Por menor que seja um empreendimento, é fundamental que se analise o máximo possível de opções – tanto para aproveitar ventos favoráveis como se proteger de tempestades ao longo do caminho.
Deve-se lembrar sempre que as opções não apenas pintam – a gente as cria também!
Em nosso último ensaio, mostramos a aplicação da Teoria das Opções Reais à vida pessoal. Agora, vamos voltar aos negócios – back to business!
Um estudo de caso
Vamos supor um ex-assalariado que acaba de sair do emprego, depois de muitos anos de serviço. Ele embolsa uma gorda verba indenizatória. Tem uma ideia: iniciar um empreendimento, um negócio próprio. Quer ter um pouco (terá muita!) de adrenalina em sua vida!
Ele faz uma auto-análise, revê suas habilidades e competências e pensa em alguns possíveis negócios que lhe atraiam.
Sai à procura de uma das agências do Sebrae, se informa sobre o que está rolando em termos de negócios, questões tributárias, trabalhistas e assim por diante.
Voltando para casa, de posse de todas essas informações, medita e pensa na ideia de montar uma padaria. Começa a se informar sobre como é o funcionamento de uma padaria – do ponto de vista do empresário, já que do ponto de vista de cliente ele já sabe!
Nesse momento, nosso herói está como mostrado na figura seguinte.
Conversa aqui, conversa dali, procura, com a patroa (sua mulher), um local que seja perto de sua casa, que não tenha padaria e tenha um mercado potencial em volta.
Por meio de amigos, consegue marcar uma entrevista com um empresário do ramo, de sucesso (claro!) e que já está no metier há muito tempo. Para essa entrevista, nosso candidato a empresário leva uma série de anotações previamente feitas – assim, a entrevista será mais produtiva e demandará menos tempo do entrevistado (afinal, ele tem um negócio a cuidar! Risos).
Assim como Deus não fez o mundo em um dia nem de uma vez só, nosso candidato a empresário sabe que seu empreendimento não funcionará assim, de uma hora para outra – ele sabe que terá de ir, como se diz por aí, por partes!
E como sonhar não custa nada, ele pode até sonhar com uma rede de padarias.
Mas, até chegar lá, muitos passos e decisões terão de ser dados – haverá muitas opções no caminho: tanto opções que ele mesmo poderá antever, como outras aparecerão com o desenrolar dos acontecimentos na conjuntura econômica, no setor e até mesmo no seu plano pessoal.
Na figura abaixo, já podemos ver várias opções iniciais em seu negócio, desde uma estrutura a mais enxuta possível (produção terceirizada dos pães, poucos estandes de produtos) até a configuração mais completa da padaria (produção própria de pães, salgadinhos, doces, balcão para lanches rápidos e até uma televisão de cachorro – assadeira de frangos).
No caso da produção terceirizada dos pães (compra de pães fresquinhos de outra padaria), podemos ter uma situação de ganha-ganha: nosso empresário não precisa investir no forno de início, no pessoal para produção nem capital de giro para os insumos. E o fornecedor (outra padaria) aumenta seu faturamento pela venda adicional de pães. (Aqui é importante perceber que esse fornecedor não pode estar situado muito longe, de forma que inviabilize a entrega, nem tão perto a ponto de ser concorrente de nosso empresário.)
Claro que – após um certo período – dando certo as coisas, nosso empresário avaliará a opção de fazer o investimento no forno, para produção própria. Mas aí o fará com mais segurança, já que terá adquirido experiência na gestão de seu empreendimento.
Depois de “n” anos, ao alcançar o sucesso (figura a seguir), nosso empresário pode voar mais alto, expandindo o negócio (por exemplo, iniciando uma rede de padarias) ou até mesmo vender o empreendimento, embolsando uma gorda verba (de novo! Risos) – podendo, inclusive, partir para um outro negócio.
Note que, em cada ponto de decisão, nosso empresário terá de fazer uma estimativa da rentabilidade (envolvendo valor presente líquido, por exemplo). Esses cálculos nunca serão exatos, pois envolvem estimativas futuras – mas são fundamentais para o processo de decisão.
O papel fundamental da assessoria
O Sebrae é fantástico no apoio ao empreendedor, na fase inicial em que o empreendedor está meio “perdido”.
Mas, à medida que o empresário vai definindo melhor suas intenções (especialmente no momento crítico de decisões envolvendo investimentos) é importante a contratação de assessoria de gente que possa contribuir para decisões melhores.
Essa assessoria funciona como uma “segunda cabeça pensante”, proporcionado uma visão menos “apaixonada” do negócio – quem tem o espírito empreendedor tem um pouco de “jeitão sonhador”.
Isso é ótimo (jeitão sonhador), mas é importante ter um contrapeso, alguém com os pés no chão – principalmente no momento crítico de decisões envolvendo investimentos: há investimentos que são irreversíveis (sunk investiments).
Mas, por favor, pense nesse consultor/assessor – dedicado e focado – como a oportunidade de aumentar as chances de seu negócio dar certo: assim, pense como um investimento e, claro, aloque uma quantia para sua – do assessor – remuneração!
O empresário (e as pessoas, em geral) reluta em investir em ativos intangíveis (assessoria, software, treinamento), mas não reluta em investir em ativos tangíveis (mobília, computadores).
É aquela velha estória do empresário que tinha uma máquina cara com defeito: contratou um assessor que, após estudar o problema, trocou um único parafuso e mandou a conta de 1.000 reais.
O empresário, espantado com o preço do serviço versus sua aparente simplicidade, pediu – e obteve – uma nota fiscal descritiva do serviço: parafuso: 1 real; descobrir onde e qual parafuso com defeito: 999 reais!
