Não é à toa que o marketing digital se tornou uma das prioridades nos investimentos em publicidade e propaganda. É uma forma prática, dinâmica e acessível para empresas de qualquer porte ou segmento promover seus negócios e manter contato com clientes e consumidores.
Um bom exemplo é o Google Adwords, um canal de publicidade em que uma pessoa com algumas horas de treinamento é capaz de criar e gerenciar seu próprio anúncio de publicidade. Outro mais recente é a Like Store do Facebook, em que é possível não só divulgar, mas vender os produtos diretamente na fan page.
De tanto ler, ver e ouvir falar sobre essas aparentes facilidades, empresários e gestores passaram a acreditar em “mitos” que conferem poderes sobrenaturais ao marketing digital. Com base em experiências pessoais, vou relatar três dos mitos mais comuns.
1. É possível fazer marketing digital sem Marketing
Recentemente fui consultado para o lançamento de um novo site de compras coletivas. Ao ser apresentado ao projeto, fiquei preocupado com o fato de não haver praticamente nenhuma característica que o distinguisse de outras centenas de sites da categoria. Levantei a questão e me surpreendi com a resposta. Para os empreendedores, relevante não era ter um diferencial para se destacar dos concorrentes, mas sim uma propaganda boa o suficiente para chamar atenção e gerar tráfego.
Assim como eles, muitas outras empresas se enganam ao pensar que só publicidade é capaz de fazer de qualquer produto um sucesso. Ela pode até gerar visibilidade para a empresa ou produto por um determinado período, mas não se sustenta ao longo do tempo.
Banners, links patrocinados, ações em redes sociais, newsletters e outras iniciativas online só funcionam se fizerem parte de um mix de marketing abrangendo pesquisa de mercado e público-alvo, análise de oportunidades, definição de uma estratégia de diferenciação para o produto, política de preços, canais de venda e monitoramento dos resultados por meio de indicadores.
Quanto mais este Marketing estiver estruturado, maior o potencial da publicidade realizada através do marketing digital gerar retorno efetivo.
2. Marketing digital é a solução milagrosa
O dono de um site de camisetas personalizadas nos procurou para saber como poderíamos ajudá-lo a alcançar seus concorrentes, que estavam “bombando” nas vendas. Antes de eu terminar de explicar como funcionava nosso trabalho ele já me questionava sobre os resultados. Na sua visão, a conta era simples: “minhas vendas não estão indo bem, então vou investir X em uma agência de marketing digital e eles vão aumentar meu faturamento em 10X”.
Isso pode até acontecer, mas não basta somente contratar a agência e esperar os resultados. Antes de mais nada, o trabalho de um profissional de marketing é compreender por que as vendas estão baixas. Quais os pontos fortes dos concorrentes, quais os pontos fracos da sua empresa e o que o cliente em potencial está procurando, de modo a estabelecer uma estratégia e um plano de ação envolvendo tanto iniciativas online quanto offline.
No caso em particular detectamos que a loja era praticamente desconhecida, enquanto o principal concorrente era um conhecido case de loja inovadora, inclusive com várias matérias na imprensa nacional e internacional. Seu produto era de qualidade e o preço até abaixo do que a média, mas as estampas não chamavam atenção.
Por outro lado, outras lojas apresentavam camisetas segmentadas de acordo com o gosto do cliente (filmes, atores, bandas de rock) ou permitiam que a própria pessoa criasse sua estampa personalizada. As vendas eram limitadas ao site, enquanto a concorrência comercializava suas camisetas em outros sites e redes de varejo.
Para alcançar o tão almejado resultado, portanto, seria necessário investir não só em publicidade mas em um reposicionamento da marca e de sua atuação no mercado, o que não estava nos planos da empresa. Ou seja, a conta não era tão simples de fechar quanto inicialmente parecia.
3. Custa pouco ou sai até de graça
Uma metalúrgica interessada em fazer publicidade por meio de links patrocinados solicitou uma proposta. Fiz uma apresentação para a diretoria, explicando os detalhes de como o trabalho funcionava, o orçamento estimado para campanha e o valor do nosso trabalho de gerenciamento.
“Mas se já estamos pagando para o Google, para que pagar também a você?”, foi o questionamento de um dos diretores, quase ofendido pelo fato de eu cobrar por um serviço que ele considerava gratuito. “Afinal o Google não é de graça?”
Não adiantou tentar explicar que o “investimento” era destinado a remunerar os profissionais responsáveis pelo gerenciamento da campanha. Para dizer a verdade até hoje não sei nem por que me chamaram lá, se eles mesmos podiam fazer o serviço “de graça”.
Assim como o Google, muitos sites oferecem recursos gratuitos, contribuindo para a percepção de que marketing digital é “barato” ou mesmo “na faixa”. Na verdade os sites colocam à disposição algumas ferramentas gratuitas que, utilizadas por um bom profissional, são capazes de gerar bons resultados. Nesse sentido, comparado com a propaganda em jornais, revistas ou TV, o investimento no marketing digital é muito menor.
