Otimização de sites: conteúdo, código e concepção

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Na indexação orgânica sempre buscamos nos posicionar melhor nos vários motores de busca, com o objetivo de captar o maior número de pessoas que procurem informações a respeito de um assunto de acordo com seu site.

Esta presença nas páginas de resultados dos buscadores se obtém graças a uma estratégia baseada em três pontos que chamaremos aqui de regra 3C: conteúdo, código e concepção.

O conteúdo texto

Elemento indispensável para qualquer projeto web que pretende ser visível nos motores de busca e, principalmente, atrair pessoas para conteúdos que consideram relevante e rico porque atende suas várias perguntas sobre um determinado tópico.

Seguramente ter o máximo de conteúdo rico e bem escrito só pode empurrar para as primeiras colocações do site nos resultados de busca. Mas, por outro lado, não basta ter um bom estilo do ponto de vista da indexação.

É preciso respeitar certas regras de redação para web, que diferem da redação jornalística do ponto de vista de ocorrências de palavras-chave, apresentação e layout de palavras-chave (tag título, atributo H1, palavras em negrito, palavras sublinhadas, etc…).

Outro elemento que está perdendo peso na indexação do Google, porém que deve ser informado para os outros motores, são as meta tags. Deve-se escrever uma descrição meta específica ao conteúdo de cada página, como as meta keywords.

Na mesma linha, recomenda-se também dedicar uma página web para cada artigo monotemático rico em palavras-chave e cujo título é informativo. Os robôs promovem, entre outras coisas, o conteúdo colocado no topo do código. Consequentemente, é muito importante introduzir palavras-chave no topo do conteúdo, que seja a respeito da página inteira ou de suas subpartes.

O código fonte

Em primeiro lugar, seu código HTML não deve sobrecarregar sua página, para que os motores de busca possam ler seu conteúdo rapidamente e permitir que os visitantes sem conexão banda larga possam acessá-lo.

Certos elementos e tags devem ser levados em conta durante o processo de otimização do código fonte do seu site. É o saso da tag title, que deve ser diferente em cada página e rica em palavras-chave. Em cada página do site, as principais palavras-chave devem se encontrar na primeira linha dentro do body e se possível com uma tag h1.

No que diz respeito aos links, o impacto é nitidamente maior se colocarmos palavras-chave dentro dos links para os motores de busca, especialmente no que diz respeito aos menus.

Todas as ocorrências de palavras-chave dentro do conteúdo devem encontrar-se em negrito. E se for preciso inserir arquivos de imagens, vídeos, ou qualquer arquivo Flash, temos que pensar em preencher o atributo Alt, destinado essencialmente aos motores de busca.

A concepção do site

O primeiro dos pontos sobre os quais devemos nos concentrar durante a concepção de um web site é a sua estrutura, que deve ser totalmente compatível com os robôs aranhas que irão indexá-lo.

É recomendado que a arborecência dos links nesse site seja concebida de forma simples de fácil navegação tanto para o visitante quanto os de motores de busca “aranha”. Todos os links devem ser seguidos por eles e as páginas internas do site devem ser acessíveis dentro de três cliques até a homepage.

Podemos igualmente prever um mapa do site com links simples, ou um arquivo sitemap tornando mais fácil para os robôs de indexação de percorrer todas as páginas do site, fato que pode melhorar a indexação do seu site.

A otimização de site, segundo a regra 3C, pode garantir uma melhor indexação. Contudo é um trabalho de profissionais que sabem dar respostas a diversas lacunas no site, do ponto de vista do código HTML, conteúdo, ou até mesmo em termos de arquitetura da informação, para melhorar seu posicionamento.

Leia mais artigos do autor no blog: Inbound Marketing

[Webinsider]

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Avatar de Eric Apesteguy

Eric Apesteguy (@EricApesteguy) é CEO e Co-fundador da Agência Digital Aotopo.

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