Facebook, Twitter e o quase esquecido Orkut geram milhões e milhões de acessos e são a bola da vez, o que não é nenhuma novidade.
Agora pergunto a vocês que trabalham ligados ao marketing em um âmbito geral: para que servem as redes sociais?
Sabemos que as redes sociais em sua grande maioria são frequentadas pelo público jovem, justamente o nosso público alvo. E por que até o presente momento não existe um modelo de publicidade realmente eficiente?
Depois de participar de alguns eventos e conversar com muitos profissionais, acho que devemos enxergar nesse momento as redes sociais como um canal de relacionamento e não como um canal de publicidade online.
Vejo as redes sociais como um canal para fortalecer as nossas marcas e manter um bom relacionamento com os nossos consumidores, aqueles que seguem nossos canais nas redes sociais de forma espontânea, com o principal intuito de mostrar aos demais seu interesse pela marca, ou de ficar atento sobre as novidades (dependendo do segmento promoções).
Repare quantos membros existem em comunidades como “Eu faço a faculdade X”, “Eu sou ex aluno da faculdade Y”, “Eu tenho carro Z”. Como será que eles foram parar nessas comunidades, você já parou para pensar? As redes sociais estão totalmente ligadas ao lado afetivo, à identificação que as pessoas sentem por determinadas marcas e nesse ponto a propaganda tradicional não influencia tanto.
É exatamente junto a esses consumidores que falam bem das nossas marcas que podemos colher os frutos de amanhã. As redes sociais não são uma enorme bolha de soluções publicitárias e sim de relacionamento, onde as pessoas nos procuram espontaneamente para obter informações sobre nossos produtos e serviços. E, quando não estão satisfeitos, é o primeiro lugar que procuram para manifestar suas insatisfações.
Alguns já batizaram esse tipos de quadro envolvendo marcas e consumidores na web como crise 2.0. Será que você está preparado para ela ou ainda está procurando alguma forma de fazer publicidade?
[Webinsider]
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Felipe Foitinho
Felipe Foitinho (@felipefoitinho) é diretor de arte, designer de interfaces e responsável pela área de internet, marketing digital e redes sociais no Centro Universitário São Camilo-SP.
20 respostas
errata:
Congratulations pelo texto Meu Caro Felipe.
abss,
Att,
Alessandro Morais
Congratulations pelo texto meu Caro Fábio.
Por outro lado, peço vênia para discordar em parte pelas razões que passo a expor:
Realmente as redes sociais como pelo próprio nome define são redes para ampliar, estreitar, aproximar as relações interpessoais, seja no âmbito pessoal,quanto no âmbito profissional. Assim, não podemos esquecer que dentro disso se englobam as relações de consumo como por exemplo: um post referindo um restaurante no qual fui jantar, a foto do carro que uso da marca “X”, claro que aqui simplesmente a visibilidade da marca séria postada de forma espontânea.Mas com certeza desperta o desejo ou até mesmo o apetite de alguns. Quem nunca viu uma foto postada de uma bela macarronada e/ou até mesmo uma pizza e não deu vontade de comê-la? É inerente do ser humano.
Por esse passo, nas chamadas Redes Sociais é perfeitamente aceitável o espaço para publicidade e/ou propaganda que envolvam os sentimentos das pessoas e de uma forma ou de outra faça que seu público alvo seja atraído para difundir e ampliar a visibilidade de sua “marca” ou “produto final”.
Logo, seria perfeitamente cabível a usabilidade de propagandas inseridas nas chamadas REDES SOCIAIS, pelo simples fato de fazer parte da rotina de toda a coletividade. Afinal todos somos cosumidores potenciais!Não somos!?
Forte Abraço,
Att,
Alessandro Morais
esse artigo também não me convenceu, é obvio que o foco de um um site de relacionamento é o relacionamento, a propaganda patrocinada no facebook por exemplo consegue atrair pessoas que “curtem” determinada marca, pessoa ou produto; e que não teria essa espontaniedade de procurar isso só para clicar no botão curtir. Através das midias sociais é muito facil encontrar o seu publico alvo a partir do comportamento dos usuários, a segmentação é o que há de mais precioso na internet e enviar uma mensagem pertinente a este publico é a melhor maneira de se relacionar. Isso é inteligencia de mercado!
