Em um recipiente no formato do ano de 2010, coloque 23 milhões de consumidores e junte com uma melhoria na economia brasileira. Acrescente uma pitada de aumento na oferta de crédito, mais vinte quatro colheres de prestações alongadas. Misture tudo vigorosamente e vá acrescentando aos poucos taxas de juros pequenas.
Ao final leve tudo ao forno. O resultado final será um faturamento de R$ 15 bilhões com uma taxa de crescimento nominal de 35% em relação à receita anterior.
Todos já sabemos de cor a receita e principalmente os ingredientes que compõem esse bolo, porém a pergunta pertinente neste cenário é:
– Qual é o tamanho da sua fatia? E, melhor ainda, até quando seu negócio não irá partilhar desse bolo?
Para os próximos anos os números continuarão a crescer muito, pois ainda temos um longo caminho até que consigamos desenvolver o comercio eletrônico em nosso país.
Também já sabemos que a entrada no mundo digital hoje é bem simples e o valor de investimento para criação de uma loja virtual versus o valor que gerará de faturamento é muito baixo.
Abrir uma loja física envolve muito mais risco do que abrir um negócio virtual. E neste mundo virtual o público pode se ampliar bastante.
Aqueles que ainda não se aventuram nos negócios eletrônicos, devem fazê-lo o mais breve possível, para que seja possível estabelecer posição em um mercado ainda em fase de crescimento. Só existem cerca de 6 mil lojas virtuais atualmente. O novo lojista virtual ainda contará com espaço e tempo para realizar suas experiências e se adaptar a esse comércio diferenciado.
Hoje no mercado de tecnologia há centenas de empresas que oferecem soluções para o comércio eletrônico. Faça uma pesquisa, pergunte por referências aos outros comerciantes que já atuam na internet e feche um contrato para realizar a construção da sua loja virtual.
Tenha em mente que o mais importante do resultado final não é o produto e sim a consultoria que receberá ao longo do desenvolvimento do seu negócio. E comece o mais rápido a também desfrutar desse bolo, que promete ser maior nos próximos anos. Mesmo que sua fatia no início não seja significativa, ela irá crescer proporcionalmente as taxas de crescimento do comércio eletrônico. Está esperando o quê? [Webinsider]
…………………………
Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..
Acompanhe o Webinsider no Twitter.
Marcelo Goberto de Azevedo
Marcelo Goberto de Azevedo (@mgazevedo) é consultor do Mundo e-commerce, diretor de tecnologia na DragonSoft Tecnologia e no Meu Ecommerce, focado em consultoria de loja virtual. Leciona Gestão de TI com ênfase no Comércio Eletrônico.
2 respostas
Fontes:
eBit
Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico
GfK
TG.net
Associação Brasileira de Lojistas de Shopping
Gostaria de saber qual a fonte dos dados desta matéria, acho que 6 mil lojas virtuais é um número muito pequeno!