Finalmente saiu a parceria entre a Microsoft e o Yahoo. Foi o assunto do dia ontem no mercado de buscadores. Espera-se que o novo Bing, buscador da Microsoft, seja bastante fortalecido pelo acordo.
Quais as implicações disso para a prática do marketing de busca (SEM, de Search Engine Marketing)?
Anotei dez delas. São ideias que circulam nos EUA neste momento. Logo teremos mais informações sobre o acordo. No momento, considere o seguinte (além do fato de que no Brasil o cenário é bem diferente, com o Google dominando mais de 95% do mercado):
- Vale investir em SEO no Bing, pois suas buscas são mais ricas e organizadas (eventualmente mais relevantes), o que deve atrair usuários.
- Apesar do pequeno market share (cerca de 8% nos EUA), usuários do Bing geram mais conversões e cliques nos anúncios (ainda se discute exatamente porque).
- Com a parceria, o Bing Yahoo terá 28% de share, atraindo, pelo seu tamanho, mais spams e outras práticas manipulativas, o que pode afetar sua relevância.
- Espera-se que muitos anunciantes que só trabalhavam com Google passem a fazer PPC também com os parceiros Bing.
- Agora todos querem explorar as ferramentas de análise SEO do Bing (Bing Webmaster Tools), prevendo o crescimento do buscador.
- O registro de negócios locais no diretório Bing se torna importante já que o buscador destaca as listas locais em suas buscas.
- O Bing passa a contar com a valiosa base de dados do Yahoo para customizar seu serviço por segmento-alvo e tipo de usuário.
- Muitos usuários e clientes do Yahoo nos EUA temem que a empresa desative recursos de busca como diretório, Delicious, maps, etc.
- Como o Yahoo manterá certa independência, especula-se que a sua busca siga critérios um pouco diferentes das buscas feitas via Bing.
A parceria com o Bing pode liberar o Yahoo para investir cada vez mais em conteúdo. [Webinsider]
.
Héber Sales
Héber Sales (hebersales@gmail.com) é profissional de webmarketing, marketing de busca e webanalytics. Atua na Agência Quanta e mantém o Blog da Quanta e o Twitter @hebersales.
2 respostas
Estou apostando muito nesta parceria… Mas vão ter que ralar muito pra derrubar o Google.
Vamos ver….
Stanlley Vasconcelos
http://www.querorendaextra.com.br
O Bing tá em hype ainda, só com o tempo veremos se vale a pena ou não tomar medidas específicas para o Bing