A vida digital é um livro aberto e você está nele

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Se você deseja privacidade não inicie aventuras pelas infovias. Do contrário, tenha alguns cuidados para manter sua imagem intacta.

Não podemos duvidar da capacidade dos mecanismos de busca atuais. Você é um dos 2 bilhões de internautas do mundo inteiro e está conectado, de alguma forma, a esse pessoal todo aí.

No mundo, 175 milhões de usuários acessam diariamente o Facebook. Talvez, você seja um dos 3,7 milhões de brasileiros que acessam o Twitter ou um dos 24 milhões do Orkut. Acredite, você tem amigos por lá. E outros não tão amigos assim, que poderão julgá-lo pelas informações que você coloca no seu perfil.

Além dos “juízes”, as empresas estão “vasculhando” a vida digital de candidatos antes de contratá-los. Por isso, tome alguns cuidados:

Boas maneiras. Evite xingar, utilizar palavras obscenas ou grosseiras nas redes sociais, onde as mensagens ficam abertas a todos.

Limpe o histórico de conversas. Se você utiliza ferramentas de conversa online, na forma escrita (GTalk, MSN, Skype, etc), sempre apague o seu histórico de conversas. O histórico pode cair nos mecanismos de busca, dependendo da configuração da sua ferramenta.

Cuidado com suas fotos. Antes de publicar uma foto no seu álbum, sempre se pergunte “eu gostaria que qualquer pessoa me visse assim?”. Evite fotos de sunga, biquini ou roupas íntimas.

Não assassine o Português. Não pense que erros ortográficos passam desapercebidos. Comentários brilhantes em sites ou blogs perdem a credibilidade se a escrita estiver errada.

Revise sempre. Antes de publicar ou escrever qualquer informação nas redes sociais, revise! [Webinsider]

…………………………

Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..

Acompanhe o Webinsider no Twitter.

Avatar de Michele Vilarinho Patrici

Michele Vilarinho Patrici (@MiVilarinho) é jornalista, gestora de conteúdo e coordenou projetos de Internet nas áreas de seguros e previdência, música, vigilância sanitária, agricultura e pecuária.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

7 respostas

  1. Adorei,trabalho o dia inteiro no computador,detesto quando tenho que fazer alguma coisa que é necessário
    o número dos meus documentos. Só faço isso si realmente confiar.Detesto orkut,twiter e sei lá mais o quê. No máximo email.

    Adorei!

    Bjs!

    Mary

  2. Muito bom o post, alias se pesquisares o meu nome na web encontrarás os meus cometários aqui .

    “Abraço chefe, espero que goste das minhas postagens por aí !

    Se você esta rindo, então pesquise o seu próprio nome na web e veja o que acontecesse.”

  3. É isso ai Mi! Além do mais, não pense que seu chefe não vê o que você posta nas suas redes sociais… Hoje em dia, tudo que você posta gera influência, é realmente um livro aberto… a vida é uma só e se mistura com online e offline! 😉

  4. Não sabia que os históricos de conversas eram detectados nos sites de busca. Como saber se a minha ferramenta permite que sejam encontrados?

  5. Michele, bom dia!
    Hoje quando fui fisgado pelo título do seu artigo. Eu sou um apaixonado pelo mundo digital e escrevo muito em várias plataformas sociais. Tenho consciência que hoje em dia é necessário prestar muito atenção naquilo que se escreve, pois o mundo está lendo.
    Parabéns pelas dicas.
    Abs,
    Alexandre Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *