Os novos profissionais da informação e as marcas

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Após a fixação do novo modelo de comunicação, iniciado com a web 2.0, onde o usuário é quem dita a pauta e os seus interesses, constantemente vemos consequências favoráveis para a relação empresa x consumidor.

São novas oportunidades e novos papéis que se destacam dentro deste cenário, ampliando o relacionamento e a comunicação propriamente dita entre “comunicadores” e “receptores”.

Mais do que informar características de um produto ou as descrições dos serviços oferecidos, as empresas ou marcas devem servir de fonte para seus públicos, através da oferta de conteúdo relevante, dentro de seu segmento de atuação. Os consumidores querem ser informados, querem ser colaborativos, trocar conhecimento e experiências, querem interagir.

Marcas oferecem conteúdo

No modelo onde os veículos tradicionais perderam o controle sobre o que é veiculado, cresce a oportunidade das marcas se tornarem também veículos informativos, oferecendo aos seus consumidores o acesso a conteúdo diferenciado, focado e de qualidade.

Diante disso, as redações passam a ser o coração das agências de comunicação e o planejamento o cérebro delas. As redações devem se espelhar nas agências digitais, em que as diferentes áreas se juntam para pensar o todo. Daí a importância de profissionais como jornalistas, redatores publicitários e webwriters entenderem as regras da produção de conteúdo para os veículos e terem estruturas planejadas em projetos de captação de audiência, como SEO e linkbuilding, entre outros.

Com tantas possibilidades e meios de difusão, é preciso planejar a disponibilização das informações nas várias plataformas, integrando assuntos, dialogando e criando relações entre todos os usuários, estimulando a participação e fomentando a relação entre a marca e o público.

Equipes multidisciplinares deverão atender a demanda de consumo e o seu formato, facilitando a entrega para garantir resultado nas suas divulgações. Um dos segredos está na adequação ao nicho de atuação e na experiência presente na transmissão das informações.

No Facebook empresas interagem com seu público em meio de suas relações sociais. No Twitter alimentam seus seguidores com informações relevantes ao seu nicho. No YouTube apresentam filmes bem bolados de produtos, serviços e também publicidade. Em seus sites recheados de informações institucionais apresentam seus produtos, cases e diferenciais. Tudo isso para que o potencial consumidor possa por fim fazer sua escolha.

Então o importante é mesmo focar em novas experiências na forma de apresentar a informação, com atenção para o comportamento do consumidor e suas preferências.

Existem pessoas que consomem conteúdo pelo celular, computador, tablet; outras preferem notas rápidas, nos momentos de espera durante o dia, no café ou no happy hour, por exemplo.

A questão é casar planejamento, conteúdo e tecnologia para entregar a melhor experiência, aquela que atenda a necessidade de conteúdo e contribua com os valores da marca, ou seja, o conteúdo relevante fazendo a sua parte, divulgando consigo a marca, através dos usuários e das ferramentas disponíveis nas inúmeras redes sociais.

Ser jornalista ou publicitário hoje em dia é mais difícil do que antigamente, porém existem muito mais possibilidades. São muito novas as mídias e há milhares de canais – para atingir o êxito nos objetivos, os profissionais devem estar atentos às novas técnicas de construção de conteúdo. [Webinsider]

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Avatar de Roberto Soares Costa

Roberto Soares Costa é empreendedor, especialista em marketing digital e gestão de projetos web. Sócio na agência digital Otimiza).

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