Tudo flui mais naturalmente quando existe intimidade. A intimidade precisa de credibilidade e confiança. Seja você mesmo, mas não perca o seu objetivo que é vender.
Ninguém gosta de um vendedor triste e sem motivação. O entusiasmo no vendedor cria uma sinergia entre as partes da relação, fazendo com que a soma seja maior que o todo.
O entusiasmo torna o trabalho mais excitante e seguro, coisa de quem ama o que faz. A sinergia tem presença em toda a natureza; os animais e as plantas crescem e vivem melhor juntas, tÊm mais saúde que os que crescem isolados. Isso é comprovado pela ciência. Crianças doentes tratadas em ambiente com outras crianças são curadas em tempo mais curto.
Quando você faz uma venda entusiasmada, você está simplesmente sendo você, mas sem esquecer seu objetivo, que é a venda.
Agir assim faz com que você use de criatividade. Ao usar o entusiasmo, você não sabe como as coisas irão se comportar, isso gera excitação que dá segurança do resultado final. Parece antagônico, mas quando somos nós mesmos, sem usar de técnicas que nos tornam outra pessoa, temos a segurança de ser o que somos e assim ficamos seguros. A segurança gera credibilidade para quem está nos ouvindo. A credibilidade gera participação que pode criar o ambiente sinérgico.
As pessoas envolvidas no ambiente sinérgico criam intimidade. Tenha atenção com pessoas mais introspectivas, pois o tempo delas para intimidade é mais demorado e tentar acelerar isso pode criar a desconfiança.
A sinergia é o resultado do entusiasmo que foi contemplado de confiança e participação. Quando isso acontece você conquistou a outra parte, ou seja, ela confia e participa de suas ideias, mesmo que não seja a mesma dela. Ela tentará entender a sua opinião, pois acredita em você.
Muitas pessoas não conseguem criar sinergia, pois foram criadas condicionadas a acreditar que ninguém é confiável até que prove o contrário. Isso cria um ambiente que afasta grande parte das possibilidades.
Alguns leitores podem pensar que tudo que estou escrevendo é óbvio e que vários autores já falaram disso e outras técnicas que prometem grandes resultados. Quantas você realmente tentou por em prática? As melhores ideias são aquelas que olhamos e pensamos: Por que não pensei nisso antes?
Pessoas vivem procurando teses fantásticas, mas acabam vivendo num mundo fora da realidade dos simples. O livro O monge e o executivo é um dos melhores que já li. Está baseado em um conhecimento milenar simples. Quem não leu, não perca a oportunidade.
Quem trabalha com vendas tem que ser um camaleão e vestir a roupa adequada ao ambiente. Incluo aqui a forma de comunicação adequada. Mas só a roupa, pois o conteúdo (quem você é) não pode mudar, sob pena de você em algum momento não saber mais quem você realmente é. Quem age assim não gera confiança.
A sinergia depende da participação e da credibilidade, pois seu cliente só participará ativamente daquilo que você quer quando acreditar em você. Isso acontece em duas etapas para o resultado – passa pela etapa da defensiva, chega à respeitosa e finalmente alcança a sinergia.
A base da sinergia é valorizar as diferenças, pois ninguém é igual. A forma como encaramos as coisas é o reflexo de como as enxergamos e não de como elas são.
Quando alguém pensar diferente de você, não crie uma barreira, mas sim tente entender como ela vê aquela coisa. São muitas vezes os dois lados da mesma moeda. Quando isso acontecer você pode simplesmente dizer: ?Não tinha pensado assim, vou tentar enxergar como você para chegarmos a um consenso?.
Hoje muito se fala em sustentabilidade ecológica, então entre nesse clima, seja sinérgico como a natureza.
Venda entusiasmo. Seja um imã para o poder de conquistar, seja um vencedor. Faça mais com menos.
Terminamos aqui este artigo e espero que tenham gostado. Críticas, sugestões, dúvidas e propostas são bem-vindas sempre. São os comentários de vocês que me fazem escrever e melhorar. Até a próxima e um abraço, mas não posso ir sem antes deixar a frase da semana.
?O entusiasmo é a maior força da alma. Conserva-o e nunca te faltará poder para conseguires o que desejas?.
Napoleão Bonaparte. [Webinsider]
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Ricardo Veríssimo
Ricardo Veríssimo (ricardo@rverissimo.com.br), é escritor, palestrante e presidente da RVeríssimo Suporte e Tecnologia. Membro do Conselho de Jovens Empresários da Firjan e da rede de empreendimentos Iniciativa Jovem. Autor do livro "20 Regras de Sucesso do Pequeno Empreendedor".
3 respostas
Concordo plenamenet com a matéria, o entusiamos é o grande start de tudo, o ideal em equipe é fazer um efeito dominó de entusiasmo, todos ganham e todos aprendem.
Acorde com entusiamo primeiramente de viver, o resto acontece naturalmente, faça um dia diferente para você e outros.
Interessante esse artigo, o cara escreveu como diz no arquivo que tem que ser.
Interessante esse artigo, o cara escreveu como diz no arquivo que tem que ser.