Carta aberta à TV aberta: solução para o delay

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Na época da Copa do Mundo, fica evidente uma grave falha do sistema digital: seu delay em relação ao analógico.

O problema é simples de explicar, o atacante entra na área e você escuta seu vizinho gritar gol. Se não fosse frustrante, seria hilário, pois o melhor sistema — digital, alta definição — é justamente o que entrega a pior experiência.

Parece bobo, mas é extremamente relevante. Experiência de uso tem muita importância no sucesso de produtos e serviços. Não preciso defender isso. Wii, iPhone, Nespresso e outros tantos exemplos de sucesso (e vários outros, de fracasso) recentes seriam ótimos exemplos disso.

E podem argumentar que a TV reina absoluta, mas se pensarmos no futuro, acredito que a televisão aberta ainda precisa melhorar muito.

Mas voltando ao problema. Segundo todos os especialistas e técnicos consultados sobre o assunto em entrevistas e discussões recentes, a solução é impossível.

O conteúdo digital precisa ser comprimido, transmitido e descomprimido. Este processo demora alguns segundos. E alguns segundos a mais no caso do conteúdo gerado em alta definição.

A minha sugestão? Atrasem o conteúdo analógico. Quando todos tem delay, ninguém tem. E o sincronismo nem precisa ser exato.

Faria alguma diferença receber o conteúdo “ao vivo” com mais 15 segundos de atraso? Não, até porque, alguns milhões de pessoas que assistem TV por assinatura ou via satélite já com delay. E em 10 anos, nossa televisão será 100% digital e o delay entre transmitido e “ao vivo” continuará existindo. O problema não é o delay da vida real com o que assistimos em casa, o problema é o delay da nossa TV com a do vizinho.

Interações como entrevistas ao vivo continuariam usando um retorno a parte, como funciona hoje, para não dar microfonia. E na virada do ano, bastaria adiantar em alguns segundos o relógio do apresentador que faz a contagem regressiva. [Webinsider]

Texto publicado originalmente no Coxa Creme.

Ricardo Cavallini é profissional de comunicação interativa, autor do livro O marketing depois de amanhã.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

25 respostas

  1. Se o meu time vencer totdos os jogos o Galvão pode narrar todos, se o problema é o locutor/narrador então abaixe o volume da TV e ligue o rádio em uma estação que esteja transmitingo o jogo. Meu interesse é ver o jogo, narração não tem importancia, narração não modifica o resultado do jogo.

  2. Achei lamentável a solução!
    Atrasar o conteúdo analógico??
    A busca tem que ser por melhorias … então deve-se melhorar o conteúdo digital!
    Eu também fui pego de surpresa nessa copa quando os vizinhos gritavam antes, porém eu percebi que se há algum desconforto nisso … assistamos jogos no conteúdo aberto e aproveitemos o conteúdo digital naquilo que ele tem de melhor a oferecer !!

    A tecnologia digital não foi pensada para jogos de copa ao vivo e sim para oferecer uma apresentação diferente da tradicional.

  3. Poxa fiquei contente e triste. Contente e descobrir que não estou sozinho e não era privilégio meu ver os vizinhos gritarem antes. Triste por saber que a solução é quase impossível. Trabalho em TI e sabemos que tudo tem um jeito…vai depender do prazo e custo.
    De qualquer forma obrigado vc me poupou um momento de estresse com minha operadora de TV a cabo. Já ia deixar a atendente louca.
    Sucesso

  4. Nicolau, jogo de futebol pode ser uma bobagem, mas é uma bobagem extramente importante para a tv. Tambem podemos discutir se TV é outra bobagem, mas para o negocio TV, a experiencia é estragada sendo exibida desta forma.

    Sempre vai ter um radinho ligado? Sim. Mas o problema nao é o vizinho. Vizinho é apenas a maneira mais simples de descrever o problema. O problema é o bairro inteiro gritando gol.

    Edson, justamente por isso, nao adianta se fechar numa sala e ligar o volume no maximo. E voce tocou em um ponto importante. Deveriamos nos preocupar com a popularizacao da transmissao digital. E este tema se torna ainda mais importante quando falamos deste assunto.

  5. Parabéns pela abordagem do tema. Realmente esse é um problema muito grave e precisa ser corrigido o quanto antes. Sempre que passa o Timão na TV aberta tenho que desligar a SKY e plugar a velha anteninha na LCD para não ser supreendido pelo meu….vizinho!