Concordo com o Rodolfo Maciel, Aramis e Ana Élle! E falando em plano de marketing bem estruturado com relação a relacionamento, publicidade e inovação… Vale lembrar da campanha que a Nextel fez em conjunto com o Facebook e se não me engano com o Twitter também.
Eles montaram uma campanha onde usaram e abusaram do relacionamento entre os usuários fazendo com que os mesmos escolhessem alguns amigos de sua rede e os colocassem em um vídeo pré-montato pela marca (logo após concluir a apresentação, a pessoa que montou quando ia assistia o vídeo finalizado acontecia uma surpresa fantástica, e ao final de tudo o próprio divulgava para os amigos fazendo com o que eles também fizessem o seu)de forma divertida a Nextel fez a publicidade da marca e se relacionaou com todos.
Vale a pena dar uma olhada!
Concordo com a conversão, mas é preciso fazer publicidade diferente! Ser criativo é a questão para haver interação com os usuários!
Concordo que as redes sociais são para relacionamento e que o usuário quando presente neste espaço não está no momemto de compra, pesquisa e blábláblá. Mas quem nunca deu uma olhada nos banners que ali estão? E quantos não clicaram?
Gostaria que algum colega falasse de números, métricas, prá daí sim, dizer se redes sociais são ou não são lugar de publicidade. Afinal o que manda é conversão e não opinião, rsrrsr.
Parabéns pelo texto.
Abraço
Acho que o problema é ainda maior. As pessoas não querem publicidade/propaganda, elas querem conversar e, sendo assim, o desafio é a ainda maior.É preciso saber “falar” nas redes sociais. Afinal, marcas não falam, mas pessoas sim!
Opa, gostei do texto, mesmo porque gera muitas discussões, pois envolve alguns assuntos e conceitos que não são tão claros a todos, como é o caso da Publicidade e Propaganda.
Mas, independente do conceito, acredito muito que as midias sociais formam um mix comunicacional interessante para qualquer empresa. Pelo que vejo e executo há algum tempo, uma mídia social não tem tanta força sozinha. A influência que cada marca tem, o poder que cada empresa exerce nos seus seguidores ou amigos depende muito de outras ferramentas como é o album de fotos on line, tipo twitpic.
Vejo as Mídias Sociais como uma troca de informações importantissima nesse nosso mundo 2.0 e que cada vez mais gerar a informação e criar coisas interessantes se torna ferramentas eficazes para tornar sua empresa conhecida(tornar público; Publicidade),seu produto falado ou qualquer outra estratégia que tenha.
Creio que para se criar conceitos devamos usar tudo que temos em mõas e não depender de uma midia somente, abusemos do TWITTER, do FACEBOOK,do ORKUT mas não podemos deixar de lado o site que é importantíssimo, as ações boca-a-boca, jornais, TV entre outras ferramentas que nos ajudam a dar a visibilidade desejada e contribuem para criar os conceitos que temos em mente.
Valeu…
André Rossiter obrigado pela sua opinião. Cada um tem seu ponto de vista e respeito o seu (mesmo você não nos mostrando).
Talvez as 88 pessoas que retuitaram e 37 que curtiram até o momento estejam equivocadas também e não entendam para que realmente serve as redes sociais.
puxa
achei o texto infeliz já no seu titulo
a argumentação fraca e não me convenceu
não sei como a webinsider aprovou isso
Felipe, seu artigo é sensacional. Reflete exatamente minha percepção e crença. gostaria muito que abordasse algo relacionado à linguagem. Ok, não se trata de uma plataforma de publicidade. É um canal de relacionamento. Mas qual a linguagem ideal que as empresas deveriam adotar nesse ambiente? Formal/protocolar…mias informal/pessoal…enfim, isso é algo que me interessa muito! Obrigado pela sua atenção!
Tenho de concordar com o Mario. Alias, eu ate considero que as redes sociais são exclentes veículos de propaganda e mesmo de publicidade, em suma d promoção de visibilidade das marcas, e esse para mim é o ponto mais importante.
Especialmente na área do turismo, não há duvidas que existe retorno emmestar nas redes sociais, nem que seja pelo elevado trafego gerado por estas plataformas para os sensores / blogs das marcas. Quando sabemos o dinheiro investido em campanhas de PPC e outras em motores de busca como o Google, a verdade é que o retorno em termos de page ranking é positivamente influenciado pelas redes sociais.
Agora claro, se ainda por cima, somos capazes de dinamizar relacionamento online, melhor ainda ! Mas isso, ainda não vejo muita gente ou empresas a saber fazê-lo. É a próxima etapa evolutiva neste novo mundo do social media marketing.
Abraços a todos daqui de Portugal.
Parabéns pela matéria e tema abordado!
Acredito que muita coisa acaba fungindo a regra e esfarelando num mundo comunicativo desordenado de conteúdo focado “em sei lá o que”.
Somente agora em 2011 algumas marcas compreenderam o que é rede social, afinal é pra socializar, rs. Não adianta tentar vender como se fosse uma barraca de peixe, não que não goste de peixe. Mas não finciona e não funcionará nunca.
Agregar valor, conteúdo e um bom relacionamento se faz com estratégia, pesquisa, pesquisa e mais pesquisa.
Esse é o futuro de uma comunicação suave e inteligente! 🙂
propaganda ou publicidade, tanto faz – pode sim ser lançados em todos os ambientes, tantos em redes social como em outras formas e ambientes, basta de fazer lo de forma divertido, intelligente e sobre tudo bem escolhido – Afinal a publicidade move tudo ao nosso redor, percebendo ou não, sempre estamos cercados de uma ou outra forma de propaganda…
O que se discute muito é a eficaz da publicidade e ele poderia ser menos eficaz dentro das redes sociais, isso é um fato que jamais pode mudar, pois os interesse são outras, portanto colocar o foco nas redes sociais é errado – precisa entender melhor a internet e o potencial da publicidade e propaganda – quem não entende está jogando dinheiro fora.
Afinal vc está falando de propaganda ou de publicidade? São termos próximos mas cada um tem seu significado… Concordo com o Título, mas não com o termo publicidade usado no texto, as redes sociais são sim um excelente espaço pra difusão de idéias.
Seria muito bom que as agências e clientes praticassem isso!
É cada vez mais difícil criar um plano relevante e ao mesmo tempo inovador para um cliente, pois eles querem volume e exposição da marca a todo o custo, sem pensar no que realmente interessa ao usuário, o que ele procura e o que comenta. Incontáveis os perfis que usam as RS apenas para fazer promoção.
Concordo plenamente. Recentemente, formulei uma estratégia de relacionamento e monitoramento em redes sociais para um famoso restaurante carioca. Mostrei a eles o buzz que há na web em torno da marca deles 2004, quando o Orkut bombava no Brasil. Ainda que o objetivo da presença de uma empresa nesses sites não seja venda, há um impacto na percepção do consumidor em relação à marca. Pena que, neste caso que citei, a prioridade da empresa no momento seja outra, como disse um dos sócios.
Certamente o relacionamento está em primeiro lugar nas redes sociais, afinal de contas elas foram criadas para isso. As empresas realmente devem priorizar isso ao gerar conteúdo para as redes.
Mas é natural e aceitável que exista a propaganda nesses meios também. O consumidor não achará estranho se isso ocorrer, contudo, repito que o principal foco é de relacionamento… pode ser usado também para atendimento. Algumas empresas tem tido sucesso nisso como a Tecnisa por exemplo.
Quando há um plano de marketing bem estruturado a propaganda tem seu espaço nas redes sociais também!
Belo texto Felipe, sou seu fã e como sabe aprecio muito suas ideías e principalmente como trata esse “marketing’s sociais”. Abraços!