Concorrências entre agências de comunicação na disputa pela conta de um cliente, e principalmente quando conduzidas a partir de trabalhos especulativos (campanhas hipotéticas), contém intrínsecos vícios sobre os quais muito já se falou.
Não bastasse o calvário do qual participam agências (e anunciantes) que já têm suas contas divididas, a partir de critérios nem sempre muito lógicos e claros (por produto, por períodos, por verba, etc), não bastasse o sistema de, por vezes, transformar a relação cliente x agência em chantagens contínuas (quando por exemplo cada mísero job passar a ser disputado por concorrência), não bastasse a dificuldade que esse sistema infernal cria na consistência do discurso publicitário, não bastasse a quase impossibilidade de planejar recursos e equipes, não bastasse isso e não bastasse mais aquilo, o jogo parece mais atraente do que todos os mais óbvios princípios.
Esse neo-liberalismo suicida contraria pelo menos três deles: curva de aprendizado, coerência do posicionamento e integração dos meios.
O processo de conhecimento da cultura de uma empresa, do histórico de suas marcas e principalmente dos seus consumidores é lento por definição. Pitchs incessantes são autos-da-fé irresponsáveis.
Um posicionamento de uma marca não se chama posicionamento à toa. Ele constrói a imagem da marca e esse é o único valor importante a ser construído pela comunicação. O restante é empréstimo dos atributos do produto. Concorrências cíclicas provocam terremotos de percepção no consumidor.
Terceiro e não menos importante, em tempos de integração absoluta de meios, quando uma campanha, uma ação ou uma relação se estabelece a partir de uma engenharia criativa de inter-relação entre os pontos de contato com o consumidor (inclusive os não tão novos digitais), não faz o menor sentido – ou na melhor das hipóteses, dá um trabalho danado – atomizar investimentos e partilhá-los entre diferentes agências. [Webinsider]
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2 respostas
Fernando, parabéns pelo tema. Realmente esse modelo que o mercado vem traçando é insustentável para todos, principalmente quando ainda adicionamos o fato da agência fornecer exclusividade ao cliente mas de forma unilateral já que poderia ser desconfortável ela atender uma outra empresa do mesmo segmento, mas mais estranho ainda, é a agência não possuir garantia de volume dentro do cliente, apenas de uma pequena parcela e por esta e expectativas de novos projetos que podem ou não ocorrer através dela, ter que abrir mão de oportunidades de um nicho de mercado inteiro.
Nunca escutei comentário tão pertinente.
Parabéns pelo post.