O Facebook bateu a casa dos 500 milhões de usuários recentemente e já chegou aos 600 milhões, segundo o Google/Doubleclick em sua lista dos 100 sites mais visitados do mundo. Veja a lista.
É sem dúvida um número assombroso, mas se você olhar a lista pelo número de visitantes, outros sites chegam bem perto, como o YouTube (500 MM) e o Yahoo (410 MM).
Portanto, é espantoso o número de visitantes do Facebook, mas não chega a ser um disparate… até que você olha o número de páginas vistas (pageviews).
Olhando por este ângulo, o Facebook engole todos os seus concorrentes de maneira impressionante. Ele tem, simplesmente, mais pageviews do que todos os demais sites da lista dos 100 mais visitados juntos. Eu fiz uma brincadeira com a lista e montei o gráfico abaixo. O azul é, claro, o Facebook. (Via Marcelo Albagli).
[Webinsider]
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Michel Lent Schwartzman
Michel Lent Schwartzman (michel@lent.com.br) é um empreendedor serial e especialista em marcas e negócios digitais, com sólida experiência em acompanhar carreiras e aconselhar empresas. Pioneiro na indústria digital, é formado em Desenho Industrial pela PUC-Rio e mestre pela New York University. Ao longo de quase 30 anos, fundou e dirigiu agências e atuou como CMO em grandes fintechs, além de prestar consultoria para diversas empresas globais
10 respostas
O que mais impressiona em tudo isso é que estes números representam algo mais profundo: as pessoas gostam de ser relevantes, estar no controle, ser ouvidas e assim por diante. E tudo isso elas conseguem através das redes sociais.
Aqui no Brasil temos um exemplo disso através do Orkut e no mundo é o Facebook que expressa melhor essa faceta natural das pessoas.
Vai demorar um pouco até que surja uma rede social com tal magnitude como o Facebook!
Rodolfo
http://twibits.com/?p=102
Evandro, vc não está falando besteira e sim a verdade!
Anderson, concordo com o Michel no fato de que nossa cultura não sustenta este tipo de iniciativa, e muito menos falando em digital.
Minha opinião é que se a própria estrutura organizacional essencial do governo não está digitalizada, como vão incentivar algo que nem sequer sabem que existe?
Quem me conhece sabe que não sou do tipo que sai culpando o governo. Mas neste caso SIM. E por que o governo? Porque aqui no Brasil não temos cultura suficiente para se desapegar dos poderes “superiores”. O mesmo ocorre com religião e nossos vícios comportamentais.
Não pesquisei nada sobre isso e posso estar até falando besteira, mas minha experiência profissional me mostrou que quem realmente investe em digital aqui no Brasil são as multinacionais. E as nacionais que entram na lista é porque estão se baseando em padrões estabelecidos lá fora.
Outro fator aqui é que nossa cultura não valoriza a mão de obra intelectual. No fim da história, quem será mais lembrado pela grande massa, por aquele grande filme, é o ator bonitinho e não o diretor ou o verdadeiro autor.
E digo isso sem entrar no aspecto da edução, que nem se compara com a de fora.
Desculpe o desabafo, mas somos sim treinados (e não educados) na base do empurra-empurra e da lei da vantagem, e por isso é que poucos, esforçados, se destacam.
Já percebeu que quem se destaca sempre é alvo dos olhares e comentários com pitadas de veneno? E se essa pessoa se afasta ou se defende disso é vista como grosseira, antisocial ou esnobe.
O Brasil é lindo, mas infelizmente vai ter sempre essa mentalidade de colônia marginal.
Eu não morei lá fora, como o Michel, mas quem eu conheço, e que viveu um pouco do outro lado, sempre se choca com a diferença do ponto de vista do brasileiro com o resto do mundo.
Concordo Michel, mas por exemplo:
China = população gigantesca + estrutura
India = idem China
Japão = estrutura + $ + educação fortíssima + empree
Europeus = estrutura + $ + educação fortíssima.
EUA = empreendedorismo + inglês + passar a perna e “emprestar” ideias alheias?? (Jobs, Gates, Zuck, etc.)
Olhando por essa lógica essas contas não batem.
Os americanos são bons e são muitos. É um país com uma população enorme e com uma média de educação alta. Mas as questões não passam só por aí. Há uma estrutura de investimento e um espírito de empreendedorismo mais forte. Por último, há o fator ‘inglês’. Fazer um projeto para a internet em inglês é abrir ele para o mundo inteiro. E isso podemos fazer daqui, sem todo o resto.
É impressionante o domínio americano! Os caras dominam água, céu, terra e agora o virtual!
Não sou anti-americano, mas os caras estão em todas e o restante só acompanha sentando.
Falta “massa cinzenta” para criarmos coisas tão boas (ou ruins) que possam ter a inclusão e aceitação de milhões?
Maaaaaaaaas… se analisarmos Pageview, o Orkut.com.br tem 85MM. 1MM a mais que o próprio YouTube.com, ficando em terceiro na lista 😉
Maaaaaaaaas… se analisarmos Pageview, o Orkut.com.br tem 85MM. 1MM a mais que o próprio YouTube.com, ficando em segundo na lista 😉
Putz! Realmente impressionante.
E não é estranho ver o Orkut 41º, já que depois do Facebook, só aqui no Brasil mesmo é que “pegou”.
O Facebook consegue engajar seus visitante/usuários. E isso faz toda diferença.