Mesmo o caso de pequenos empresários que conseguem promover seus negócios nas redes sociais “sem gastar nada” nas redes sociais, por exemplo, na verdade investiram muito do seu tempo (um dos ativos mais valiosos de hoje) em aprender os recursos dos sites e em interagir com os clientes e consumidores.
Em vez de “barato” ou “caro”, a empresa deveria avaliar o custo-benefício das ações de marketing digital comparado às alternativas.
Os relatos acima podem soar como desabafo, e de uma certa forma são mesmo. Mas também servem de alerta para as empresas que estão investindo ou pensam em investir em marketing digital. Comparado com outras formas de publicidade e propaganda ele pode ser mais simples, ágil e apresentar custo menor, mas os resultados sempre vão depender do trabalho de profissionais (internos ou externos), dos recursos investidos e de muitos testes e avaliações.
Como os americanos costumam dizer: “no pain, no gain” (sem dor não há ganhos). O marketing digital não é exceção. [Webinsider]
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Silvio Tanabe
Silvio Tanabe (silvio.sp@magoweb.com.br) é consultor de marketing digital da Magoweb, autor do blog Clínica Marketing Digital e um dos autores do e-book Caia na Rede – 12 Maneiras de Planejar e Fazer Sucesso nas Redes Sociais .
8 respostas
Sílvio, excelente artigo!
Mais do que um desabafo seu, creio q é um desabafo de todos nós que estivemos ou estamos envolvidos com marketing digital num país como o Brasil (aonde uma das cenas mais emblemáticas foi de uma BMW tipo 500 mil parar no sinal ao lado da carroça do papeleiro).
Pra ser honesto, depois de me questionar sobre a visão dos empresários e gastar muitas horas de lábia e divulgação, resolvi me dedicar ao Design Instrucional (que antes era UMA DAS minhas atividades). Muito embora tenha feito alguns trabalhos pontuais dos quais saimos satisfeitos (tanto eu como o cliente).
Ao meu ver, para atingir essa massa crítica de empreendedores conscientes, precisamos do apoio (que vem depois de obtermos a credibilidade) de Associações, Sindicatos, Sistema S e outras instituições que classicamente instruíram os empresários deste Brasil varonil. Essa consciência sobre o valor do marketing (não só o digital) é um processo educacional, que deve vir dos princípios da abertura de qualquer negócio.
Por isso considero o Webinsider, entre outras iniciativas, uma grande ferramenta, pois cria essa rede de troca de conhecimento em alto nível. E assim vamos ensinando e aprendendo, ensinando e aprendendo.
E segue o barco!
Grande abraço direto do RS!
Lucas Selbach
Excelente artigo Silvio,
como a internet tem muitas ferramentas e serviços gratuitos ela dá um falsa percepção que tudo é de graça e infelizmente muitos empresas levam isso ao pé da letra.
Olá Sílvio,
EXCELENTE considerações!
Devido aos excepcionais resultados possíveis pelo uso da internet em comparação com as mídias tradicionais, muitos contratantes imaginam “milagres” e acabam por negligenciar o planejamento e a estratégia necessários ao marketing.
Recentemente, janeiro de 2011, escrevi um artigo realçando a importância do uso dos fundamentos do marketing, onde também venho percebendo uma distorção da percepção sobre como deve-se atuar no ambiente web, detalhes em: http://www.negocios-de-valor.com/artigos_sobre_clientes_prospeccao_estrategica_de_clientes_potenciais.asp .
Muito Agradecido!!
Pedro Mizcci Majeau
Especialista em Prospecção de Clientes e Captação de Alunos
Excelente artigo.
Devemos lembrar da grande quantidade de profissionais e empresas, que dizem atuar na área de mkt digital e não passam de “espertalhões”, estragando o mercado e promovendo ideias absurdas e sem fundamento.
Sem uma boa base de mkt o profissional de digital não é nada.
PErfeito, parabéns Sílvio.
Você traduziu nosso dia-a-dia aqui na agência, os varejistas pensam que vão investir um valor pequeno em links e vão ficar milionários da noite pro dia.
bom texto, falta muito conhecimento por parte do clientes sobre o digital que acaba gerando estas situações.
Não há como negar e não concordar com os relatos citados.
Um fato que temos que levar em consideração é a quantidade de empresários que ainda não veem no marketing digital uma fonte de captação de novos negócios e mercados.
Este cenário ainda é pouco explorado por pequenas e médias empresas que, na maioria das vezes, por falta de informação acabam investindo em mídias antiquadas e de baixo valor agregado.
Este é apenas um dos desafios que a ITX Mídia enfrenta diariamente em nossas consultorias de marketing digital.
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