Aprender mídias sociais é como eu emagrecer. É isso!
E tenha paciência pois vou abusar desta metáfora.
A resposta para emagrecer todo mundo conhece. É fazendo exercício e fechando a boca. Em outras palavras, não tem milagre, é preciso fazer esforço, se auto-disciplinar e se reeducar.
Remédio? Não sou contra não. Se você tem pressa ou um problema grave, pode recorrer ao médico e pedir uma medicaçãozinha para agilizar o emagrecimento.
Enfim, é preciso meter a cara.
Voltando as redes sociais, diria que os consultores (eu, por exemplo) seriam, nesta metáfora, o médico. É uma maneira para agilizar o processo. Importante em muitos casos. Mas como sabemos, viver de remédio não resolve.
Acha o Orkut um saco? Acordar cedo pra ir na academia também. Acha o twitter ridículo? Ficar andando na esteira sem sair do lugar também é. Acha o Facebook inútil? Tomar refri diet e encher o briocolé de pudim na sobremesa também.
E qual a melhor maneira de fazer exercícios? Não existe uma resposta única. Cada um tem gosto e facilidade para uma coisa diferente. Alguns preferem correr no parque, outros, bicicleta na academia.
É preciso ter uma presença digital, meter as caras. Começar usando para entender como funciona, o que pode, o que não pode, o que é legal e o que nem tanto.
Não é preciso virar esportista profissional, se bem que, abusando da metáfora, a endorfina das redes sociais pode viciar. [Webinsider]
Ricardo Cavallini
Ricardo Cavallini é profissional de comunicação interativa, autor do livro O marketing depois de amanhã.
6 respostas
Acredito que para entender de mídias sociais, quem se dispoe a este tipo de trabalho deve estar ciente que o usuário/consumidor é o que interessa, entender seus sentimentos, desejos e seus sonhos é o primeiro passo, seria muito inteligente eu olhar um Twitter e alguém ter postado ou twittado algo que reamente estava querendo ouvir ou mesmo comprar, certamente me identificaria com isso.
Isso realmente é uma questão de disciplina e paciência.
huahauahuahauah
Tenho desenvolvido a presença da empresa nestes ambientes porque é uma publicidade muito, mas muito barata.
No blog da empresa o foco é auxiliar nosso cliente em seus problemas cotidianos, e em meio a isso, anunciamos um novo balcão de retirada, um novo produto ou alguma alteração no prazo de produção.
Utilizamos as redes sociais para divulgar os tópicos do blog e consequentemente a empresa e o resultado tem sido satisfatório.
Minha maior preocupação é o uso errado destes poderosos veículos, explico: As empresas podem cair na tentação de divulgar excessivamente seus produtos se tornando aquele cara chato que surge na roda de amigos e todo mundo desaparece… e desaparece pra todos.
Olá, Ricardo.
Muito interessante a sua comparação.
Li um artigo agora a pouco dizendo que 74% de empresas pesquisadas pela UFRJ planejam participar de mídias sociais nos próximos 12 meses. E que 45% da população de São Paulo participa de alguma rede social. Esse número sobre para 75%, se forem aobservados só os jovens com idades entre 18 e 24 anos.
Não dá mais pra pregar uma foto na geladeira. Pra academia já!
Abraço.
@fabiosan
Ricardo,
Vc acredita que um pequeno comércio local teria resultados se participasse de redes sociais criando perfil de clientes no Orkut, ou outra coisa (o quê mais poderia ser?)
Sendo eu mesmo o administrador do perfil, não soaria meio falso os elogios dos primeiros membros, já que provavelmente serão amigos mais chegados que usam meus serviços, e futuramente clientes que se dispuseram a comentar algo, que eu vou convidar verbalmente a participar da comunidade? Vai lá, fala bem da gente!
Porque, afinal, ninguem espera encontrar uma comunidade da minha pequena empresa (ME)
[ ]´s
Rogerio
Olá Ricardo!
estou na mesma area que vc e fui contratado depois de fazer uma porção de coisa que mostravam meu potencial nas redes sociais.
Ler o seu texto fez eu sorrir, lembrar de como vendo o meu peixe e não podia deixar de desejar boa sorte pra vc e nos encontramos nos proximos eventos e aulas de midias sociais.