A marca vem ganhando cada vez mais valor como patrimônio empresarial, principalmente por estar se tornando um ativo financeiro das empresas; ou seja, está deixando de ser intangível e se tornando tangível, mensurável em valor monetário.
Mas o quanto tangível são estes valores de marca?
Existem inúmeras empresas conceituadas que auditam e calculam o valor de marcas. Estas empresas partem de um cálculo base, padrão para todas, e apenas possuem alguns indicadores próprios que as diferenciam. Mas como estes indicadores próprios podem apresentar tanta divergência nos resultados de uma empresa para outra?
Essa diferença é tanta que uma marca pode aparecer como a mais valiosa no ranking de uma empresa e nem figurar entre as 10 mais valiosas de outra empresa. Mas, mesmo que a diferença seja de algumas posições no ranking, estamos falando de muito dinheiro. Onde foram para estes bilhões de dólares entre um cálculo e outro?
Desta forma fica difícil empresas escolherem este tipo de auditoria para avaliarem suas marcas quando houver necessidade de alguma negociação e, principalmente, entender que o valor de marca está se tornando um aspecto tangível.
Enquanto não houver um conselho que regulamente e fiscalize este tipo de cálculo teremos que conviver com a pergunta que não quer calar: qual a marca mais valiosa do mundo? Google ou Coca-Cola? [Webinsider]
.
Gabriel Saul Maialli
Gabriel Saul Maialli (gabriel@btnk.com.br) é sócio-diretor da Brandthink (@sigabt). É especialista em Branding pela Laureate International Universities, ministras palestras sobre Gestão Estratégica de Marcas e é membro do Comitê de Branding da ABA.
3 respostas
Com as novas regras contábeis, as empresas vão poder lançar nos seus balançoes o Ativo Intangível.Um avanço.
Olá, boa tarde
Gostaria de saber se vcs teriam uma empresa S/A que tem seu valor da empresa intangivel e tangivel, o quanto vale a marca da empresa.
Desde já, agradeço
Att,
Priscila
Realmente é um tipo de mensuração dificil de se utilizar para negócios hoje em dia. Estas empresas que divulgam ranking, não pesquisam mais a fundo as empresas avaliadas. Como podem chegar em um valor assertivo?
Muito bom o artigo!