Nada mais gratificante para um prestador de serviços ou para uma empresa quando o cliente reconhece o trabalho bem feito e agradece pela qualidade, atenção e comprometimento. Certamente é um bom motivo para uma happy hour no final do expediente.
A sensação de “missão cumprida” é ótima para melhorar a autoestima e o ambiente profissional. Principalmente quando passamos por longos cronogramas e vencemos os inevitáveis problemas de percurso.
Entretanto, a entrega do projeto é apenas a etapa intermediária do relacionamento. E, infelizmente, muitos param por aqui. E o que separa os meninos dos homens vai muito além disso.
Entrega concluída, dinheiro no bolso… E?
Tantas vezes adquirimos algum produto ou serviço por causa de um vendedor simpático e com ótima argumentação.
Durante a negociação inicial, temos as melhores condições de pagamento, bônus, brindes; ou seja, atenção integral. Nossas ligações são atendidas com apenas dois toques do telefone! E os e-mails respondidos minutos após o envio.
Todos nos cumprimentam pelo nome e fazem questão de servir deliciosos cafezinhos. Naquele momento são nossos melhores amigos. Um ótimo perfil, correto?
Porém, após o negócio efetivado, se por acaso ocorrer qualquer insatisfação durante o pós venda, toda a “magia” acaba e restam as dores de cabeça.
Sistemas fora do ar, telefones ocupados, falta de estoque e por aí vai!
E isso ocorre em empresas grandes, pequenas, conhecidas ou não. E pode estar acontecendo com o seu negócio, nesse instante!
Voluntária ou involuntariamente.
E isso pouco importa, pois a mancha na sua reputação será a mesma!
Respeito ao cliente
Quando se busca padrões de qualidade profissional, é preciso considerar o acompanhamento após a entrega como uma etapa tão importante quanto as iniciais. É com esse compromisso que geramos novos negócios, fidelização e reconhecimento da marca.
Não basta ter o melhor preço e a entrega mais rápida. É preciso conhecer as opiniões após um tempo de uso e realizar todas as melhorias e evoluções necessárias com base nelas. E sempre oferecer pronto atendimento para sanar qualquer tipo de erro.
Essa postura não gera gastos extras, é um investimento.
Afinal, todos sabem que a indicação é a publicidade mais poderosa de todas. E sem custo algum!
Colocar o cliente em primeiro lugar deve ir muito além de vender, planejar, desenvolver e entregar com qualidade. É preciso oferecer todos os canais e ferramentas para que ele permaneça satisfeito após todas essas etapas.
Isso é respeito. Isso é credibilidade. Até mais. [Webinsider]
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Eduardo Kasse
Eduardo Massami Kasse (@edkasse) é escritor, palestrante e analista de conteúdo. Subeditor do Webinsider. Mais em onlineplanets.com.br e eduardokasse.com.br.
Uma resposta
Parabéns pelo artigo Eduardo! Estou ingressando no mercado de trabalho e seguirei suas dicas para que possa formar meu senso crítico profissional! Abraço!