A otimização de sites (SEO) faz parte da estratégia de marketing digital. Escrever um conteúdo otimizado para SEO é essencial para estar bem posicionado nos mecanismos de busca. Um conteúdo único e exclusivo, atualizado e feito para o usuário gera divulgação espontânea e tráfego.
Para este fim, todo o conteúdo deve ser escrito baseado nas palavras-chave ou keywords mais relevantes para o assunto do texto, de acordo com a análise feita pelo profissional de SEO.
Basicamente, as técnicas são as seguintes:
- Utilizar as palavras-chave nos títulos, descrição, conteúdo e rodapé;
- Ao utilizá-las no conteúdo, fazer isso de maneira leve, tentando não deixar o texto repetitivo, dividindo-o em blocos, usando sinônimos.
- Construa links entre as páginas (crosslinks) utilizando palavras-chave;
- Os principais mecanismos de busca sempre lêem o conteúdo e dão muita importância ao primeiro e último parágrafos, então é importantíssimo que se utilize o máximo de keywords, porém em um texto curto e que dê uma idéia geral do que fala a página toda. E, no fim, também fechar com as palavras-chave para mostrar que o texto todo falou daquele assunto.
Mas atenção, não é só usar as keywords e pronto; o texto inteiro tem que ser relevante. Uma vez eu vi um exemplo interessante em uma apresentação. Se você tem dois textos concorrendo por uma boa posição nas páginas de resultados de busca (SERP – Search Engine Results Page) e um diz assim:
Para tanto, é necessário ser um superman para conseguir operar uma máquina dessas, além de muitos anos de treinamento.
E no outro:
No banheiro dos fundos do Planeta Diário, onde Clark Kent se transforma no superman e sai para salvar a cidade.
Os dois textos usam a palavra “superman” em seu conteúdo, porém o que irá ficar melhor posicionado na busca é o segundo, pois a combinação das palavras Planeta Diário, Clark Kent e Superman estão muito mais presentes nas páginas pela web, fazendo com que o buscador entenda que este é mais relevante.
Não basta apenas utilizar as palavras-chave, é preciso usar com sabedoria e procurar uma combinação que aumente a relevância de todo o texto. [Webinsider]
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Guilherme Grillo
Guilherme Grillo é desenvolvedor web com foco em Web Marketing e mantém o Twitter @AnalistaSEO.
9 respostas
A grande diferença está no entrelaçamento de duas grandezas de desenvolvimento: Planejamento de conteúdo, e Experiência do usuário.
Fazendo um bom planejamento do conteúdo, e traçando uma boa estratégia da experiência do usuário, muito provavelmente você terá como resultado um site relevante para o usuário. Para mim pensar de forma modular nas áreas do site não o torna relevante. Ter apenas os textos otimizados, não basta.
Pense no site como um todo, desde seu conteúdo, links, imagens, social medias (incorporadas ou não), etc.
Isso é a otimização, isso é SEO.
O fato é que conteúdo relevante sempre fez parte de SEO. Assim como keywords e suas análises, meta tags,link building,sitemaps,robots.txt,web standards, black e whitehat SEO, pagerank, social media, links patrocinados e várias outras técnicas combinadas. Nada é irrelevante.Tudo é válido.
Até seus comentários aqui,por exemplo, são lidos pelos motores de busca.
Parabéns pelo artigo.
Sempre gosto de vir aqui e ler bons posts como esse. Muito obrigada por compartilhar seu conhecimento Guilherme!
Oi Renato, obrigado pelo seu comentário. As palavras-chave do texto em negrito ou itálico ajudam sim, além de ser excelente para que o usuário identifique apenas olhando para elas, qual a idéia do texto todo. Só não deve ser usado exageradamente, por exemplo, se você utilizou uma palavra-chave em negrito no começo do texto, não precisa mais repetir o negrito para esta palavra quando ela aparecer de novo.
Mais uma vez, um excelente artigo.
No corpo do texto a palavra chave em negrito, ou itálico faz alguma diferença?
Abraços!
Estou ainda aprendendo algumas técnicas SEO mas pelo que já vi a relevância depende também da qualidade do conteúdo, o exemplo do post exemplifica bem isso! Muito bom!
Olha, ultimamente estou usando essa técnica e mais outras no meu blog e acredito estar dando resultados.
Certa vez alterei algumas palavras de alguns artigos e fiquei melhor colocado. Agora se é coincidência eu já não sei.
Mas sem sombra de dúvida, o melhor é escrever textos únicos e relevantes…
Parabéns pelo artigo.
Oi Alex, concordo com você, SEO realmente não se trata apenas de colocar palavras-chave no início, meio e fim do texto. SEO é muito mais que isso, envolve diversas áreas. No meu blog até cito isso na parte de mitos. Com relação ao exemplo, a idéia foi mostrar que o conteúdo inteiro deve ser relevante, por exemplo, eu não usaria “superman” no primeiro texto, procuraria uma combinação de palavras de interesse do público e o que eles buscam, exatamente como você disse. Obrigado por comentar.
O exemplo citado é irrelevante e só pode confundir as pessoas, pois não se tratar apensa de fazer textos otimizados em SEO e sim textos de interesse do seu publico e o que eles buscam (palavras chaves e combinaçoes de palavras chaves) e é só isso é importante.
Os SEO’s acham que usando palavras chaves no inicio, no meio e no fim, basta e já está bom, quem acredita, tudo bem, mais precisa muito mais do que isso para ter otimos resultados nos sites de busca, principalmente ao longo prazo.