O que deu errado antes pode dar certo agora

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

A lição que o vírus da gripe nos dá quanto às mudanças que nos impactam durante nossa vida é valiosa. O vírus é a própria representação da mudança, pois a cada ano ele se apresenta numa “versão” diferente.

Na prática, ele continua deixando-nos gripados. Porém, a cada novo inverno, ele ressurge em nova configuração, colocando à prova a inteligência de cientistas do mundo todo, na busca de soluções que, se não o exterminam, ao menos tratam de amenizar seus sintomas.

Gripe e mudança tem tudo a ver. E o recado que ela nos deixa a cada ano é claro: não adianta querer usar a mesma fórmula do ano passado, pois não vai funcionar. Quando trazemos esse raciocínio para o campo dos nossos problemas pessoais, profissionais e de relacionamento, a regra é praticamente a mesma.

Na prática, se você teve um problema X há alguns anos e tomou uma atitude Y que na época que o solucionou, pode ser que se o mesmo problema X apresentar-se agora, Y já não funcione mais.

Não é incomum vermos pessoas, após um relacionamento de anos, se queixarem porque “ele está diferente… já não é mais o mesmo com quem comecei a me relacionar há 15 anos atrás…” ou “ela mudou… está muito diferente de quando nos conhecemos…”. Ainda bem: isso é sinal de que a pessoa não estagnou no tempo, estacionando dentro do comportamento que poderia ser o mais adequado à época.

Aqui entra o exercício contínuo da comunicação, que além da capacidade de ouvir, aprimora em nós outras habilidades, como a nossa compaixão, que é a capacidade de projetar-se em outra pessoa para poder compreender melhor o porquê dessa ou daquela mudança, bem como a busca de um novo alinhamento.

Da mesma forma, não é raro empreendedores tentarem repetir a fórmula de sucesso de seus pais ou avós e darem com os burros n’água.

Afinal, o mundo em que nossos antepassados eventualmente tiveram algum sucesso já não é mais o mesmo. A regra é válida também para o fracasso: pode ser que o que deu errado há alguns anos esteja agora no seu tempo certo. E para perceber isso, é preciso mente aberta, vida ativa e capacidade crítica de observação. [Webinsider]

…………………………

Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..

Acompanhe o Webinsider no Twitter.

Eduardo Zugaib (falecom at eduardozugaib.com.br) é profissional de comunicação, escritor e palestrante motivacional. Sócio-diretor da Z/Training - Treinamento e Desenvolvimento.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *