Elaborei uma lista não-exaustiva de pré-requisitos para criação de uma newsletter otimizada, ou seja, uma newsletter com mais chances de passar através dos filtros antispam.
A primeira regra, antes da própria criação, é obviamente ter um banco de dados de e-mails de qualidade (pessoas que se cadastraram).
Regras de criação:
- Tamanho: 550px de largura máxima
- Integrado com o site (que faz lembrar o site)
- Layout simples, sem tabelas complexas (melhor ter várias simples)
- Cabeçalho, conteúdo principal, conteúdo secundário, rodapé
- CSS: especificações de background na tag body será desconsiderada pelos webmails. Melhor dentro da tabela com 100% de largura e especificar um background para ela
- Folha de estilo externa será desconsiderada
- CSS deve ser usado apenas para formatação de fontes
- Fazer a newsletter de forma que ela funcione sem depender da CSS
- Nada de Flash, vídeo ou formulários. Banidos do Outlook 2007
- Utilizar recursos simples; âncoras de HTML ou gifs animados por exemplos
- Ser criativo na apresentação
- Hospedar as imagens dentro do servidor do site com caminhos absolutos; (img src=”http://www.exemplo.com/img/exemplo.jpg”). Deixar as imagens hospedadas muito tempo, já que a newsletter pode ser lida mais tarde
- Evitar newsletters somente compostas por imagens
- Não esquecer de colocar as opções de opt-in e opt-out
- Para mensurar campanhas de email marketing, é sempre bom parametrizar os links da Newsletter com o URL Builder do Google por exemplo
- Testar antes de enviar
Quem quiser pode fazer sugestões, aumentar e melhorar a lista.
Abraços e bom trabalho para todos os webdesigners, profissionais de marketing digital, gerentes de e-commerce e outros gurus da internet brasileira e portuguesa!
Leia mais artigos do autor no blog: Inbound Marketing
[Webinsider]
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4 respostas
Uma ótima ferramenta para o envio de e-mail marketing é a Nitronews (http://www.nitronews.com.br). Tem um plano gratuito e nunca me deu nenhum problema, como mensagens indo para a caixa de spam.
Fica aí a sugestão.
Essas dicas são interessantes, mas não têm muito a ver com o propósito das mensagens passarem em filtros de SPAM dado que não foi demonstrado que filtros de SPAM filtram as mensagens que não cumpram essas regras.
Penso que teria mais a ver se fosse mencionado o uso de programas como o SpamAssassin mostrar que o não cumprimento das regras definidas leva as mensagens serem consideradas como spam. Caso contrário é apenas achismo.
http://spamassassin.apache.org/
Agora sobre os problemas que levam ao bloqueio do uso de CSS, aqui tem uma alternativa que aplica estilos definidos diretamente nos elementos do HTML, levando à mesma apresentação do documento como se os estilos fossem definidos à parte.
http://www.phpclasses.org/inline-style
Oi Eric
Eu acrescentaria algumas dicas sobre o texto:
– ter um subject que desperte a atenção do público e deixe claro o que ele vai encontrar (assim como as do Webinsider);
– não cair na tentação de colocar propaganda disfarçada de matéria. Mesclar conteúdos sobre a marca/produto e sobre assuntos que enriqueçam a vivência do consumidor;
– cuidar com o estilo do texto. Não é exatamente publicitário, mas também não tão rígido quanto o jornalístico. Tem que ser atrativo como o primeiro e consistente como o segundo.
E aqui tem mais algumas dicas: http://www.slideshare.net/adribaggio/escrevendo-para-web.
Parabéns pelo artigo e pela abertura para contribuições.
Abraço,
Adriana
Antes de todas essas dicas é importante uma boa estratégia na escolha dos produtos.
Dicas importantes também:
*Sempre usar a codificação ISO-8859-1;
*Utilizar a tag ALT nas imagens;
*Acrescentar em todas imagens, via CSS inline style=”display:block;
*Procurar sempre usar o target=”_blank” nos links.
*Cuidar o tamanho do HTML e das imagens. Não tem mistério, quando menos, melhor!