Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Uma pesquisa aponta que mais de 70% das pessoas que fazem compras em supermercados consideram essa atividade um pé no saco. Tem outra que diz que a maioria das pessoas vai às compras com a lista, ou parte dela ? inclusive de marcas ? decidida.

O suplício tem muitos motivos: orçamento apertado, mau humor do cônjuge, histeria infantil, luz gelada, fila, gente feia e a constatação de que todo esse tempo e dinheiro estraga a dieta. Compras de supermercado: se não matam, engordam.

Mas quando você tem a chance (ou o azar) de ir às compras sem obrigação, é possível isolar um indizível motivo de sofrimento: a liberdade de escolha. Colocar pesos e medidas, racionais e emocionais, entre tanta oferta é fator de insegurança. Fora a tentação pecaminosa do supérfluo. Liberdade uma ova.

Excesso de escolha aprisiona.

Um rebelde caçador na savanas africanas costumava lembrar-se dos elefantes em disparada quando encontrava-se na cadeia. Uma tropa de paquidermes sem freio era sua metáfora de liberdade salvadora.

Será mesmo que a internet é nossa Meca de liberdade? Conceitualmente talvez, na prática nem um pouco.

A internet peca por opressão de abundância e a falsa sensação de livre arbítrio.

E se os motores de busca fossem tiranos disciplinadores? E se os indecifráveis algoritmos de relevância, monetizados ou não, premeditados ou não, fossem obscuros inquisidores?

E se o Google fosse o HAL-9000 de ?2001 ? Uma odisséia no espaço??

A Rede Globo era o grande irmão? Sei não. [Webinsider]

.

Avatar de Fernand Alphen

Fernand Alphen (@Alphen) é publicitário. Mantém o Fernand Alphen's Blog.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

3 respostas

  1. O que todo mundo deve saber a respeito de decisão é: toda a decisão tomada se converte em um ganho e uma perda. Sempre que você decide por algo, perde outro. Seria importante as pessoas saberem equilibrar isso. O que é mais vantajoso? Ganhar tal coisa perdendo aquela, ou perder tal coisa ganhando outra? Quando você consegue definir isso, você decidirá com mais confiança.

  2. Penso na máxima estatística: se tenho que escolher entre 2, perco a chance de ter um deles. Se tenho que escolher entre 20, perco a chance de ter 19 diferentes. Se tenho que escolher entre milhões… vou tomar uma cerveja. Mas qual cerveja?

    Gostei do post!

    * qual cerveja, com as aspas, tem 2600 ocorrências no Google.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *