Ter metas quantificáveis é um bom motivador para o exercício de nossas habilidades. Passamos a ter objetivos, além de desejos.
Números são racionais. Palavras e gestos, emocionais. Foi assim que aprendemos. Pelo menos é assim que boa parte de nós se relaciona com estes universos.
Quando colocamos números em nossas vidas, passamos a ter não apenas desejos, mas objetivos. Ter metas quantificáveis é um bom motivador para a descoberta e exercício de nossas habilidades interpessoais, seja em equipe, seja lidando com nossos clientes.
O poder de um número gritando na mente é muito forte. Equipes inteligentes de vendas que o digam.
Sua motivação começa na mobilização de seus conhecimentos, habilidades e atitudes na busca de um número, que é a meta.
Quando conquistado ou, não raro, superado, ele retorna na forma de dois componentes motivacionais eficientes: o reconhecimento e a recompensa.
Atingir esse nirvana requer certo esforço da direção da empresa em criar ambientes favoráveis, tanto físicos quanto emocionais, para os colaboradores. A venda deve ser considerada algo muito mais rico do que o simples fechamento do pedido.
A esfera de confiança, baseada nas experiências positivas de quem compra, forma esse ativo “invisível” da empresa, ajudando-a a fortalecer-se com seus clientes que, por sua vez, ajudam-na a abrir outras tantas portas.
É a mágica do bom atendimento transformando-se em relacionamento e fidelização. São os números gerando emoção e atitudes, na sua melhor forma.
Mas há outros universos: quando tiramos nosso primeiro dez ou nosso primeiro zero, certamente eles vieram acompanhados de uma emoção. A atitude que adotamos a partir daí ajudou a compor parte da sua história.
Houve quem se superasse e quem se acomodasse frente ao dez. Houve quem se superasse e quem se derrotasse após um zero. Independente da história, os números estavam lá, fortalecendo crenças e modelos mentais de garra, arrojo, empreendedorismo e visão criativa.
Quem ainda não se convenceu de que os números possuem um alto componente emocional, imagine-se ganhando na Megasena. Para tanto, é preciso criar probabilidades reais, jogando ao menos um cartão por semana. A melhoria pessoal corre na mesma ordem, porém o prêmio é certo.
Se em 100 dias tivermos como meta melhorar 1% ao dia, pelo acumulado atingimos a meta até mesmo antes do prazo. Faça a conta e comprove. [Webinsider]
Eduardo Zugaib
Eduardo Zugaib (falecom at eduardozugaib.com.br) é profissional de comunicação, escritor e palestrante motivacional. Sócio-diretor da Z/Training - Treinamento e Desenvolvimento.
5 respostas
barbaro adorei a reportagem tenho muita curiosidade para saber mais sobre os numeros pessoais.
Muito bacana.
Adorei este texto com contexto!!!
Abraços,
Daniela
Oi Eduardo! Adorei essa matéria. O mais interessante é a aplicação dessa relação numeros e objetivos: vale para tudo se avaliarmos a questão. Uma coisa leva a outra e a matemática se adequa perfeitamente ao desenvolvimento de nossas habilidades. Principalmente quando usamos os numeros para nossa propria evolução. Como você mesmo disse, tudo depende das nossas atitudes perante um sucesso ou uma derrota!
Um abraço
Paula
FE NO ME NAL!!!!!
Um dos melhores artigos sobre marketing e vendas que lí!
Art Willians falava que: “No final do jogo o que importa é o que está no placar!”
Assim acredito que temos que buscar formas superiores de atitudes mentais para agir e reagir diante dos cenários que construimos ou que se apresentam em nossa vida.
Em se tratando de dar significados emocionais aos números para a conquista de resultados, conheci um dos segredos para este feito, que é colocar a sabedoria da natureza para trabalhar a nosso favor. Esta tecnologia está na forma de curso, detalhes em http://www.cidadedocerebro.com.br/curso_de_emotologia.asp .
Eu atuo com gestão estratégica de campanhas de marketing onde torna-se imperioso que os números tenham significados de negócios para as correções ou reforços de curso e por fim a gestão é efetiva quando entendemos os significados emocionais dos erros e dos acertos, dos fracassos e das vitórias e aprendemos a colocar estas energias para trabalhar a nosso favor no ciclo seguinte.
MUITO AGRADECIDO!!
Pedro Mizcci Majeau
WEB Marketer
Especialista em Prospecção de Clientes e Captação de Alunos.
Legal. Mas e nas escolas dos Estados Unidos, onde as notas são classificadas como A, A+, B, C, etc.? Essa característica dos números (que eu gosto e concordo) se aplica a eles também?
Abraços.
@alexbigaiski
@fireheadhq2w