No segundo Congresso de Áudio Branding em Hamburgo na Alemanha, especialistas discutem o destino do som dos carros no futuro.
Não é novidade pra ninguém que a poluição sonora decorrente da circulação de veículos é a maior fatia da emissão de ruídos do planeta.
Carros, caminhões, motos, tratores, ônibus, aviões, trens, todos eles funcionando simultaneamente nos grandes centros provocam uma massa sonora acima do limite saudável à audição humana.
Como resolver esse problema? Como os carros no futuro irão soar? Onde esta o limite entre silencio e a necessidade do ruído? Os carros elétricos são silenciosos e podem se apresentar como solução.
Esse foi o assunto da apresentação de Sara Lenzi, diretora criativa da Lorelei, e do Dr. Jorge Seco, engenheiro chefe da FIAMMA, uma das maiores em desenvolvimento de baterias e buzinas para carros no mundo.
Sara Lenzi, italiana e especialista em instalações sonoras, começa sua apresentação falando sobre a problemática do som e a necessidade de silêncio na convivência urbana. O ideal seria um mundo silencioso, mas como um cego, dessa forma, poderia escutar a presença de um automóvel? E o pedestre desavisado?
Muito mais do que os sinais visuais de trânsito, o barulho desagradável dos motores e buzinas dos carros hoje, serve de sinalizador para os pedestres e outros motoristas.
FIAMMA, antecipando o futuro, já começa a pesquisar sobre o som dos carros elétricos e convidou a Loralei para essa importante tarefa, a de desenvolver o som dos carros elétricos que irão servir a milhões de usuários no futuro.
A primeira grande pré ocupação de Sara ao iniciar esse projeto foi o respeito com a sociedade e com o impacto do som nas pessoas. Uma questão importante levantada é o som na vizinhança. O ideal é fazer com que esse som seja direcionado somente para as pessoas que precisam realmente escutá-lo e não o quarteirão inteiro.
Diz: “Depois de estudos estamos perseguindo o caminho dos sons mais naturais que sejam bem recebidos pelo sistema auditivo humano”. Que tipo de som faz bem pro corpo? Tem muito o que se estudar e testar nesse campo, mas finalmente estamos chegando a um momento onde a saúde das pessoas é levada em consideração quando se trata de som.
O assunto despertou tanto a atenção da platéia que acabou sendo o tema da discussão final do congresso. Qual será o som dos carros em 2040? Foi a pergunta inicial da discussão.
Algumas das conclusões da discussão foi que: o som precisa comunicar sua presença, sua velocidade e aceleração do carro, é possível que cada marca tenha seu próprio som de forma que seja identificada.
Mas fica a certeza que será um grande desafio criar um som que as pessoas possam ouvir, que seja saudável e que sua constante repetição não canse.
Estaremos aguardando ansiosos os resultados dessas pesquisas e felizes com a possibilidade de se ter uma convivência urbana mais serena. [Webinsider]
…………………………
Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..
Acompanhe o Webinsider no Twitter.
3 respostas
Um dia a gente chega la Antonio! Beijo Z
O SOM DOS CARROS DO FUTURO PLANEJADO AGORA!!!
Por Zanna Lopes!!!
Parabéns pela matéria!, é sempre bom discutirmos temas atuais e, ainda mais acerca de projetos com data e hora para acontecer!!!
Não sabemos precisamente quando, mais sabemos ser inevitável. Quanto a questão do “Silêncio X Barulho” é muito relativo, vamos recordar a METÁFORA da PUGA!!!; coloca-se a puga em um recipiente transparente (um copo de cristal) e tampa-se a boca (falando-se no bom português) do COPO, ela começará a pular e conseqüentemente baterá no obstáculo e, com o tempo já estará pulando até a metade, a partir de então pode deixa-la livre e, ela não mais sairá do copo.
Lembrando que a capacidade do PULO DA PUGA é de 1.68 metros. Resumindo o Brasileiro está tão acostumado com BUZINAS e Descargas Barulhentas, que teriamos que fazer uma ampla campanha para reeduca-los!!!
eusoueridan@hotmail.com
Amigos! Esse assunto interessa toda a sociedade!
Obrigada Vicente pelo carinho com o assunto e vamos pra frente!
beijão
Z