O Google News revolucionou a forma de consumir notícias porque integra as fontes de notícias num único lugar e as agrupa de forma bem organizada.
São manchetes de mais de 1.500 fontes de notícias em português, organizadas segundo o assunto e exibidas de acordo com o interesse de cada leitor.
Entender como funciona o Google News é importante para qualquer jornalista, pois ter suas notícias indexadas em boas posições pode ser a diferença entre milhares de visitas ou depender do tráfego do seu próprio portal.
Muitos jornais e portais se declaram abertamente contra o Google News, mas depois percebem que não podem ficar de fora.
Não me recordo a última vez que abri um jornal. E a nova geração vai nos perguntar qual a lógica de entregar um monte de notícias em papel…
O Google News agrupa as notícias em tópicos de acordo com a similaridade das notícias. O desafio é conquistar a primeira posição de um tópico. Uma maneira de ganhar visibilidade é ter o thumbnail da imagem da notícia em destaque.
Existem diversos fatores para a notícia ser escolhida como a primeira do cluster, porém, um dos principais fatores é a rapidez com que a notícia é veiculada – pois isso caracteriza como “um furo jornalístico” do ponto de vista do Google News.
De acordo com o SEOMoz, outros fatores também são importantes:
- Título da notícia SEM link – Utilize tags H1,H2 ou H3 e não utilize links no título
- Identificador numérico na URL – Mantenha alguma identificação na URL que torne-a única. Combinações de datas e palavras-chave são boas práticas. Veja o exemplo:
http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2010/03/02/chilenos-acampam-em-aeroporto-do-rio-voos-sao-retomados-915978006.asp
- Limite de 30 dias – O Google News mantém a notícia armazenada durante 30 dias. Neste período é importante criar notícias complementares.
- Imagens – Publicar notícias com fotos aumentam as chances de ter a notícia destacada no pequeno thumbnail ao lado da notícia.
Google News e Busca Universal
A busca universal é um conceito no qual os resultados de busca misturam conteúdos de diversos tipos, dependendo da combinação de palavras-chave.
Os conteúdos mais comuns de serem encontrados nos resultados de busca universal são: fotos, vídeos, Google Maps e o Google News.
Quando o Google decide incluir o Google News nas primeiras posições?
Em momento de grande pico de buscas como Michael Jackson, Terremoto no Haiti, Copa do Mundo etc., o Google News é colocado no topo dos resultados de busca.
Note que na busca abaixo, podemos visualizar três cluster de notícias, sendo a notícia em maior destaque: “Chile: militarizada por causa de saques, Concepción lembra uma …? – ”
A notícia é da fonte AFP (Agence France-Presse) que em um acordo de licença inovador disponibiliza notícias com muita rapidez ao Google News e, com isso, conquista com frequência a primeira posição do cluster. (Fonte: Search Engine Land)
Fiz algumas experiências e monitorei o Google News em momentos de grandes volumes de busca.
Percebi que a notícia principal permanece grande parte do dia inalterada, ou seja, a notícia que conquista esta posição terá como prêmio um tráfego muito elevado.
Porém, percebi que o thumbnail era alterado com uma frequência muito maior. Isso mostrou que o uso de imagens nas matérias pode ser um diferencial para conseguir destaque no Google News.
Note que dois vídeos do Youtube são apresentados imediatamente abaixo do Google News.
Como fica o jornalista?
O desafio do jornalista é deixar o apego das maneiras tradicionais de jornalismo e ficar aberto para as novas tendências do jornalismo online.
O Google News é apenas a ponta do iceberg, as grandes mudanças estão ocultas para maioria das pessoas.
A notícia não deve ficar “presa” ao veículo tradicional (portal), mas ser promovida através do Twitter, Facebook, Youtube e outras redes sociais.
Grande parte do conteúdo da internet é de baixa qualidade e pouco confiável, cabe aos jornalistas assumirem seu papel nesta nova terra de oportunidades e tornarem a internet mais relevante. Ou continuarem a usar “velhos mapas” para tentar descobrir novas terras. [Webinsider]
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Marcio Okabe
Marcio Okabe (@marciokonfide) é palestrante e consultor de marketing digital, sócio da Konfide Marketing Digital e blogueiro (marciookabe.com.br). Evangelista de Joomla!, SEO e Prezi.
2 respostas
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