O processo de SEO reverso está diretamente ligado à gestão da reputação online. É uma solução basicamente eficaz para a sobreposição de publicidade negativa, com alta projeção em mecanismos de busca, sobre você ou sua empresa.
O objetivo da técnica é realocar este tipo de conteúdo em páginas de resultados mais internas, retirando-os das primeiras páginas.
A publicidade negativa online tornou-se um dos desafios mais frustrantes para as empresas. A crescente popularidade das plataformas de redes sociais tornou mais fácil para qualquer pessoa, com uma queixa leve, criar severos danos a imagem de uma empresa ou produto.
Neste artigo, vamos esclarecer como este tipo de publicação alcança os primeiros resultados de uma pesquisa e os potenciais efeitos negativos que podem torná-la um pesadelo de relações públicas. Iremos também apresentar um plano de trabalho para a execução de uma campanha de SEO inverso e controlar os danos.
Contornando a publicidade negativa
Para entender porque SEO reverso é eficaz, você deve compreender como uma citação negativa se enraíza na listagem de resultados.
Google, Yahoo e Bing posicionam resultados baseados em um grande número de critérios. Se uma página satisfaz os mais importantes critérios para uma determinada palavra-chave esta página irá se classificar bem nas pesquisas.
Uma boa parte desta publicidade negativa, muitas vezes manipulada com propósitos comerciais, é publicada em sites que atendem a parâmetros de considerável importância de classificação nos algoritmos de busca. Isso significa que a publicidade negativa pode subir para as primeiras posições e ganhar rápida exposição.
Quando as pessoas pesquisam por sua empresa ou produto, encontrarão nos primeiros resultados comentários negativos que poderão causar sérios danos à sua reputação.
O processo de otimização com objetivo reverso é uma estratégia que reposiciona a publicidade negativa nos resultados de pesquisa retirando-a da primeira página da listagem e empurrando-a para páginas posteriores, minimizando sua exposição e reduzindo o seu impacto.
Fatores relevantes a uma campanha de SEO reverso
O processo utiliza uma abordagem metódica e multifacetada para proteger a sua reputação online. O primeiro passo é identificar sites e páginas publicadores de conteúdo negativo sobre a empresa ou produto e que ocupam os primeiros resultados para palavras-chave importantes. Essas palavras-chave podem incluir sua marca, produto ou empresa.
A segunda etapa é analisar os sites e páginas que alocam o conteúdo negativo sob o ponto de vista do mecanismo de buscas nos fatores que propulsionam posicionamentos.
Isso vai ajudá-lo a determinar o esforço e ferramentas necessárias para removê-los da primeira página dos buscadores. Publicações que estão espalhando-se por sites de redes sociais apresentam um nível maior de dificuldade do que um único blog pessoal.
O terceiro passo é o planejamento para a publicação de novos conteúdos que deverão ser promovidos à primeira página e levarão os comentários negativos para páginas com menor exposição nos resultados, reunir as ferramentas necessárias e executar sua campanha – significa compor conteúdos relevantes para as palavras-chave em questão e popularizá-los.
Tais ferramentas devem incluir a criação, publicação e linkagem de texto otimizados, uma nova rede de sites e blogs que hospedem estas publicações, perfis de mídia social, processos de social bookmarking e outras estratégias SEO padrão para os novos conteúdos lançados, com o objetivo de promovê-los aos posicionamentos que anteriormente eram tomados pelos resultados indesejáveis.
O SEO reverso pode exigir a geração massiva de conteúdos pesados para construir as ligações com alta qualificação. Um especialista em otimização terá as ferramentas e meios necessários para a elaboração do trabalho.
SEO reverso começa antes do estrago aparecer
O melhor momento para lançar uma campanha de SEO reverso é antes que os comentários negativos alcancem os primeiros resultados.
Esta projeção é resultado da popularização destas páginas baseadas no numero de links direcionados a elas, o que gradativamente aumenta quando a página ganha exposição.
Deter este crescimento logo no início reduz o esforço necessário para combatê-lo posteriormente. Impedindo sua exposição automaticamente detemos o crescimento natural de links. A página só irá classificar-se bem nos motores de busca se houver bastante links temáticos apontando em direção a ela. No entanto, uma vez que ocupa, ele vai ganhar a exposição. Isso agrava o problema.
A publicidade negativa em mecanismos de busca pode se espalhar rapidamente na imprensa e entre pessoas que a replicarão em seus próprios blogs, sites, fóruns e contas de mídia social.
