No universo digital, fazendo uma analogia, podemos nos classificar como estrelas brilhantes que refletem luz para todos os olhares que se voltarem para o céu, ou como estrelas pequenas, de pouca luminosidade, apagadas, que têm seu espaço na imensidão porém não são vistas facilmente, ao simples olhar.
Alguns sabem que elas estão lá, outros nem sabem; alguns buscam através de lunetas ou ferramentas mais eficazes, em movimentos mais esforçados.
Transportando esse pensamento para o cenário real da internet, podemos identificar como nos apresentamos e se nossa presença é significante ou não.
Pois não basta estar presente, mas se fazer presente refletindo na direção do nosso alvo. Então aí iniciamos alguns questionamentos: o que é presença digital? É ter um site? Se eu tenho um site, tenho presença digital?
Podemos dizer que é possível ter presença digital sem ter um site, assim como podemos ter um mega site e ter uma presença digital bastante insignificante. O termo presença digital, explorado na web 2.0, se define pela forma de relacionamento, contato e apresentação corporativa das empresas ou marcas na internet, diante dos seus públicos consumidores.
Com a transformação cultural, os clientes e consumidores buscam mais informações a partir das percepções de outros consumidores e das experiências relacionadas às marcas. Com isso, para que uma marca tenha presença digital é necessário que ela esteja onde o seu público está, estreitando o relacionamento, o contato e entregando mais do que o esperado por estes públicos.
Nesse universo temos como aliadas as redes sociais, grandes canais para desenvolvimento de estratégias de presença digital. Para isso, é importante conhecer e entender como cada uma funciona, para quem se destinam, de que forma os usuários interagem através delas e como a marca pode ser trabalhada em cada uma.
Temos também as estratégias de posicionamento orgânico e links patrocinados, que podem ser trabalhadas através de conteúdos estratégicos para que sejamos encontrados e vistos através das “lunetas”, as ferramentas de busca.
Os links patrocinados (anúncios publicitários que conduzem ao canal do anunciante) são importantes nas estratégias de presença digital, pois são mais uma forma de atrair e chamar a atenção dos consumidores para o site da empresa, podendo converter a visita em venda ou simplesmente no conhecimento do produto ou serviço.
Esta estratégia pode ser usada dentro de um trabalho de SEO, que compreende a otimização de um site através do uso palavras chave em seus conteúdos, elevando o posicionamento orgânico em sites de busca e links patrocinados.
Na prática
Para visualizar esse processo, podemos exemplificar da seguinte forma: se os produtos que você comercializa são artigos esportivos, e você se posiciona estrategicamente, marcando presença junto aos nichos de públicos interessados, atletas e esportistas, você estará gerando presença de marca, lembrança e reconhecimento.
Além disso, se você oferecer mais do que produtos, oferecer também conteúdo relacionado às praticas esportivas, saúde e tudo mais, no momento que seus consumidores pegarem suas lunetas para encontrar as informações que buscam você será encontrado, brilhando mais que seus concorrentes.
Adequar as ações estratégicas à cultura do seu público alvo é o melhor negócio. Os resultados de uma boa consultoria em presença digital podem trazer presença positiva na web, alavancando confiança e, consequentemente, vendas.
Para isso, é importante saber que já não basta mais contratar um profissional de internet para o seu posicionamento e sim um profissional de negócios com foco em ações digitais. [Webinsider]
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Roberto Soares Costa
Roberto Soares Costa é empreendedor, especialista em marketing digital e gestão de projetos web. Sócio na agência digital Otimiza).
2 respostas
FE NO ME NAL!!!!
Roberto, sua percepção do uso estratégico da web merece aplausos!!
Nos dias de hoje, quando somos chamados a discutir projetos web com equipes de TI ou Agências, por vezes nos deparamos com propostas com foco no design, outras vezes nos recursos de programação, posicionamento orgânico e links patrocinados também, etc. No entanto, quando primeiro falamos de negócios e suas métricas ou como aumentar negócios com lucratividade usando a WEB; parece existir um abismo na relação entre geração de negócios VERSUS uso da web.
Ainda há pouco entendimento de que design, programação, links patrocinados, SEO, etc. devem SERVIR às estratégias de Negócios. Caso contrário, vinagre!
A partir dessa consideração, a análise recai sobre se a estratégia de negócios é vencedora, ou não, para colocar o poder das comunicações web somando forças.
Periodicamente somos procurados por empresas que desejam explorar as possibilidades de negócios com a web, alegando que a web é que será a salvação da empresa, no entanto, numa breve entrevista percebemos falhas elementares de gestão, falhas básicas de práticas comerciais, algumas vezes produtos sem “roupagem” comercial, etc. NÃO HÁ INTERNET QUE DÊ JEITO NISSO!
Profissional de Internet OU Profissional de Negócios é uma indagação excelente!
Muito Agradecido!!
Pedro Mizcci Majeau
Especialista em Prospecção de Clientes e Captação de Alunos
Sem dúvida, o digital precisa ser entendido como plataforma de negócios e não como mídia ou canal ou qualquer outro nome que se dê. Há todo um entendimento de negócios e marketing para uma saudável “presença digital e, obviamente, rentabilidade objetivada. Parabéns pelo ponto.