Venda de imóveis pela internet realmente existe?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Desde que comecei a trabalhar com e-business – e lá se vão 12 anos – sempre estive ligado ao comércio eletrônico e, por isso, acompanho de perto o progresso, as ações, estratégias e todo este movimento.

De um tempo pra cá comecei a me envolver mais com o marketing digital imobiliário e me deparei com certas situações que não condizem muito com a realidade do e-commerce.

Confesso que não acho nada legal quando leio que venderam um empreendimento pelo Twitter, Facebook, Orkut ou qualquer outra rede/mídia digital que seja. O máximo que pode ter acontecido é a facilidade que uma ferramenta dessas proporcionou para um atendimento.

Apenas para relembrar: o comércio por si só é o ato de vender, comprar ou trocar. Certo?

Quando falamos de comércio eletrônico, falamos de um tipo de transação feita especialmente por um equipamento eletrônico, como um computador, e a internet se torna o veículo.

O crescimento de 40% em 2010 em relação a 2009, conquistando 23 milhões de e-consumidores, e com a expectativa de crescer 30% de 2010 para 2011, prova que esta modalidade da nova economia já não é mais futuro. É presente!

De acordo com o e-bit, em 2010 as categorias que mais se destacaram no comércio eletrônico brasileiro foram:

  • Eletrodomésticos (14%)
  • Livros, assinaturas de revistas e jornais (12%)
  • Saúde, beleza e medicamentos (12%)
  • Informática (11%)
  • Eletrônicos (7%)

Falando agora com o foco no mercado imobiliário nacional, confesso que um dia irei enxergar uma categoria “Imóveis”, mas isso ainda está um pouco distante de acontecer.

São diversos os fatores que impedem este “sonho” de ser realizado por agora. Ainda estamos estruturando toda a parte de certidões online, certificados digitais, pagamentos online, etc.

A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico vem desenvolvendo um papel importantíssimo para que isso um dia se concretize.

Na verdade, vai muito mais além de uma decisão do departamento comercial e/ou marketing. Precisa do envolvimento de diversos outros departamentos e setores, como financeiro, jurídico, cartórios, colégios notariais e bancos.

Uma coisa é fato: vender um apartamento pela internet não é tão fácil assim como noticiam. Precisa de uma sinergia de diversos setores. No entanto, o que temos hoje é uma corrida sem nexo para dizer quem fez primeiro!

Me lembra a história da pata e da galinha. Conhece?

“A pata põe um ovo enorme, mais saboroso e, de acordo com estudos científicos, mais nutritivos que os da galinha, mas não faz propaganda! Fica calada e ninguém sabe de nada. Já a galinha põe um ovo duas vezes menor que o da pata, mas sabe se comunicar muito bem. Cacareja e faz tanta zoada, tanta presepada, que todo mundo fica logo sabendo que ela pôs mais um ovo”.

Se falarmos com o foco em marketing, estão todos na mesma disputa! Sempre procurando “marketizar” suas conquistas.

Mas sabemos que o volume de instrução, conhecimento e informação das pessoas hoje é altíssimo; o consumidor não se deixa enganar ou levar apenas pelo “cacarejar da galinha”. O caminho não é por aí.

O que temos hoje em dia não é venda online de empreendimentos, o que ocorre é que a internet passou a ser um importante veículo no processo decisório além de ser um grande “hub” de informações, com o objetivo de tirar dúvidas, de ver imagens, perspectivas e diversas outras ferramentas.

É o início do encantamento!

A internet passou a ser o grande diferencial das incorporadoras, construtoras e imobiliárias, pois são nos sites que as pessoas fazem suas pesquisas na hora que quiserem, sem ter a interferência de ninguém. Estes sites estão se superando a cada dia, com ferramentas que proporcionam interatividade com o usuário, canais de comunicação direta, mapas e visualizações em tempo real.

Entendo que estão todos em busca desse objetivo que é totalmente possível, mas ainda ninguém comprou ou vendeu um imóvel pela internet!

Onde eu imprimo o boleto ou informo os dados do meu cartão para comprar? Se souber me avise! [Webinsider]
…………………………

Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..
Acompanhe o Webinsider no Twitter.

Avatar de Gustavo Zobaran

Gustavo Zobaran (@gustavozobaran) é Head de Brand Experience (BX) na Youse.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

9 respostas

  1. Olá Raphael,

    Agradeço seu comentário!

    E em breve poderemos dizer que uma venda de um imóvel foi realizada 100% online…

    Abraços

    Gustavo Zobaran
    @gustavozobaran

  2. Estes dias fui a uma palestra com o diretor da Tecnisa e ele demostrou um processo de compra totalmente online.

    Utilizando vídeos, chat e venda, apenas com a parte física de envio de documentos para finalizar a transação.

