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Elaborei uma lista não-exaustiva de pré-requisitos para criação de uma newsletter otimizada, ou seja, uma newsletter com mais chances de passar através dos filtros antispam.

A primeira regra, antes da própria criação, é obviamente ter um banco de dados de e-mails de qualidade (pessoas que se cadastraram).

Regras de criação:

  • Tamanho: 550px de largura máxima
  • Integrado com o site (que faz lembrar o site)
  • Layout simples, sem tabelas complexas (melhor ter várias simples)
  • Cabeçalho, conteúdo principal, conteúdo secundário, rodapé
  • CSS: especificações de background na tag body será desconsiderada pelos webmails. Melhor dentro da tabela com 100% de largura e especificar um background para ela
  • Folha de estilo externa será desconsiderada
  • CSS deve ser usado apenas para formatação de fontes
  • Fazer a newsletter de forma que ela funcione sem depender da CSS
  • Nada de Flash, vídeo ou formulários. Banidos do Outlook 2007
  • Utilizar recursos simples; âncoras de HTML ou gifs animados por exemplos
  • Ser criativo na apresentação
  • Hospedar as imagens dentro do servidor do site com caminhos absolutos; (img src=”http://www.exemplo.com/img/exemplo.jpg”). Deixar as imagens hospedadas muito tempo, já que a newsletter pode ser lida mais tarde
  • Evitar newsletters somente compostas por imagens
  • Não esquecer de colocar as opções de opt-in e opt-out
  • Para mensurar campanhas de email marketing, é sempre bom parametrizar os links da Newsletter com o URL Builder do Google por exemplo
  • Testar antes de enviar

Quem quiser pode fazer sugestões, aumentar e melhorar a lista.

Abraços e bom trabalho para todos os webdesigners, profissionais de marketing digital, gerentes de e-commerce e outros gurus da internet brasileira e portuguesa!

Leia mais artigos do autor no blog: Inbound Marketing

[Webinsider]

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Avatar de Eric Apesteguy

Eric Apesteguy (@EricApesteguy) é CEO e Co-fundador da Agência Digital Aotopo.

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4 respostas

  1. Essas dicas são interessantes, mas não têm muito a ver com o propósito das mensagens passarem em filtros de SPAM dado que não foi demonstrado que filtros de SPAM filtram as mensagens que não cumpram essas regras.

    Penso que teria mais a ver se fosse mencionado o uso de programas como o SpamAssassin mostrar que o não cumprimento das regras definidas leva as mensagens serem consideradas como spam. Caso contrário é apenas achismo.

    http://spamassassin.apache.org/

    Agora sobre os problemas que levam ao bloqueio do uso de CSS, aqui tem uma alternativa que aplica estilos definidos diretamente nos elementos do HTML, levando à mesma apresentação do documento como se os estilos fossem definidos à parte.

    http://www.phpclasses.org/inline-style

  2. Oi Eric

    Eu acrescentaria algumas dicas sobre o texto:

    – ter um subject que desperte a atenção do público e deixe claro o que ele vai encontrar (assim como as do Webinsider);

    – não cair na tentação de colocar propaganda disfarçada de matéria. Mesclar conteúdos sobre a marca/produto e sobre assuntos que enriqueçam a vivência do consumidor;

    – cuidar com o estilo do texto. Não é exatamente publicitário, mas também não tão rígido quanto o jornalístico. Tem que ser atrativo como o primeiro e consistente como o segundo.

    E aqui tem mais algumas dicas: http://www.slideshare.net/adribaggio/escrevendo-para-web.

    Parabéns pelo artigo e pela abertura para contribuições.

    Abraço,

    Adriana

  3. Antes de todas essas dicas é importante uma boa estratégia na escolha dos produtos.

    Dicas importantes também:

    *Sempre usar a codificação ISO-8859-1;

    *Utilizar a tag ALT nas imagens;

    *Acrescentar em todas imagens, via CSS inline style=”display:block;

    *Procurar sempre usar o target=”_blank” nos links.

    *Cuidar o tamanho do HTML e das imagens. Não tem mistério, quando menos, melhor!

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