Que a palavra de ordem agora é o uso comercial do Twitter todos os profissionais de comunicação já sabem. O que faltam são estudos que permitam um melhor entendimento sobre o comportamento desta nova geração que utiliza as ferramentas digitais não só para se comunicar como também para manter as suas relações sociais.
Exatamente ? estou falando da geração Y que pode ser definida, no mínimo, como uma geração nascida a partir do ano de 1980 (aproximadamente) e composta por pessoas dinâmicas, inquietas, contestadoras e conhecedoras das mais variadas novas tecnologias da informação.
Segundo uma pesquisa realizada pela Participatory Marketing Network (PMN), uma associação à promoção do marketing social, cerca de 99% do grupo que participou de um painel e caracterizado pela geração Y, afirmaram que atualmente possuem um ou mais perfis ativos em redes sociais como o Facebook ou MySpace, mas que apenas 22% desse mesmo grupo disseram que usam ativamente o serviço de microblog Twitter.
Daqueles que utilizaram o Twitter, a maioria com 85%, fazem para acompanhar amigos, enquanto 54% acompanham as mensagens de celebridades e 29% seguem familiares e empresas.
Segundo o gestor do projeto, Michael Della, ?o Twitter domina a notícia, mas é evidente que estamos apenas tocando a superfície do seu potencial como um veículo no mercado? e continua afirmando que ?existe uma grande oportunidade para os profissionais de marketing que passaram a desenvolver estratégias para obter este importante grupo ativo no Twitter?.
?Nos últimos anos, a internet mudou dramaticamente à medida que as pessoas procuram mais por um relacionamento online personalizado? diz o VP da Nielsen Online. ?Em especial, o tempo gasto em sites de redes sociais e vídeos que aumentou astronomicamente. E os anunciantes estão começando a reavaliar positivamente o valor da experiência online mais significativos e criar relacionamentos com os consumidores?, afirma.
Diversos segmentos já estão ativando sua comunicação dentro do espaço reduzido do Twitter. Algumas organizações realizam campanhas bem interessantes e um bom exemplo é a da rede lojas Church?s Chicken que irá doar $1 no fundo da bondade para cada novo seguidor do Twitter que conseguir, até um limite de US$10 mil. A ação recebeu o nome de ?Random Acts of Goodness?. Esses clientes poderão utilizar o dinheiro para pagar contas inesperadas ou para fazer doações e beneficiar sua comunidade. Uma jogada inteligente e conveniente.
Outros exemplos surgem cada vez mais rápidos. Sites como o portal Terra, já utiliza o Twitter para que os usuários acompanhem o dia a dia do seu time de futebol favorito, eu já estou seguindo o meu Vitória. Uma das retóricas mais certas é que vivemos um momento muito especial e a pergunta que fica é: você está preparado? [Webinsider]
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Claudio Nossa
<strong>Claudio Nossa</strong> (claudio@inpromo.com.br) é administrador, professor universitário e mantém o blog <strong><a href="http://www.midiasativas.com.br/" rel="externo">Mídias Ativas</a></strong>.
2 respostas
Gostei muito deste seu texto. Parabéns, pois não conhecia esta expressão de geração Y. Irei estudar mais.
Muito bom este texto ! Sou aluno de administração da UECE e estou fazendo uma monografia sobre o Twitter e seu potencial como ferrramenta para fidelizar clientes. Claudio será que você teria mais material sobre o twitter ?
Grato.