Só rindo mesmo. Desculpem, mas ver a lambança que a Xuxa aprontou no Twitter me faz rir demais. Além do que nos mostra que não estamos mais tão distantes dos globais e das celebridades em geral, aliás nesse caso, o Twitter é exatamente isso: a maximização da proximidade.
Deixo claro aqui que não tenho nada contra a Xuxa, nem a favor, muito pelo contrário.
O feitiço contra o feitiçeiro
Atraídos pela sua popularização, empresas e mídia enxergaram uma oportunidade nas redes sociais. Ser bem falado ou cair nas graças dos usuários das redes virou obsessão nas estratégias de customer relationship. Alguns canais da TV fechada inclusive, que pertencem a Globo, já não anunciam mais seu canal de relacionamento na web através do portal Globo.com e preferem o Twitter, por exemplo. É o caso do SporTV e outros.
Para empresas de TV que sempre estiveram na posição de emissores no processo de comunicação, esta é uma quebra de paradigma que pode ser bastante dolorosa. O feedback que antes era analisado pelo número de aparelhos ligados naquele canal é muito pouco para medir o sucesso daquilo que está sendo apresentado hoje. Aliás sempre foi. Mas o meio mudou, o receptor mudou e com certeza o mundo da comunicação não é mais o mesmo. A gente sabe bem disso.
No caso acima a Xuxa, pobre criatura ainda analfabetadigitalizada, se expôs e expôs a própria filha. O curioso é que são os mesmos baixinhos que pulavam e cantavam ilariê, hoje marmanjos, que tacam ovo e xingam a sua ex-rainha pelos erros de português cometidos. Só por isso? Provavelmente não. A postura da celebridade também contou para insulflar a massa social digital.
Resultado: com menos de 30 dias brincando no site de relacionamento, a apresentadora encerrou sua conta e saiu chamuscada.
Não adianta. Tentar acabar com uma rede social é parecido com tentar acabar com uma rede terrorista. Você até pode acabar com ela, mas tenha certeza que algum sobrevivente vai fazer renascer outra e com uma fúria maior ainda. Por isso é importante saber lidar com a dinâmica das novas mídias e seus membros participantes.
A nova geração que está na rede hoje experimenta da liberdade digital e com isso surgem novos padrões de comportamento, totalmente diferentes de tudo que estudamos no passado.
Estamos aprendendo
Primeiramente podemos tirar uma lição: se você não é muito íntimo da rede social, boca fechada não entra mosca. Comece devagar e vá aos poucos percebendo como funciona o meio e quais são as regras do jogo.
Em segundo lugar, se você for uma celebridade, saiba que uma rede social é um meio muito mais democrático do que a mídia que lhe deu projeção, portanto, você será alvo fácil qualquer que seja o seu deslize.
Um terceiro ponto ainda, mostra que se tornar um alvo pode, nem sempre, ser uma resposta ao seu comportamento online. Lembre-se que os usuários vão querer falar para você tudo o que nunca puderam nas mídias convencionais de uma via só, ou seja, você terá o feedback de toda a imagem que construiu ao longo da sua vida na percepção das pessoas.
Pensemos muito bem em nossas estratégias de comunicação online. Não só para não jogar dinheiro fora, mas principalmente para não mancharmos a imagem da nossa marca, que é sem dúvida, um prejuízo muito maior. [Webinsider]
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Igor Broseghini
Igor Broseghini (igorbros@facemedia.com.br) é diretor da Facemedia Marketing Digital e professor.
13 respostas
O twistter é mais um veículo à disposição do internaut, como tal exige uma habilitação para ser utilizada. Quem não está habilitado deve evitar como se faz com um automóvel (pelos menos para os sensatos).
A fala exige cuidados, a escrita exige muito mais. Corre-se os mesmos riscos na internet, ou melhor, o risco é bem maior, porque ultrapassa os limites da vizinhança.
Um livro registra o autor, editora, etc… mas não há registros para os leitores desse mesmo livro. E aí perde-se no anonimato das multidões de leitores.
E quando se fala (ou escreve)para o mundo inteiro???
É um aspecto interessante observar que o status de estrelas mediáticas vai mudar. Não existe teleprompter para salvar estrelas rasas no Twitter. Exister ao menos a opção de calar-se e entregar sua imagem a uma boa assessoria de comunicação. O tempo vai separar a brita do trigo; pelo menos na Web.
O artigo é muito bom e serve para frear quem está correndo muito para a vitrine mundial, sem planejamento. Agora, a frase de Xuxa no resumo do artigo, fez-me pensar que uma gaúcha tardiamente pensou como mineira. Mas, quantos blogs, perfis de orkut, twistter e outros instrumentos da internet não foram abortados? Ou estão na iminência de desaparecerem para sempre?
acessorada? putz! fui alfabetizado em inglês também! rsrsrs
É isso aí Adriana, tudo tem seus dois lados mesmo, veja só: em apenas 6 dias o número de followers da Xuxa saltou de 72mil para quase 112mil no Twitter!! Que tal, hein? Esse é o poder da loirinha… mas tem que estar bem acessorada…
a xuxa voltou e parece que mais hulmide dizendo que não pediu pra fechar nada.
acho que todos estão errados. Julgar uma criança de 10 anos só porque é filha dela? todos aqui já vacilaram de alguma maneira no português.
Ela não sabe brincar, não tem jogo de cintura.
To mais chocada com aqueles que se aproveitaram do episódio para se auto promover. Como aquele menino do Mexeu com ela mexeu comigo. E como figuras que estão na onda por causa de um programa pretencioso que nem vou entrar no mérito de qual é e que descaradamente fazem propaganda da campeã de reclamações no Procon de SP. Esses sim não merecem mais que sejam assuntos em mesas de bar e café etc.
Acho que as celebridades encontraram um meio de se comunicar com seus fãs. Essa parte acho muito bacana. o Mundo está cada vez mais interativo e interagindo e tudo tem os dois lados basta saber qual o lado que você quer explorar o comércio está amadurecendo e aprendendo a vender sem enganar as pessoas. No fim isso é positivo pra mim, pra você e pra todo mundo. Parabéns pelo artigo. Abs Adriana
rsrsrs… alfabetizada em inglês foi ótimo!
Ilarilaiê Ô ô Ô ô… não posso dizer mais nada!
Corretamente. Uma rede social ou mesmo a internet no geral pode alavancar ou destruir o sucesso de uma pessoa. Prova disso também é o vídeo criado por um indevíduo no Youtube defendendo a Xuxa. Em 2 dias mais de 260.000 visualizações. É necessário ter cuidado ao utilizar a internet, principalmente se você for famoso. A Internet é como a energia nuclear, pode ser utilizada pra o bem ou para o mal, mas depois de lançada não há como voltar atrás. Parabéns pelo post Igor.
Ops, fiz umas concordâncias erradas no comentário acima. Desculpem-me, é que fui alfabetizada em inglês 🙂 hehehe.
Exatamente o que eu pensei quando vi essa discussão toda sobre o caso. Ela, assim como outras celebridades do tipo, não estão preparadas para ter a sua voz, só sabe falar por meio de assessores ou com um script na mão. Que triste…
Acho que é simples o que anda acontecendo com a Xuxa e com outros famosos que acabam metendo os pés pelas mãos.
Dificuldade de entender o que acontece nas redes sociais (comunicação) e como acontece.
O fato do Tas fazer um super sucesso não quer dizer q o negócio é legal pra qq um se promover.
É preciso conhecer com quem vc vai falar e o que eles querem ouvir…é o básico da comunicação 2.0, que é o oposto da imposição dos antigos meios!
Atenção à evolução!