Quando falamos em missão, visão e valores, é natural que venha à mente apenas o compromisso feito por algumas empresas. Muitas delas ainda não admitem a necessidade de declarar, registrar e pactuar tais fatores, que definem o farol que vai orientar o grupo.
Nessa declaração, estabelecem-se os parâmetros daquilo que a empresa é, daquilo que pretende ser e daquilo que carregará na sua bagagem durante essa busca.
E quando falamos de pessoas? Será que a definição destes parâmetros para nossa vida pessoal faria alguma diferença? Quando não temos objetivos claros, o alicerce sobre o qual tomamos as nossas decisões é um tanto quanto frágil. Mais frágil ainda fica a nossa relação com o tempo que precisamos empenhar nessa busca, assim como os recursos que sejam necessários.
A vida não pode ser encarada como barco com velas travadas, movimentando–se apenas na direção do vento, sem rumo. É preciso assumir os remos em boa parte dela. E quando podemos contar com a velocidade de um motor – sejam eles mais e melhores recursos intelectuais e financeiros – é fundamental não descuidar do leme: os nossos valores.
Quando não temos claro em nossas vidas os conceitos de missão, visão e valores, passamos a decidir de forma circunstancial, refletindo apenas a pressão dos problemas que estão na ordem do dia. Podemos até resolvê-los em grande parte, porém como a nossa fonte de valores está sempre à míngua, a dispersão de energia e o desgaste são reais e muito maiores. Ao final do dia, do mês ou do ano, nos sentimos como cães cansados de tentar morder a própria cauda.
Estar em movimento não significa estar chegando a algum lugar. Você pode passar uma vida inteira em movimento. Se ele não tiver uma direção definida (sua visão), se você não souber sequer avaliar a contribuição que pode dar de si ao mundo (sua missão) e muito menos carregar algum instrumento de localização e de iluminação que lhe dê evidências de estar no rumo certo (seus valores), sua vida pode se tornar um tanto quanto cansativa. Pra não dizer uma vida sem muito sentido.
Pessoas com missão, visão e valores declarados, de forma clara, para si mesmos e para o mundo, sempre foram aquelas que chegaram mais longe. [Webinsider]
…………………………
Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..
Acompanhe o Webinsider no Twitter.
Eduardo Zugaib
Eduardo Zugaib (falecom at eduardozugaib.com.br) é profissional de comunicação, escritor e palestrante motivacional. Sócio-diretor da Z/Training - Treinamento e Desenvolvimento.
2 respostas
Os Planajmentos Eestratégicos consideram que uma ves estabelecida a Missão, Visão… Valores o aspecto pessoas está definido. todos vão seguir o que é escrito.
Não deve ser esquecido que tudo isso necessitas das PESSOAS para ser feito, controlado e gerido.
Quando for entendido que a prática necessita de que as pessoas fazem a teoria funcionar a Missão, Visão, Valores e principalmente os objetivos vão se alcançados.
http://www.jair.strack.nom.br
Adorei o artigo.
Coerente e simples.
Reflete a dificuldade entre o que se passa ao funcionário nas empresas e o que se espera dele.
O melhor mesmo é seguir de acordo com uma conduta ética e ter seus valores sempre afinados com sua atitude no controle das atividades, sem medo de errar e sempre procurando inovar.
Abraços.
Fátima Barros