O conceito de Aprendizagem com Mobilidade surge com o mercado cada vez mais ligado no desenvolvimento e aplicação de Tecnologias da Informação Móveis e Sem Fio (ou TIMS) e a forte presença junto ao público de computadores de mão, laptops e celulares com acesso à internet.
Também chamada de mobile learning ou m-learning, a aprendizagem com mobilidade refere-se a processos de aprendizagem que ocorrem, necessariamente, apoiados pelo uso de TIMS e que têm como característica fundamental a mobilidade de pessoas, que podem estar física e geograficamente distantes.
Por que dispositivos móveis para a aprendizagem?
Hoje os dispositivos móveis são úteis para a educação, administração, organização e material didático e também como ferramentas de apoio à aprendizagem.
Alguns benefícios que podemos destacar do m-learning:
- Os alunos podem interagir uns com os outros;
- Conforto: facilidade de acomodação para o aprendiz e para o tutor em qualquer ambiente, deixando de lado pesos como papéis, apostilas e notebooks;
- Segundo estudos, a utilização de canetas ou touchs otimiza as leituras;
- O compartilhamento quase instantâneo através de redes sem fio (Bluetooth) ou até PDA, de trabalhos entre os envolvidos – estudantes, profissionais e tutores – através de envio de e-mail ou edição de conteúdos (cortar, copiar e colar texto).
- Estes dispositivos trazem interatividade para estudantes menos interessados em estudar, pois os conteúdos podem ser vistos em consoles de games com Playstation ou mesmo Nintendo DS (e podem até ser formato de games);
- Possibilidade de consultas de informações e relatórios diversos de forma online ou offline.
O desafio de produzir um m-learning
A falta de padrão nos diferentes aparelhos e as mudanças constantes podem ser um problema quando criamos o conteúdo. Alguns desenvolvedores já estão investindo em ferramentas para adaptação, como a J2ME – Java 2 Micro Edition, plataforma criada para atender as necessidades da computação móvel, pertencente a empresa Sun Microsystens.
Esta ferramenta permite a criação de aplicativos que rodem em telefones celulares, smartphones, iPods e PDAs – que não têm a mesma capacidade de processamento de um computador, daí a necessidade de produzir em versão reduzida.
A vantagem é a quantidade de recursos disponíveis e a facilidade de programação ao estruturar os elementos conforme a necessidade. Para quem já conhece programação, destacamos o FlashLite, com suporte a conexões via sockets, manipulação de arquivos em XML, suporte a AS2.0 e Unicode. Além de trazer recursos multimídia, armazenamento de dados, aqueles que já criavam interfaces em Flash podem migrar seus conhecimentos para ambientes móveis.
O ponto negativo é que poucos celulares possuem suporte a conteúdos Flash.
Vantagens da mobilidade
A vantagem mais trivial da mobilidade é, logicamente, a possibilidade de acessar dados em qualquer lugar e a qualquer momento. Mas as vantagens não param por ai. Com sistemas móveis bem planejados, é possível:
- Reduzir custos de comunicação, pois você não precisará ligar para outras pessoas para saber informações que seu dispositivo ou sistema já possui;
- Reduzir custos de entrada ou processamento de dados, já que, em vez de escrever em papel (que teria que ser redigitado), você escreverá num formato digital, que pode ser transmitido para outros dispositivos ou sistemas;
- Otimizar o tempo, já que você terá um sistema ao seu lado capaz de dar informações precisas de forma imediata e enviar e receber informações remotamente, dispensando deslocamento;
- Aumentar o faturamento, porque com uma maior gama de informações disponíveis, nos momentos de negociação você será mais eficiente e terá melhores resultados.
É difícil enumerar todas as vantagens da utilização de sistemas móveis no dia-a-dia de uma pessoa ou empresa. Cada tipo de solução oferece conjuntos diferentes de vantagens. A lista demonstra algumas vantagens “gerais”, que dão uma boa noção do que se ganha com a mobilidade.
O m-learning é eficaz porque os dispositivos móveis são fáceis de usar. As pessoas geralmente não querem complicação quando se trata de participar de promoções, concursos ou acompanhar livros e artigos.
O aprendizado virtual é uma tendência do mercado que não substitui ao aprendizado tradicional, mas serve como um complemento ao conhecimento. [Webinsider]
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Tatiane Zalpa
<strong>Tatiane Zalpa</strong> (taty_zalpa@yahoo.com.br) é designer e publicitária, especialista em soluções e-learning, multimídias e New-Learn. Mantém o site <strong><a href="http://www.tatyzalpa.com" rel="externo">Tatyzalpa.com</a></strong>.
Uma resposta
Tatiane,
Parabéns pelo artigo. Realmente a mobilidade tem vantagens demais para não ser explorada. Mas um (outro) dos grandes desafios é transferir a linguagem tradicional para essas mídias. Já vi excelentes projetos tecnológicos com falta de alguém capaz de “traduzir” e “adaptar” o conteúdo de um meio para outro. Muitas vezes se tenta simplesmente colocar o conteúdo já existente no ensino à distância, o que é no mínimo insuficiente.
abraço
Erika