Um padrão para interfaces touch screen

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A primeira demonstração pública do mouse feita por Doug Engelbart em 1968 mudou definitivamente a forma com que a humanidade interagia com a tecnologia e com as informações até aquele momento.

Diferente da inserção de comandos de texto para que a máquina executasse tarefas, as pessoas podiam interagir diretamente com a informação dentro de um ambiente virtual, apontando, clicando, arrastando, tendo assim o mouse como uma extensão do próprio corpo. O mouse levou pela primeira vez as pessoas para dentro da tecnologia.

Mas o que vemos acontecer hoje nos faz crer que o mouse pode estar com os dias contados. O avanço das interfaces touch screen em dispositivos móveis está fazendo com que a tecnologia esteja cada vez mais inserida no contexto social das pessoas. Diferente do que acontece com o mouse nos desktops, as pessoas não estão mais indo para dentro dos ambientes virtuais, mas sim o virtual está acompanhando as pessoas nos ambientes físicos.

A W3C, que mantém as especificações do HTML, CSS e outras tecnologias para desenvolvimento web, já está de olho nesse futuro móvel e sensível ao toque, e está lançando uma especificação para desenvolvimento em dispositivos touch screen. Essa nova especificação ainda é apenas um rascunho, bem longe de ser completa, mas já pode apontar desde já uma direção para a criação de interfaces baseadas em toque.

A maioria dos eventos de interação que temos hoje nesses dispositivos ainda são uma imitação dos movimentos do mouse. Mas os avanços nessas tecnologias, desde o crescimento que tivemos das telas com as tablets até o aumento dos eventos multi-touch, apontam para um futuro onde as possibilidades de interações irão muito além do que o mouse pode nos oferecer hoje.

Essas novas especificações começam usando como base alguns padrões existentes criados pela Apple, porém a W3C traz diversos novos eventos, como a propriedade para especificar a “força” do toque, ou então a definição de raios X e Y para zonas de toque. Essas especificações terão o objetivo de ajudar a definir padrões de interação que os desenvolvedores poderão traduzir em interfaces touch screen amigáveis.

Ainda nem existe um link direto para essas especificações no site da W3C, o que mostra que elas ainda têm um longo caminho de evolução pela frente. Além dos eventos clonados da Apple, essas especificações não são suportadas por nenhum dispositivo até o momento, e ainda existem algumas indefinições como por exemplo qual unidade será usada para medir os raios X e Y ou a “força” do toque. Mas com tantos smartphones e tablets surgindo no mercado, creio que já é evidente a necessidade de tais padrões de desenvolvimento para interfaces baseadas em toque, e é muito bom ver que a W3C já está trabalhando nesse sentido.

Irmãos, em verdade vos digo: a Web 3.0 não será apenas semântica – ela será também móvel e estará ao alcance dos dedos!

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Referências

[Webinsider]

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Agni (@eduagni ou Eduardo Santos) é designer. Trabalha com projetos de interface, web standards e criação e ministra palestras e oficinas relacionadas a comunicação, publicidade online, web standards, mídias sociais e design.

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3 respostas

  1. Pingback: A W3C está lançando uma especificação para desenvolvimento em dispositivos touch screen | Milton Andrade Designer
  2. Márcio, não devemos esperar a Web 3.0 chegar… a Web 3.0 será uma mudança de atitude dos desenvolvedores (semântica) e dos usuários (mobilidade).

    Não acho que hoje seja necessário desenvolver para cada navegador. Ao seguir corretamente as Web Standards e algumas técnicas como o CSS Reset, é possível que as páginas sejam exibidas igualmente entre ambos os navegadores. Isso não depende somente da Microsoft (até porque não podemos ficar esperando por ela), depende muito de experiência também.

    Também acredito que não seja tão grande a batalha para proporcionar a acessibilidade. Seguindo as web standards e adquirindo pequenos hábitos no trabalho de desenvolvimento, é possível seguir as indicações do WCAG 2.0 e proporcionar ao menos Acessibilidade nível 2 em nossos sites. Trata-se também de uma questão de postura dos desenvolvedores e das empresas responsáveis pelos projetos.

    Também não vejo muita preocupação com a Microsoft na questão do padrão Touch. Diferente dos sistemas operacionais, onde temos o Windows como o mais usado e ditando padrões, esses dispositivos Touch Screen tem hoje na vanguarda a Apple e o Google Android.

    Web 3.0 não chegará como chega um novo modelo de carro no mercado, não é mera questão de esperar. Web 3.0 será uma mudança de atitude.

    Abraços e obrigado por partilhar suas opiniões 🙂

  3. Vamos rezar pra que a Web 3.0 venha o mais rápido possível. Não aguentamos mais ter que desenvolver para cada navegador {modo ironico ativado}, ter ainda que criar páginas para deficientes.

    A web deve ser igual para todos, inclusive os deficientes físicos/visuais/auditivos.

    Com a Web de hoje em dia, torna-se uma verdadeira batalha incluir pessoas com necessidades especiais no mundo virtual.

    A solução da W3C para as telas Touch não irá extinguir a existência do Mouse, mas com certeza irá melhorar, e muito, a qualidade de desenvolvimento, navegabilidade e, acima de tudo, ACESSIBILIDADE para todos.

    E AI DA MICROSOFT SE NÃO INCLUIR-SE NO PADRÃO!

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