Isso cria uma crescente carteira de links apontando para o conteúdo prejudicial, fortalecendo a posição nos resultados de pesquisa e tornando mais difícil a remoção.
Uma forma de proteger a reputação online
Este processo desempenha um papel fundamental no programa de gestão de reputação online. É fácil para clientes insatisfeitos, empregados ressentidos e concorrentes maliciosos atacarem uma marca ou produto. E quando isso acontece, muitas vezes é sob a capa do anonimato.
Denúncias ou queixas anônimas são praticamente impossíveis de se tratar, tendo em vista que seu caráter anônimo impede a solução ou discussão do problema. Por isso resta-nos somente a como opção de defesa eliminá-las o máximo possível dos resultados de pesquisas. [Webinsider]
…………………………
Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..
Acompanhe o Webinsider no Twitter.
Fabiano de Mattos
Fabiano de Mattos (fabiano.mattos@hi-midia.com) é coordenador de SEO e web analytics na Hi-Midia.
23 respostas
Olá Fabiano
Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pela iniciativa de escrever e compartilhar o conteúdo conosco.
Sou SEO do site Reclame Aqui e meu trabalho esta diretamente ligado ao seu POST. rs.
PS. Continue escrevendo e compartilhando e não se deixe abater por comentários de “profissionais” talvez não tão profissionais assim.
um abraço
Gabriel NOvaes
@onovaes
Essa turma do SEO já ta inventando demais. SEO não é para especialistas, é para qualquer zé mané que entende um pouco de comunicação online. Que ter SEO:
Pegue seu conteúdo e coloque no wordpress. Pronto! Problema de tecnologia resolvido.
Escreva um conteúdo bacana que tenha haver com o site. Relevância resolvido.
Busque uma rede parceiros para inserir seu link. Importância resolvido.
Agora monitore e espere que breve você está no topo. Pronto. ROI resolvido.
O que mais fazer? O google é o google desde que nasceu!!!
Primeiramente , já conhecia a prática mas não com este nome bonito rsrs. Vc trouxe mais informações para o meu dia-a-dia e Publicar no websinder onde muitos outros BRASILEIROS visitam não é fácil. Enfim Parabéns.
Referente aos comentários, o texto é uma tradução, ok. Só faltou citar a fonte, “kibagem” é realmente uma má publicidade para o seu nome e de fácil contorno , não é ?
Um abraço!
Independente da questão do plagio ou não da materia, uma coisa muito interessante que pode ser tomada neste artigo é o uso da estrategia de SEO para tirar comentários negativos nas páginas de resultado: Até que ponto isso é ético ou uma prática para apagar uma má reputação do site ou do produto? Na minha opinião, os buscadores primam por uma certa “democracia” para definir o posicionamento, certo?
Então não há nada mais democrático do que o contraditório, a apresentação de opiniões negativas ou não sobre os produtos e serviços oferecidos. Uma outra possibilidade é o site/marca deve se posicionar oficialmente em relação a estes comentários ou criticas e provar por A+B de que está trabalhando para solucionar o problema.
e outra coisa que não concordo muito com o texto é: como uma empresa vai identificar problemas que podem ocorrem no futuro?.. e ainda mais a palavra-chave utilizada? isso só com o monitoramento das redes sociais e a rápida tomada de ação
Olá Fabiano,
Independente de toda polêmica gerada com a publicação, acredito ser bastante pertinente, talvez muitos não tenham tido acesso a artigos estrangeiros ou semelhantes.
Também independente da novidade ou não das técnicas e dos problemas, é evidente que ele se acentua com um número crescente de usuários das Internet e das redes sociais, já que todos sabem os números atuais de brasileiros conectados e participantes ativos na economia, e com muito poder de “fogo” em suas críticas a produtos, empresas, marcas, serviços … blá blá blá.
Achei bastante válida sua publicação, principalmente por este momento em que vivemos.
Parabéns
É… realmente o link http://www.sitepronews.com/archives/2010/apr/30.html traz uma matéria em inglês estruturada EXATAMENTE da mesma forma que esta, e foi escrita pouco mais de 10 dias antes… para mim, não é copia do tipo “ctrl + C / ctrl + V” mas é, sim, utilizada exatamente a mesma idéia e estrutura com alguma mudança para não ser cópia… deveria ter no mínimo um “baseado no artigo X” para não deixar feio como ficou.