O que não é razoável é o empresário querer a ajuda de um profissional de graça, sem pagar: afinal, o profissional vai dedicar tempo e esforço em prol do negócio do empresário.
Esse tipo de assessoria pode envolver vários aspectos: funcionar como uma espécie de brainstorm, fazer a análise econômica do projeto (inclusive com uma análise de sensibilidade – situações what to do if..), fazer uma análise do mercado e assim por diante.
Conclusão
Um negócio próprio é a oportunidade do ser humano alcançar um nível de realização pessoal muito grande. Exige uma dedicação integral, 24 horas por dia. E, como envolve um investimento grande, é importante que todo o processo de tomada de decisão seja muito bem pensado.
Há muitas opções ao longo do caminho – na realidade, elas são infinitas. Cabe ao empreendedor investir muito tempo de análise e, nesse processo, a ajuda de uma assessoria externa pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de seu sonho!
Finalizando, um ditado e uma sugestão de leitura:
O ditado: “Nunca desista de seu sonho, se não consegue em uma padaria, procure em outra!”.
A leitura: O seu melhor trabalho é o que ainda vai ser feito, por
Eduardo Zugaib.
Até a próxima!
PS: Um ótimo texto sobre a Teoria das Opções Reais é “Opções Reais – Um novo paradigma para reinventar a avaliação de investimentos”, de Tom Copeland e Wladimir Antikarov, Ed. Campus, RJ, 2001.
[Webinsider]
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Pedro Paulo Bramont
Pedro Paulo Bramont (pp@mktpeople.net) é doutor em avaliação de projetos pela UFSC (1996) e tem um livro publicado pela Editora FURB sobre o mesmo tema. Atualmente gerencia projetos especiais. Nascido no Rio, reside em Floripa há bastante tempo e traz as duas cidades no coração. Mantém o site MKT People.
19 respostas
Oi, Isabella Di Biase!
Obrigado pelas palavras gentis!
Você é incrível,com simplicidade,bom humor e sabedoria! Parabéns.
Oi, Ana Lucia Rowe!
Uma ida ao SEBRAE será proveitosa,eles têm muita informação e, assim, vc pode agregar conhecimento.
Agora, qto a “Precisamos rapidamente criar a marca, logo, site, etc”, penso que vc terá de contratar uma assessoria específica.
E o “rapidamente” pode encarecer um pouco – risos.
Como mencionei no artigo, é um investimento sim, mas pode valer muito a pena.
Boa sorte!
Eu e uma amiga estamos criando empresa para confecção de roupas femininas e masculinas. Precisamos rapidamente criar a marca, logo, site, etc… Mas não tenho idéia de por onde começar. O Sebrae ajuda nisto também?
Obrigada,
Oi, vania silva desouza e luiza helena lessa de vasconcelos!
O caminho é procurar uma agência do SEBRAE para um 1° atendimento.
Uma visitinha ao portal do SEBRAE tbém poderá ser útil.
Boa sorte pra vcs!
Montei uma loja de decoração em Vargem Grande,
estou com dificuldades em manter o negocio mas
tenho tudo legalizado.
Preciso de uma assossoria com o sebrae.
Como devo fazer?
Temos um terreno em Rio das Ostras de esquina,com casa a qual frequentamos.Já sou aposentada,meu marido já pediu a aposentadoria,e devido ao crescimento da cidade que acompanhamos ao longo de 17 anos,achamos que será um bom negócio.Já fizemos até orçamento em um distribuidor ,vimos um fabricante de andaimes,ele quem nos deu a quantidade para iniciar dentro do nosso orçamento.Agora vim pedir ajuda,e orientação,pois estou precisando de um suporte,desde já muito grata.
Oi, Antonio Rufino!
Não entendi sua pergunta – pf pergunte de novo!
gostaria de saber se posso ter uma empresa no plano do sebrai,
Oi, “achando”!
Obrigado pelos comentários e, em especial, pelo “3. desejo bons negocios.”
Oi,Reginaldo VLopes!
As informações iniciais de que vc precisa vc pode obter no SEBRAE, sem custo pra vc.
Oi, Lucia Tinoco!
À medida que o tempo passa e seu negócio tem sucesso, vc terá de fazer a legalização.
Isso envolve custos, sim e uma certa burocracia, mas é inevitável.
Mas também tem a vantagem de vc poder obter crédito!
O SEBRAE terá o maior prazer em lhe dar todas as informações.
Uma dica: fique atenta em especial à CLT para evitar transtornos futuros.
gostaria muito de algumas informções tenho um pequeno bazar onde vendo brinquedos papelaria chinelos etc.. com a competitividade está dificil sobreviver, gostaria de saber se eu legalizar meu pequeno negócio vou poder comprar direto do fabricante e qual a despeza total mensalque terei com a legalização, é vantagem eu legalizar ? obrigada
Como fazer para conseguir uma assessoria do sebrae?
O mais simples é ir até um posto do Sebrae e conversar.
Você pode também se informar pelo 0800 570 0800 ou pelo site http://www.sebrae.com.br/momento/o-que-o-sebrae-pode-fazer-por-mim
Me envie informações para montar uma empresa
distribuidora.
gostaria de saber se o Sebrae cobra assessoria.
Olá Dalva, o Sebrae não cobra por serviços de consultoria.
quem calcula demais vai em lugar nenhum.
1. recomendo de fazer somente o que sabe fazer e não procure fazer o que outros acham que ser um bon negocios.
2. depois dedicar se ao que mais gosta e vera inumeras possibilidades ao sua volta, basta de pensar positivo e começar a trabalhar e pensar.
3. desejo bons negocios.