    Também já tive experiências assim com moradores de outros países, é possível e tem como acontecer o processo completo online de venda, mas são realmente poucos exemplos.

    Agora, que em algum momento da compra, quase 100% dos usuários utilizam alguma ferramenta digital, isto é inegável.

  3. Olá Vinicius,

    É isso aí!

    A intenção do artigo é fazer pensar se já acontece e se isso poderá um dia acontecer.

    Não tenho dúvidas que a internet é essencial para este momento da tomada de decisão.

    E acredito sim que um dia isso será possível!

    Obrigado pelo comentário.

    Abs

    Gustavo Zobaran

  4. Venda é um processo complexo.
    Por isso vender imóveis pela internet é falar de muita coisa com poucas palavras.
    Se eu olho um imóvel pelo site, posso decidir comprar naquele momento, transformando a internet em um meio de vendas. Claro que a parte burocrática é toda off-line, e acho que continuará sendo por um bom tempo.

    O que acho importante é entender e usufruir do que o meio digital tem poder de fazer em um processo de vendas. Você pode, em uma negociação, dar um “OK” de uma proposta pelo iPhone. Você pode, pela internet/celular aceitar uma proposta de compra, marcar com o corretor, ver fotos, saber a localização e notícias policiais do bairro de interesse, enviar copias de documentos etc…

    A meu ver, tudo isso é vendas. Acredito que pode até colocar um imóvel em um carrinho de compras, mas de forma muito mais simbólica, pois não basta “apenas isto”.

    Não acredito na possibilidade de um ciclo de vendas de imóveis possa ser inteiramente através de um e-commerce. Ao menos, não agora. Só em São Paulo, são mais de 15 documentos, se tudo estiver certo, para fechar um negócio.

  5. Oi Alexandre,

    Realmente o foco é o e-commerce!
    E sabemos que, ainda, não existe e-commerce para imóveis prontos, na planta, etc…

    A venda de imóveis pela internet, abordada pela ImóvelBrasil, acredito que tenha sido um canal facilitador na tomada da decisão.

    O que podemos tirar de ponto positivo é poder iniciar um debate para chegarmos a um consenso e termos este espaço para expor nossas ideias.

    Quando debatemos, evoluímos!

    Abraços

    Gustavo Zobaran

  6. ImóvelBrasil, eu acho que não tem muito a ver não, o foco aqui é o e-commerce (pelo que eu entendi, vai ver estou errado), ou seja, uma negociação / venda realizada 100% online, e isso não ocorre com imóveis, pelo menos eu acho que não, pois no site de vocês o que deve ocorrer é a retirada do anuncio quando o imóvel é vendido, mas ele pode ter sido vendido fora do site. Ainda assim, eu duvido muito que alguém compre um imóvel se ver o seu estado, o bairro, a localização… assim, não temos a venda 100% online, o que tem é uma propaganda / anúncio que cumpriu seu papel: atrair um (possível) comprador. Mas não foi feita uma venda online.

    Um caso diferente é a venda de imóveisna planta, principalmente para investidores. Isso sim é mais viável, pois quando você visita um lançamento, a não ser pelo apto decorado, você está vendo apenas um monte de papel… o que pode ser transferido diretamente para o mundo online.

    Mesmo assim, ainda acho difícil vender um imóvel pela internet, sem ir pessoalmente ver o bairro, a vizinhança, o comércio próximo, trânsito, etc… a internet vai apenas continuar como uma ferramenta para despertar o desejo do comprador para conhecer o imóvel.

  7. Discorda totalmente, pois as vendas de imóveis atraves da internet é uma realidade atual e com forte crescimento no Brasil e no resto do mundo.

    Pois vendas precisam não terminar necessáriamente com as informações do cartão de credito ou boleta bancario, ja que se tratar de valores bem altas.

    Veja por exemplo nossas estatísticas referentes aos anúncios:
    http://www.imovelbrasil.net/?page=estatisticos
    poderia ver que temos altuamente mais de 5600 imóveis vendidos.

    Confesso que não todos esses imóveis sejam vendidos direitamente atraves do nosso portal, mas acredito que muitos sim foram atravos do nosso portal, portanto a venda de imóveis atraves da internet realmente existe – sim.

  8. Concordo em parte com, “o que temos hoje é uma corrida sem nexo para dizer quem fez primeiro!” Não só as empresas, mas as pessoas, desde muito tempo, buscam ser os “desbravadores” de uma ideia. Entretanto, penso que com a facilidade de conectar as pessoas pela internet, a concorrência pelo pioneirismo deixa de ser local e passa cada vez mais a ser global.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *