“Mantenha os olhos no jogo. Esqueça a bola!” Esse foi o primeiro conselho útil que recebi sobre marketing do então treinador do time, num jogo de futebol quando criança.
Em certos momentos, uma partida de futebol parece um espetáculo de ballet. Não pela plasticidade das jogadas ou a qualidade técnica dos jogadores em campo, mas pela cadência dos movimentos que são feitos pelos jogadores que não estão com a bola.
Em todos os setores do campo, mesmo longe da bola, são travadas inúmeras batalhas, e certamente, quem tem visão mais ampla tem mais chances de ganhar seus jogos. E essa mesma máxima se aplica ao planejamento.
Olhe para onde seus adversários – ou nesse caso, os concorrentes – estão se movimentando. É muito provável que eles estejam tentando explorar suas deficiências ou os próprios pontos fortes deles.
Veja quais são as táticas que eles usam e a maneira como aproveitam seus pontos fortes para conseguir seus objetivos.
Descubra suas fraquezas e vulnerabilidades, assim você terá uma visão completa do campo em que está jogando e pode alterar suas estratégias e táticas que não estiverem dando certo.
Fique de olho também na organização do seu time, pois muitas estratégias boas podem sucumbir quando se mantém os olhos na bola. Um centroavante isolado tem tantas chances de marcar um gol quanto uma equipe de vendas negligenciada durante o processo de comunicação.
Para que um plano de marketing realize conquistas, é necessário que todos os jogadores de um time estejam empenhados em seus objetivos. Embora quem faça os gols apareça mais, todos os jogadores têm a mesma importância num time.
Mantenha seus olhos no jogo e conheça bem o seu time. [Webinsider]
…………………………
Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..
Acompanhe o Webinsider no Twitter.
Carlos Espírito Santo
Carlos Espírito Santo (@espiritosanto) é gerente de marketing digital na Agência Traço.
Uma resposta
RIARIARIA gostei dessa analogia, explica bastante sendo divertido