Fora isso, acho positiva a materia e um tema ótimo para quem está iniciando, já que além de tudo é algo que já se fala (e fica até meio óbvio quando se trabalha na área, como dizer que 1+1 = 2 ou 2-1 = 1) há muito tempo.
O compartilhamento de informações na web é uma das coisas mais ricas e deve ser incentivado sempre. Se realmente foi traduzido e publicado acho bom tb como fonte para todos que querem saber mais sobre um bom assunto. Concordo que a fonte/ autor deva ser creditado nesses casos, é claro.
Mas é muito mais falta de Ética colocar em duvida a capacidade do autor apenas por isto e / ou partir para ofensas imaturas. Basta uma crítica construtiva ou sugestão, como a do Santiago – que tem muita propriedade no assunto. A intenção aqui e de qualquer outra fonte de informação é agregar conhecimento e ajudar mútua dos profissionais ou estudantes do assunto.
Abs,
Ah, então agora copiar matéria dos outros, mesmo que não seja integralmente, e não citar a fonte ou referência, é bonito né ?
Se isso é certo, já não sei mais o que é errado.. se é assim q alguém que preza por SEO gera conteúdo diferenciado para seu usuário, tá na hora de rever os conceitos. Kibar os outros agora é bonito..
Caros Renato e Pablo:
Vocês não estão sendo sinceros quanto a se referir como TRADUÇÃO a postagem de Fabiano e citarem o link (http://bit.ly/b4H6s7)e cito a fonte, já que vocês próprios não o fizeram, Rostin Ventures (c) 2010. Ambos tratam do mesmo assunto, exatamente como tantos outros artigos e postagens que ao longo do tempo vem surgindo para benefício de todos aqueles que estudam e praticam a matéria. No caso presente, o de Fabiano é muito mais abrangente e como todos podem ver abaixo, a tradução LITERAL do link citado NÃO CORRESPONDE ao texto ESCRITO por Fabiano e nem abrange todas as colocações feitas pelo mesmo.
Por favor, releiam a matéria em tradução verbatim do link citado:
“O SEO Reverso se enquadra continuamente dentro do contexto de seu prograna de gerenciamento de reputação online (ORM). É a solução mais rápida e eficaz para se lidar com a imprensa negativa que tem vindo a tona em motores de pesquisa sobre você ou sua companhia. Ao impulsionar listagens negativas na primeira página do Google, Yahoo e Bing, o SEO Reverso lhe defende dos comentários prejudiciais de outros.
A publicidade negativa online tem se tornado um dos desafios mais frustrantes para as companhias . Ela é tipicamente anonima. Os nomes frequentemente são independentes de correntes de arigos de um fórum, postagens em blogs e até mesmo websites inteiros. Então é difícil rastrear e localizar a fonte de queixa. De mais a mais, a crescente popularidade de plaformas de redes sociais tem tornado mais fácil do que nunca para todo mundo com uma pequena reclamação dar peso ao seu ressentimento. Se você ou sua companhia tem sido alvo de uma má imprensa online, já pode ser tempo de lançar uma campanha de SEO Reverso.”
Há ainda a questão que SEO é uma matéria recente no Brasil e que as principais, se não todas, fontes pioneiras de referência são estrangeiras, exatamente como acontece na maioria das áreas de informática, marketing etc. Assim, aprender com os gringos não só é um passo lógico quanto também demonstra sensatez e busca da maior eficiência.
O SEO precisa se desenvolver e ser partilhado neste nosso vasto país que também é tão carente de seu emprego e prática. E ao falar em prática devemos ressaltar a postura ética e comunitária exatamente dos “gringos”, que tornaram e tornam o SEO um instrumento cada vez mais útil e forte exatamente porque investiram e investem na paticipação comunitária e ética de seus fóruns atuando sempre com a maior civilidde entre todos aqueles que se dedicam a pratica-lo.
É muito triste verificarmos que se use de subterfúgios para denegrir e diminuir a participação de outros neste compartilhamento de informação, que deveria e deve ser o objetivo máximo de um site da importância do WEBINSIDER. Citar que tal assunto já foi abordado anteriormente e incluir os links respectivos é não só honorável e sumamente útil para aqueles que buscam a informação. Mas faze-lo de forma a desmerecer o empenho de se reavivar um assunto que mais do que nunca é ponto de crucial importância para tantas e inúmeras pessoas e empresas é um deserviço à atividade SEO e um desestímulo a que se traga a baila tantos pontos que já foram amplamente objeto de artigos e que continuam, vivos e vívidos em todos os fóruns.
Estimo que os senhores se deem ao trabalho de rever e questionar seus posicionamentos, para que se prossiga com a atitude ética e comunitária que tem feito com que o SEO cresça e se aperfeiçoe também em nosso país.
Um assunto importante e tão pouco difundido em nosso país merecia um pouco mais de respeito.
Não vejo plagio, mas assim o levante de um assunto para debate. O mesmo assunto já foi debatido em outros idiomas, que pena que não aqui ainda.
Uma área como o SEO precisa ainda de muita colaboração da sociedade, mas ainda assim vem gente jogar um balde de agua fria sem nem ao menos acrescentar ou colaborar em nada para o assunto. O que esses críticos de plantão tem feito para contribuir na área? Apenas tentar falar mal seria solução pra alguma coisa?
Espero que esse artigo seja reproduzido por toda a comunidade. Difusão de conhecimento não subtrai, apenas multiplica.
Olá Fabiano,
Parabêns pela iniciativa, algumas coisas poderiam ser revisadas.
Não leve muito a sério algumas criticas que recebeu de supostos especialistas da área, mal sabem a diferença entre um link com nofollow ou follow, fica a dica.
Abraço
Traduziu uma matéria integralmente e não lembra de onde foi ? Tá muito mal contada essa história..
Ninguém tá reclamando do compartilhamento de informações, apenas reclamando que não tem nada de sua “ótica de entendimento” ai, já que seu texto é a tradução exata da matéria apontada, sem tirar nem por nada de novo ou ótica diferente.
Se é para fazer isso, é de bom tom citar que é uma reprodução e apontar o site original, prestigiando assim quem realmente escreveu a matéria. A questão é essa, e não se o blog A ou B é ruim, ou questões pessoais e trocas de acusações.
Como já disse acima a matéria, como a grande maioria das matérias neste tema, é baseada em informações, matérias que circulam pela internet. Em momento algum disse que descobri algo novo, apenas repassei informações que recebi sob a minha ótica de entendimento. Se não citei as fontes envolvidas é porque não tinha a origem delas. Quem de vcs sabe qula foi o primeiro a falar sobre pesquisa de palavras-chave? Assunto muito discutido e batido por ai, inclusive no blog de nosso amigo Pablo, não me lembro dele ter citado “pai” da idéia, mesmo pq conhecimento não tem dono quando já é difundido. Pertence a todos e é para ser compartilhado, foi assim que passamos a conhecer tanto sobre SEO.
Sem as matérias importadas dos “gringos”, quando comecei a estudar o assunto, não teríamos no que nos basear para expressar opiniões e entendimentos. Não é arte e sim técnica portanto a criação, no sentido total da palavra, não nos cabe; mas sim o entendimento.
Meu único intuito foi partilhar com mais pessoas informações que obtemos pela web e que estão disponíveis nos mais variados idiomas mas que em resumo possuem o mesmo conteúdo, não importando o numero de vezes que são reescritas. Realmente não descobri nada novo, assim como as matéris disponíveis no site do Pablo não abordam nenhuma novidade mas nem por isso perdem seu valor pois sempre nos trazem novos pontos de vista de pessoas que estão experimentando o mercado.
Gosto mais da web quando trocamos conhecimento, e não ofensas e acusações. Com as últimas não aprendemos nada! Eu aprendo com vcs… E com os gringos também… Vcs não??
Pedir pra gente da família vir defender a matéria é golpe baixo, por favor..
Olá Fabiano,
Realmente o assunto abordado é de extrema relevância ao mercado brasileiro, já que este esta em constante busca de conhecimentos e esclarecimentos na área SEO.
Pude notar que sites estrangeiros abordam com maior intensidade o assunto, o que ocorre com menor freqüência no Brasil.
Precisamos mesmo unir informações e esforços para que o mercado garanta seu crescimento e desenvolvimento continuamente.
A matéria é muito boa, traz uma abordagem clara e concisa sobre um assunto tão especulado nas mídias. A internet nos deu a grandiosa vantagem de podermos trocar informações e dividi-las com todos.
Acredito que nunca é tarde demais para uma empresa buscar soluções perante publicidades negativas. Essa pratica traz a própria empresa maior credibilidade no mercado. E é esse o tipo de empresa que o consumidor está em constante busca. Rápida, eficaz e que solucione seus problemas.
