Uma pesquisa aponta que mais de 70% das pessoas que fazem compras em supermercados consideram essa atividade um pé no saco. Tem outra que diz que a maioria das pessoas vai às compras com a lista, ou parte dela ? inclusive de marcas ? decidida.
O suplício tem muitos motivos: orçamento apertado, mau humor do cônjuge, histeria infantil, luz gelada, fila, gente feia e a constatação de que todo esse tempo e dinheiro estraga a dieta. Compras de supermercado: se não matam, engordam.
Mas quando você tem a chance (ou o azar) de ir às compras sem obrigação, é possível isolar um indizível motivo de sofrimento: a liberdade de escolha. Colocar pesos e medidas, racionais e emocionais, entre tanta oferta é fator de insegurança. Fora a tentação pecaminosa do supérfluo. Liberdade uma ova.
Excesso de escolha aprisiona.
Um rebelde caçador na savanas africanas costumava lembrar-se dos elefantes em disparada quando encontrava-se na cadeia. Uma tropa de paquidermes sem freio era sua metáfora de liberdade salvadora.
Será mesmo que a internet é nossa Meca de liberdade? Conceitualmente talvez, na prática nem um pouco.
A internet peca por opressão de abundância e a falsa sensação de livre arbítrio.
E se os motores de busca fossem tiranos disciplinadores? E se os indecifráveis algoritmos de relevância, monetizados ou não, premeditados ou não, fossem obscuros inquisidores?
E se o Google fosse o HAL-9000 de ?2001 ? Uma odisséia no espaço??
A Rede Globo era o grande irmão? Sei não. [Webinsider]
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3 respostas
O que todo mundo deve saber a respeito de decisão é: toda a decisão tomada se converte em um ganho e uma perda. Sempre que você decide por algo, perde outro. Seria importante as pessoas saberem equilibrar isso. O que é mais vantajoso? Ganhar tal coisa perdendo aquela, ou perder tal coisa ganhando outra? Quando você consegue definir isso, você decidirá com mais confiança.
Penso na máxima estatística: se tenho que escolher entre 2, perco a chance de ter um deles. Se tenho que escolher entre 20, perco a chance de ter 19 diferentes. Se tenho que escolher entre milhões… vou tomar uma cerveja. Mas qual cerveja?
Gostei do post!
* qual cerveja, com as aspas, tem 2600 ocorrências no Google.
Cuma?!