Sound branding: a lembrança onipresente pelo som

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Muitos filmes também são lembrados pela sua trilha sonora e por sons peculiares, como aquele assovio de cowboy do E. Moricone em “The Good, the Bad and the Ugly”, as guitarras retrô de James Bond, os metais animados de Indiana Jones e tantos outros exemplos.

O cinema tem utilizado o som com grande êxito nas produções. Que poder é esse que parece acionar quase fisicamente certas experiências? Música aciona memórias, emoções, frases, cheiros que parecem quase presentes.

Há décadas, a Globo tem o inconfundível plim plim pra avisar a volta da programação, o que lhe agregou um valor definitivo para a marca. Ao escutar o plim plim, além de lembrarmos da televisão, imediatamente lembramos daquela logomarca.

Nos últimos anos, as marcas começaram a utilizar toques sonoros para assinar comerciais. A Intel com seu “purururu”, que a tornou reconhecida através da consistente utilização da sua logo sonora.

Temos o som da Nokia, da Motorola, da Apple, da Microsoft e tantas outras. Grandes empresas já entenderam a importância do som na disseminação de marcas.

Sound Branding cria a linguagem sonora, na intenção de acompanhar a marca por toda a sua vida. Pretende posicioná-la e perpetuá-la nos ouvidos da audiência e desponta como uma nova e potente ferramenta de disseminação da marca.

Como fazer?

Primeiro, se estuda o branding da marca, sua história, onde ela está e aonde ela pretende chegar. É feito um diagnóstico da comunicação sonora da marca e da concorrência.

Depois, um workshop para definirmos a personalidade da marca como se ela fosse uma pessoa e “voilá”. Estamos prontos para criar as diretrizes sonoras da marca. Diretrizes que irão nortear toda a criação sonora: sua música, seu plim plim, seus ruídos, seu repertório e a voz da marca.

Assim, temos uma linguagem sonora definida que ira ser aplicada para filmes, spots, telefonia, eventos, enfim, onde a marca estiver. [Webinsider]
_________
Nota do editor
Dias 04 e 05 de novembro, na Alemanha, ocorre o 2o Congresso de Sound Branding do mundo, com mais de setenta empresas interessadas e atuantes no assunto. Uma delas é a Zanna Sound, considerada única na América Latina neste setor. Eles vão apresentar o case da Unimed-Rio, o mais votado do congresso.

…………
Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..

Acompanhe o Webinsider no Twitter.

Zanna Lopes (zanna@zanna.net) é diretora de criação da Zanna Sound.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

7 respostas

  1. Oi Glaicon!

    Que legal! Esses depoimentos são raros ainda!
    Mas fico feliz que voce já faça parte do hall das pessoas que ja entenderam que a comunicação multisensorial é o unico caminho pra gente se diferenciar da concorrência insana que vivemos hoje.

    Se quiser entrar em maiores detalhes fica a vontade, sera um prazer trocar com voce e saber mais: zanna@zanna.net

    Aqui esta outro artigo que acabei de publicar muito interessante também e nos traz alguns números na area do som dos alimentos:

    http://www.nosdacomunicacao.com/panorama_interna.asp?panorama=346&tipo=G

    beijão
    Z

  2. Olá Zanna,

    Seu texto sobre sound branding é fantástico, trabalho em uma grande empresa financeira que também tem um toque todo especial, onde escutamos já sabemos quem está anunciando.

    Acho muito importante os profissionais de marketing se preocupar com os 5 sentidos no approuch das marcas.

    Tão importante com o visual de uma propaganda, deve ser muito bem explorado a audição tão bem escrita por você como o olfato que também deveria ser melhor explorado pelas gigantes marcas que tem no aroma um de seus grandes argumentos comerciais.

    Muito sucesso para você.
    abs
    Glaicon

  3. Oi David!

    Que legal!
    As “multimidias” que hoje ainda parecem, aos olhos do mercado, meios alternativo de comunicação, serão A solução do futuro! Se mantenha firme no seu proposito inovador, pois voce irá colher os resultados em breve! AMEM rsrsrs

    Fico feliz que tenha curtido meu trabalho! Acabo de voltar da Alemanha onde fui palestrar sobre Sound Branding no Brasil e mostrar o Case de Sound Branidng que fizemos pra UNIMED-Rio. Somos os unicios em Sound Branding na America Latina que se tem conhecimento. Mas esse mercado vai aumentar, crescer e dar muitos frutos e resultados pras marcas e pro mundo. Veja: http://ccsp.com.br/ultimas/noticia.php?id=48953

    Sem duvida o Sound Branidng é uma super ferramenta para a intenret. Alias eu comecei fazendo musica e logos sonoras pra sites… O legal é que a internet tem muitos canais pras marcas e todos podem com o tempo ficar sonorizaveis. Dessa forma a gente pode criar uma ideintidade sonora nesses canais.

    aproveita e ve esse video que é um piloto de um programa de TV que vamos colocar no ar ainda este no no canal futura, onde falo sobre o impacto do som no mundo: http://www.youtube.com/watch?v=xpYScpIpU_o

    Fique a vontade pra me contactar:
    face book : zanna lopes
    twitter: @zannasound
    email : zanna@zanna.net

    beijão
    Z

  4. Parabéns Zanna!

    Sou analista de marketing dos Diários Associados, trabalho diretamente com projetos multimídia e principalmente projetos web.
    Meu primeiro contato com teu trabalho foi por meio de um programa da Rádio UOl, muito legal! me motivou a buscar conhecimento nesta área!

    Queria saber o que você pensa sobre o sound branding na web? Será que temos espaço?

    Abs! Tamo junto no Twitter!
    Deyvid Leão (DvD)

  5. Oi Edu!
    Fico feliz que estamos tão perto! As redes, o mundo online nos possibilitou essa troca maravilhosa! Fique ligado pois vem muitas noticias novas da Alemanha!

  6. Parabéns à Zanna.
    Conheci a Zanna Sound Branding através do ‘face’.
    Naveguei por sua página, seguí no twitter e aprendi algo novo neste processo todo.
    O mais curioso é que a máquina da qual estou teclando está muda, sem som rs rs.
    Abs, Edu Buys

  7. Oi Vicente! Ficou ótimo! Obrigada pelo carinho com o assunto!

    Gente esse é um dos futuros que apontam a comunicação.
    Mas muito mais do que isso, se as marcas começarem de fato a usarem o som com mais consiência, teremos um mundo diferente.

    Voce ja saiu de uma loja por causa da musica insuportavel?
    Voce já se pegou querendo ficar mais num lugar por estar tocando uma musica linda ?

    A música nos impacta o tempo todo sem que a gente perceba!

    Se escutem e comecem a ficar mais seletivos sobre o que escutam. Essa é uma grande ferramenta de saude!

    um beijo
    Zanna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *