Por que padrões em projetos de UX são importantes

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Como normalmente lidamos com cronogramas bem apertados, às vezes passamos batido por uma etapa que é superimportante em todo projeto de UX/design de interação: a definição de padrões.

Não vou entrar aqui na questão protótipos de alta fidelidade vs. protótipos de baixa fidelidade vs. rapid prototyping. Por mais ágil que seja a sua abordagem, você precisa de padrões para manter a consistência da experiência do usuário com o produto.

Já vi equipes desprezando esta etapa para ganhar tempo, e por considerá-la um pouco “burocrática”. No fim das contas, acabaram tendo muito retrabalho e o tempo que deveria ter sido economizado acabou sendo gasto com refações e discussões tardias de questões que deveriam ter sido abordadas no início do projeto.

O ideal é ter uma discussão profunda sobre quais são os direcionamentos gerais para produção dos protótipos e que padrões devem ser adotados, antes da equipe colocar a mão na massa. Esses direcionamentos devem ser consolidados em um documento (ou em vários documentos, ou em um site ou wiki) e compartilhado(s) com a equipe.

Os padrões devem ser transformados em uma biblioteca templates, com guidelines de utilização. Se você fizer tudo isso BEM direitinho, o resultado final deve ficar assim, assim, assim, assim ou assim.

Como nem sempre essa discussão profunda é possível, ao menos a equipe deve conversar sobre quais são os principais padrões a serem adotados, e ir ao longo do processo desenvolvendo e comunicando novos guidelines. Essa abordagem exige um pouco mais de atenção para o surgimento de novos padrões, e comprometimento para que eles sejam consolidados na biblioteca.

Independente da abordagem, seguem algumas dicas para uma boa definição de padrões de projeto:

  • 1. Analise toda a documentação existente. Não deixe para analisar os documentos conforme o desenvolvimento do trabalho for realizado.
  • 2. Se for um redesenho, dê uma olhada no estado atual do produto. Ele pode dar algumas dicas de padrões que a definição será necessária, mesmo que possam ser alterados depois. Antecipe a discussão.
  • 3. É importante definir qual o grid mais adequado desde o início do projeto. É com base nele que todos os demais elementos serão construídos.
  • 4. Comece olhando para as áreas mais comuns do produto. Por exemplo, em um site, comece definindo padrões para os elementos do cabeçalho e rodapé. Outras seções comuns são contato, mapa do site e busca.
  • 5. Pense também em elementos reutilizáveis ao longo do projeto. Alguns mais comuns são: estilos de texto (texto normal, títulos, subtítulos, etc.), estilos de link, botões (ações primárias, secundárias, terciárias), estilo de parágrafo (entrelinhas, indentação, etc.), tabelas, boxes de apoio, modais/lightboxes/pop-ups, breadcrumbs, etc.
  • 6. Se o produto contém formulários, é importante gastar um tempo pensando em quais as abordagens de construção. Deve-se definir desde questões como tipo, estilo e tamanho de campos, alinhamento (labels à esquerda, alinhados à direita ou acima dos campos), inline help e tooltips, campos obrigatórios, alinhamento de botões, até questões como adoção de progressive disclosure, passo-a-passo e mensagens de erro/sucesso.
  • 7. Se o produto possui interações do tipo transição, é importante definir quais serão os padrões (fade, slide, expansão, etc.) e quando devem ser utilizados.
  • 8. Um dos itens mais importantes em todo projeto é a questão dos rótulos. É imprescindível criar um vocabulário comum para call to action, nomes de seções e outros elementos utilizados ao longo da construção do produto. Dentro desse vocabulário, também vale a pena criar uma seção para ícones – quais são, o que significam e em que situações devem ser utilizados.

Independente de como esse processo é realizado ou entregue, o que importa mesmo é que essas regras e boas práticas sejam amplamente comunicadas e corroboradas por toda a equipe. Elas têm um papel superimportante nisso tudo, que é o de validar e melhorar os padrões existentes e sugerir novos sempre que necessário. [Webinsider]

Avatar de Paulo Roberto Floriano

Paulo Roberto Floriano (paulo@neuestudio.com.br) é consultor em experiência do usuário, arquitetura de informação e design de interação. É proprietário da Neue Studio, co-autor de dois livros e palestrante.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *