O que sua loja virtual precisa ter para começar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Muitas vezes me perguntam o que realmente é o essencial e mínimo para iniciar vendas pela internet. Acredito que essa não seja uma resposta curta e simples, pois como em todo negócio muitas variantes devem ser levadas em considerações para a materialização de uma loja virtual de sucesso. Porém existem alguns itens realmente essenciais e principalmente indispensáveis para qualquer tipo de comércio virtual.

Ofereça métodos e ferramentas de segurança online. Se utilizar certificados de seguranças próprios, não armazene informações de cartões de créditos. Crie políticas de seguranças claras e objetivas.

Respeite os direitos dos consumidores. Apresente os dados da sua empresa de forma clara e objetiva, de preferência sempre ao final de uma primeira compra, mostrando assim para o consumidor a razão social, endereço(s), e principalmente telefone(s) de contato.

Seja simples. Cada clique a mais que um consumidor tiver que dar para conseguir finalizar uma compra será sempre mais uma barreira. Tente deixar a página de finalização de compra única, facilitando a visualização das informações e que o processo fique simples.

Crie uma boa política de devoluções. Esclareça como será possível caso o seu consumidor não goste do produto ou o receba com problemas. Desenvolva uma forma clara e fácil, o que trará muito mais confiança na hora de concretizar a compra.

Integre as informações do cliente. Se existir uma loja física, faça o possível para integrar estas informações. É importante que os pontos de programas de recompensas possam ser usados em sua loja física e vice-versa. Não faça distinção entre ambientes real e virtual.

Tenha outros canais de atendimento. Ofereça sempre de forma visível e permanente canais de comunicações para esclarecimentos de dúvidas, principalmente um número de telefone. Mostre que realmente sua empresa está disposta a atender em qualquer situação.

Sempre promova a loja no ambiente virtual. Utilize de boas práticas de SEO e reserve parte do investimento para publicidades diversas: links patrocinados, banners em fóruns direcionados e blogs cujo assunto seja derivativo de seus produtos, entre outros. Seja visto para ser conhecido.

Mantenha contato com o cliente após a efetivação da venda através de e-mails, sempre posicionando sobre a situação do pedido a cada etapa até a finalização da entrega e satisfação completa do cliente. E principalmente não se esqueça de utilizar meios de entrega que possibilitem o envio do código de tracking para acompanhamento.

Essas são as principais iniciativas que devem ser levadas em consideração em qualquer tipo de loja virtual. Com certeza para cada negócio existem ainda mais algumas que devem ser estudadas e analisadas. Seguindo essas dicas, o diferencial na loja virtual será bem maior do que muitos concorrentes virtuais. [Webinsider]

…………………………

Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..

Acompanhe o Webinsider no Twitter.

Avatar de Marcelo Goberto de Azevedo

Marcelo Goberto de Azevedo (@mgazevedo) é consultor do Mundo e-commerce, diretor de tecnologia na DragonSoft Tecnologia e no Meu Ecommerce, focado em consultoria de loja virtual. Leciona Gestão de TI com ênfase no Comércio Eletrônico.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

4 respostas

  1. Olá, adorei o site de vocês, não conhecia tão bem antes. Vocês não tem Twitter? Não quero receber a news, já tenho muita coisa no meu e-mail… acompanho e leio diariamente muitas notícias da área pelo Twitter somente. Obrigada.

  2. Pingback: Tweets that mention O que sua loja virtual precisa ter para começar -- Topsy.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *