Segundo uma das histórias mais contadas em todo o mundo, principalmente no ocidente, no dia 25 de dezembro, um simpático senhor de roupas vermelhas, carregando um grande saco de presentes e muita mágica, percorre o globo entregando sonhos e materializando desejos.
Como de costume, em geral, as famílias ficam reunidas em torno da árvore na expectativa da hora de receber o que foi pensado, desejado e pedido ao longo de um ano.
Como é sabido, essa figura não atua sozinha. Para que tudo seja entregue na data estabelecida e que a lista de presentes solicitados seja atendida, pelo menos em sua maioria, conta com uma equipe de ajudantes um tanto diferentes e extremamente especializados.
Além das famosas renas voadoras, há uma grande quantidade de duendes que constroem, embalam e cuidam da logística de todos os presentes, sempre sendo orquestrados pelo Papai Noel.
Ao olhar toda essa história por uma outra perspectiva, é possível estabelecer pontos comparativos com a realidade de algumas organizações. Notem que esse momento natalino tem uma certa semelhança com práticas preconizadas pelo PMI e outras instituições de gerenciamento de projetos.
Imaginem se o bom velhinho não fizesse uso de alguns conceitos e disciplinas que compõem o PMBOK, por exemplo. Seria um caos, certamente.
Como é chegado o final do ano e muitas agências e empresas em geral procuram dar início à mudanças em suas metodologias ou mesmo para estabelecer esforços na implementação de uma, seria interessante que pudessem utilizar esse grande exemplo que nos acompanha desde a infância.
Com todo o crescimento e consolidação do marketing digital, é de extrema importância que sejam estabelecidas formas de gerenciamento de projetos, pois o sucesso deles depende de boa interpretação da “lista de pedidos” e seu devido acompanhamento de execução, assim como os duendes o fazem.
Para aqueles que não acreditam em Papai Noel ou mesmo em seus especiais ajudantes, vale a reflexão de suas importâncias e papéis.
Sendo assim, que 2010 seja um ótimo ano e que o bom velhinho atue não somente no dia 25 de dezembro, mas sim, durante todos os dias do ano. Quem sabe ainda é tempo de acreditar em Papai Noel? [Webinsider]
.
Vitor Lima
Vitor Lima (vitor@clartestudio.com.br) é publicitário, mestrando em adm. de empresas, sócio e diretor de planejamento da Clarté. No Twitter é @vitormlima.