É fato que o consumidor está ficando cada vez mais complexo, que suas demandas estão mais variadas. As antigas divisões de target já não funcionam tão bem. Assim como falar apenas das marcas preferidas dos consumidores ou das ocasiões de consumo também não é suficiente (ainda que importante), é preciso mostrar um contexto. Pensar na vida dessas pessoas de uma forma mais abrangente.
Por isso o documentário está se tornando uma ferramenta importante para os planejadores e já vem sendo usado por grandes marcas e agências.
Em poucas palavras, são vídeos de geralmente 10 a 15 minutos que reúnem diversas etapas do trabalho de planejamento e estratégia de marca em um vídeo, como contexto de vida do target, referências de linguagem, principais marcas de consumo, mood da cidade, como bairro e zona onde vive, hábitos, atitudes, círculo social, insights.
O processo começa com uma investigação a partir do principal objetivo do cliente: entendimento de target, cidade e regionalismos, relação com a marca e ocasiões de consumo, aderência de um conceito ou tendência à vida de verdade.
A criatividade para trazer estes elementos é fundamental, assim como um senso forte de investigação, para então ter o feeling de gravar ou entrevistar alguém que não estava planejado. É entrar em uma casa, em um bairro e “farejar” coisas interessantes que possam enriquecer o vídeo.
Então, a partir desta escolha dos “personagens do vídeo” são feitas entrevistas filmadas com eles, que gera horas de material gravado, que em seguida servirão de insumo para os planejadores da Limo construírem uma história, que servirá de fio condutor para o documentário. É fundamental que a história fique interessante, que tenha um storytelling atrativo, mais até do que uma apresentação tradicional de PowerPoint.
A brincadeira, digamos assim, vai ficando mais divertida (e séria, por que não?) quando colocamos especialistas, artistas, formadores de opinião, dentre outros personagens. É aí que começa a se construir um pensamento mais embasado e amplo sobre o target e, depois disso, a estratégia traçada para a marca, que começa a ficar mais clara.
Em outras palavras, saímos de um contexto micro (a vida do consumidor e seu círculo social, por exemplo), chegamos ao macro (situação socioeconômica do Brasil, relação com categoria, estratégia e caminhos para a marca). Não necessariamente nesta ordem, veja bem.
Agora pensando com a ótica do cliente, um dos pontos fortes é que parte dos insights surge na boca dos entrevistados. Isso pode gerar inspiração para os criativos da agência, planejadores, marketing, além de colocar todos os envolvidos com a marca ou produto em uma mesma página, facilitando o compartilhamento de estratégia, insights, ideias ou posicionamento.
Isso acontece porque o vídeo é uma linguagem universal, direta que todos podem compreender instantaneamente, gerando assim uma sinergia tremenda entre as diversas partes do processo. É uma maneira mais dinâmica, rica e completa de conhecer um assunto e analisar uma realidade.
Making Of Limo Doc from Limo Inc on Vimeo.
[Webinsider]
…………………………
Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..
Acompanhe o Webinsider no Twitter.
2 respostas
Um vídeo fala para mais de 90% da população, é a forma mais eficiente de comunicação.