  6. Na terra de Joselitos, não me espanta sugerir essa aberração. Também não me espanta uma bobagem como um jogo de futebol virar assunto de segurança nacional. Graças ao bom jesus só acontece a cada quatro anos. No mais, o que é tempo-real? O ao vivo já deixou de ser ao vivo faz tempo. Além disso, mesmo sincronizando todos os tipos de sinal de tv, o que é improvável, sempre vai restar o coitado do porteiro, que por mesquinharia do síndico, tem que ouvir o jogo no rádio. Esse sim vai gritar sempre antes.

  7. Acho uma grande bobagem sincronizar o sinal analógico com o digital. Acho mais fácil se fechar numa sala para não ouvir o vizinho e sua tevê analógica. A gente deveria se preocupar mais com a popularização da transmissão digital, ao invés de ficar discutindo coisas irrelevantes.

  8. Imagine algumas centenas de pessoas com um MP3 player, com a mesma música, e que estão combinando de dar o play ao mesmo tempo… Existem muitas variáveis que não se pode controlar.
    Além disso acho mais democrático assistir de headphone.

  9. Roberto, ou melhor, Juca Pyrama, quando quiser postar algo como anonimo, nao basta usar um email de mentira e outro nome.
    Interessante perceber que sua ignorancia nao se restringe a falta de conhecimento sobre tv digital.

  10. Concordo! O que custa tornar um geek menos frustado? Imagina o investimento que o pobre humanóide já fez: antes já pagava assinatura por um riquíssimo conteúdo diferenciado (é digital, mas não muda o formato de 4:3 para 16:9, ouch!) aí veio a tecnologia bater a sua porta, progressive scan, plasma, lcd, led, oled, 3d, holograma, enfim, pornô realístico e o cara morrer com o quatro-paus na mão é duro.
    Quem dera ser eu, trouxa o bastante, para entrar na hype, pagar caro por algo pífio e ter a pachorra de jogar a bomba para o outro lado muro.

  11. Concordo plenamente, quem tem sinal digital tem que ver ao mesmo tempo ou antes, se não qual a razão de ver no digital uma disputa de penaltis, afinal o digital que tem que ser popularizado.

  12. Osmar, o carinha que tem uma TV velha e pequena tb pode estar sendo impactado pelo delay. Alguem que compre uma tv com sistema digital ja embutido idem, nao precisa ser uma TV cara.

    O sinal digital impacta as pessoas que ja migraram para o sistema digital, e uma parte dos que fizeram isso nao foi para ter a ultima tecnologia ou pq tem grana sobrando, mas pq o sinal analogico nao tem qualidade ou cobertura na area que eles estao hoje.

  13. Quem tem TV digital e a Cabo vai ter de esperar até que o número de pessoas com acesso a tecnologia aumente para acabar com esse inconveniente, pois se não houver um ótimo motivo ($$) para aumentar o delay da TV aberta isso nunca vai acontecer.
    É o preço para não ter que ouvir a narração do Galvão!

  14. Boa tarde.
    Use o mesmo conceito de transmissão usado em jogos real-time online, ou seja, diminui a latência de transmissão. No caso dos aparelhos digitais, separe um processador para lidar apenas com a decodificação dos sinais (usando instruções especificas multimedia do processador, impactando no algoritmo), e outro processador para ter o software que cuida de todo o resto, direcionando cada processador para um fim especifico, acelerando o rendimento tentando tornar “invisível” o uso de codificação.

    PS: O sinal da globo HD para as afiliadas também é codificado, no entanto, bem mais rápido do que o da tv por assinatura.

  15. Juca pyrama, sua ignorancia mostra como a TV digital esta andando devagar no Brasil.

    Sinal digital é para os ricos e para os pobres.

    O delay acontece na transmissao de tv por assinatura (que tb deixou de ser apenas para os ricos) e tb na transmissao de tv aberta digital.

  16. Acho muito mais prático que quem tem dinheiro para comprar uma HDTV de 600 polegadas seja solidário e distribua uma mais modesta, de 32 polegadas, por exemplo, entre todos os vizinhos. Assim todos ficarão felizes e ninguém gritará na frente e nenhum apresentador de TV terá que atrasar o relógio para contar o ano novo.

    Ou pensem pelo lado positivo, a copa já acabou e ninguém mais vai ficar gritando enquanto assiste TV. Fiquem sossegados que ninguém vai gritar o final da novela pela janela estragando sua surpresa sobre quem casou com quem e como a vilã morreu.

  17. que piada!!! atrasar o conteudo analógico? querem previlegiar os ricos de tal maneira, só faltam agora querer reduzir a velocidade dos fuscas porque os bmw nao podem ser ultrapassados….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *