqui a pouco começa a verdadeira inserção!
Legal, Cristiano. Claro q vc tem razão. Eu queria só fazer um ponto pra controlar a histeria de alguns.
Esclarecendo alguns dados q não dei:
– Youtube: 6%
– Myspace: 3%
– Flikr: 0,4%
Caro Fernand. Acho interessante seu ponto de vista, apesar de não concordar com a maior parte do que falou. Sou usuário do Orkut, do Facebook, do Twitter, do Youtube (que apesar de o senhor não o ter considerado, também é uma rede social), além de outros produtos ligados ao mesmo conceito.
Tenho meu perfil cadastrado em todas estas redes, e utilizou todas estas redes, mas para fins diferentes. Essa é a beleza da diversidade de redes sociais que temos hoje: as diferentes finalidades e canais que elas representam, as diferentes maneiras que podem ser utilizadas para passar idéias.
Sinceramente, dizer que ter perfil no Orkut é prova de existência na internet brasileira considero um exagero. Muitas pessoas não possuem perfil no Orkut, mas possuem perfis bastante ativos e até mesmo famosos em Facebooks e Nings da vida.
Orkut, uso para atividades mais informais. Facebook, para fins mais profissionais. Twitter, para um acompanhamento mais dia-a-dia de informações e notícias que compartilho com meus contatos selecionados. E assim por diante.
Uma das principais causas para o aumento da diversidade de redes sociais no Brasil acredito que foi exatamente a massiva popularização do Orkut, e por consequência disso, a corrupção do mesmo. O ser humano sempre acha uma maneira de torcer e deturpar a utilidade das coisas, e infelizmente o Orkut tornou-se Terra de Ninguém. Qualquer um pode criar um perfil hoje, criar comunidades, acrescentar conteúdo, sem qualquer critério ou responsabilidade. E é exatamente neste ponto que as demais redes possuem valor.
Muitas redes são comunidades fechadas, mas não no sentido de privar o mundo de participação ou de elitizar sua existência, mas no sentido de que quando alguém participa sem responsabilidade com o conteúdo que inclue, a comunidade o exclui naturalmente.
A beleza da internet está exatamente na diversidade de grupos e culturas, mas de nada adianta ter uma rede única onde todo o tipo de coisas se mistura, sem foco nem utilidade real.
Comparar Twitter com Orkut, e este com Facebook, me parece uma visão simplista demais. Arriscaria a dizer que é até mesmo míope. São redes diferentes, com perfil de usuários diferente, e finalidades diferentes. É a mesma coisa que dizer que uma BMW sempre vai ser melhor do que uma empilhadeira. Depende do que você precisa fazer…
Abraços!