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Apenas entre amigos, para não arrumar mais confusão do que o costume, dizia que o investimento em internet iria passar revista este ano, mas que esta passagem não seria anunciada pelo mercado.

Há mais de dois anos eu venho defendendo que o investimento em internet é bem maior do que o divulgado.

Os tais 4% da internet brazuca só levam em conta alguns veículos. Poucos eu diria, pois a fragmentação hoje já é bem grande. Também ignora investimento em conteúdo, em palavras chave e até a venda casada/conjunta com meios tradicionais. Aqueles pacotes que levam TV ou revista + site, que são sempre contabilizados na conta do meio tradicional.

Lá fora, esta migração não contabilizada também já foi prevista. Ano passado, a empresa de pesquisa Outsell Inc. disse que 62% do investimento digital americano era feito em projetos próprios.

Mês passado, a pesquisa da agência iThink disse que o investimento online atinge 7%, se levarmos em contas links patrocinados, construção de sites, etc.

Também bate com a argumentação do Sant?lago, da MídiaClick, que mostrou que o faturamento do Google Brasil sozinho poderia dobrar o tamanho do mercado.

Como sempre, tem estimativas e tem margem de erro, mas são indícios fortes para comprovar o que venho falando por aqui desde 2007.

Além disso, talvez agora já possa dizer, de forma menos polêmica, o que antes eu só falava para os amigos mais próximos. Internet bate revista este ano no Brasil e, em poucos anos, passará também o jornal. [Webinsider]

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Avatar de Ricardo Cavallini

Ricardo Cavallini é profissional de comunicação interativa, autor do livro O marketing depois de amanhã.

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3 respostas

  1. Também acompanho estatisticas e o investimento em internet têm crescido por quê o publico web também têm aumentado ano a ano.

    Em cidades fora dos grandes centros a tendência é mais forte ainda, pois a concorrência de mídias é menor.

    Por exemplo o site de noticias (e informações) locais que fundei em parceria com uma Rádio AM hoje têm uma audiência de 75% do número de leitores do Jornal impresso da cidade. E na projeção de crescimento comparativo até o final de 2010 termos a mesma audiência (ou número de leitores)

    Não há venda casada de Rádio e internet, porém a partir desse ano para aumentar a receita de ambos, estamos criando projetos comerciais em conjunto.

    Por exemplo fizemos um show de aniversário da Rádio e vendemos um pacote integrado de mídia. O que mais incentivou os patrocinadores foi o anuncio no veiculo de internet.

    E nas planilhas estamos dividindo os recursos para avaliar o retorno para cada veículo.

    Talvez analisando esses projetos em outros veiculos realmente teremos um valor de investimento em internet muito maior do que o anunciado.

  2. Bem a matéria nada mais é que a realidade para quem já trabalha na área, todas as empresas atuam na penumbra dando uma de Steve Jobs, mantendo segredo do seu mkt e assim conquistando o mercado de forma surpreendente.

    Sabio é aquele que trasmite o conhecimento e esperto é o que ganha dinheiro e não trasmite esta mensagem.

    Sou a favor do comercio eletronico, trabalho em um bom projeto e que deverá dar bons frutos para o meu portfolio .

    Enfim,boa matéria (anti tabú.)

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