Temos que agradecer aos profissionais da área ( como você ), que estão dispostos a discutir e trazer a tona suas idéias e soluções.
Debates construtivos são sempre bem vindos ao mercado, isso só nos faz crescer e aprimorar melhor nossos conhecimentos.
Mudar algumas palavras e falar que não foi copiada é muito fácil.. esta matéria é exatamente igual a que está postada aqui http://bit.ly/b4H6s7, e contra fatos não há argumentos…
Interpretar uma matéria e escrever a sua versão é legal, principalmente quando se dá o crédito ao autor original da mesma, mas simplesmente traduzir e não admitir que o fez é realmente um ato repugnante.
Olá, Fabiano
Muito bom o artigo, você fez o que alguns grandes blogs de SEO do Brasil não fazer, falar sobre SEO reverso, se você buscar no Google Brasil você só vai encontrar o seu.
Infelizmente no Brasil é um mercado que ninguém conhece, não desanime com os comentários de deboche acima, continue o bom trabalho. ;), quem não consegui chegar a um post no Webinsider irá sempre criticar..pode ter certeza..
Abraços.
Olá Vera,
Fico feliz que vc tenha gostado (alguns se incomodaram).
Sim, existem cases de grandes lojas varejistas do mercado que tiveram problemas semelhantes com sites como reclameaqui.com.br e conseguiram contornar com está técnica. Porém o melhor caminho para se lidar com esse tipo de problema é responder prontamente as críticas e reclamações de clientes nas mesmas páginas onde elas aparecem. Assim junto ao resultado negativo a empresa pode demonstrar sua preocupação com o cliente e seu compromisso social com as espectativas de seus usuários e seguidores revertendo essa má impressão antes que ela se espalhe. Estou fazendo isso agora 🙂
Olá Fabiano,
Bom este artigo. Contornar a publicidade negativa nas primeiras posições de mecanismo de busca, eu acredito que já é tarde demais.
Existe algum case com resultado positivo?
Abs!!
Caro Pablo,
Sinto muito se vc achou desagradavel a matéria, mas não se trata de plágio, todos os conceitos relacionados a SEO são de domínio de todos na área, não podem ser inventados de uma hora pra outra ou não fariam o mínimo sentido, não é coisa que se cria e sim que se aprende.
Não foi copiada, caso vc traduza verá que a abordagem é bem diferente, todas as matérias publicadas são baseadas em discussões de grupos ou informações lançadas na web por outros profissionais do mercado que com essa troca de informações geram mais idéias. Aprendo com todos vcs.
Sim o conceito é antigo mas não no Brasil. Caso vc procure mais referências para o que penso sobre SEO tenho algumas matérias postadas em meu blog – fabianodemattos.wordpress.com – e também no blog da Hi-Midia. Espero que alguma delas possa contribuir.
Da mesma forma ficarei satisfeito em ouvir suas opiniões sobre o assunto e procurarei aprender mais com elas.
Obrigado
Fabiano de Mattos
Medíocre e de baixo nível a sua atitude! Traduzir um artigo gringo e postar aqui como se ele fosse seu é muita ingenuidade…
“Reverse SEO fits seamlessly within the context of your online reputation management (ORM) program…” (http://bit.ly/ch91Z4). Qualquer link desses levarão as pessoas à versão em inglês (também plagiada por vários blogs de lá). Além do mais, ESSE CONCEITO É VELHO!
Aprenda SEO e faça um artigo de verdade. Daí um dia voltamos a conversar de igual para igual. Por enquanto você é apenas…hummm…fraco demais pra um mercado que clama por credibilidade! 🙂
Ah, tem esta matéria da revista Exame sobre o assunto também, de 2008
http://www.poucas-e-boas.com/2008_07_13_archive.html
Nada pessoal, mas tá na hora de parar de inventar termos novos e tratar coisas já bem conhecidas como se fosse uma novidade.
Aqui uma apresentação de 2007 sobre o tema
http://www.slideshare.net/toprank/seo-public-relations-tactics-and-measurement-tools
Aqui um post meu de 2005
http://www.poucas-e-boas.com/2005_08_14_archive.html
E aqui o site da SEO PR, que faz isso desde 2003
http://www.seo-pr.com
Mas nada disso adianta se vc não tiver um bom produto ou serviço. Isso é muito mais simples e efetivo contra publicidade negativa.
Chega de buzz words, vai!