Considere investir no mercado do conhecimento

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Sabe aquela padaria, a sua preferida? Aquela aonde você vai todos os dias para tomar um delicioso cafezinho? E o dentista responsável pela sua saúde bucal? Também tem o pintor que sempre retoca a tinta das paredes para a sua casa ficar tinindo antes do Ano Novo.

Sabe o que eles têm em comum? Conhecimento!

Provavelmente a sua padaria predileta trabalha com os mesmos ingredientes e até as mesmas marcas que as demais, assim como o seu dentista e pintor de confiança usam os mesmos materiais que outros profissionais.

Sim, a qualidade desses influencia muito, mas o diferencial é humano! As habilidades, técnicas, práticas e experiências, ou seja, o conhecimento é o ponto-chave para se destacar com excelência no mercado.

E é devido a esse fator que você contrata esse ou aquele profissional. E anda a mais para tomar um cafezinho mais gostoso.

Para lapidar um diamante com esmero

Hoje, o valor de qualquer negócio, de qualquer profissional, está no uso e aplicação das informações com qualidade.

Veja: se você somar o preço individual dos componentes de um dispositivo eletrônico, de um medicamento ou de um software, o resultado obtido será imensamente menor em relação ao preço final.

Por quê? Porque o real valor está no conhecimento necessário para gerar soluções! O restante é apenas complemento, entende?

Você pode ter à sua frente um bom filé de salmão, uma faca afiada, mas saberá fazer um sashimi delicioso?

Se pegar um diamante – pedra bruta – conseguirá transformar em uma joia, sem desperdiçar, sem errar, com cortes e polimento preciso?

Minimizar os riscos e vencer as barreiras

Pois é… Viu como o valor se justifica?

Então, por que os profissionais, as empresas e os governos insistem em apenas focar esforços nos produtos, na matéria prima, muitas vezes na sua forma bruta?

O que será da economia quando os veios de ferro acabarem, quando a madeira se esgotar? E do seu negócio, quando o mercado não usar mais o modelo de software produzido por você?

Quando se pensa unicamente em “insumos” corre-se um risco grande. O projeto pode se tornar insustentável em um prazo relativamente curto. Em contrapartida, o conhecimento pode ser aplicado em diversas frentes e em áreas distintas. O leque de possibilidades se mantém aberto. Esse é o pulo do gato.

Investir em conhecimento é garantir o futuro. E lembre-se: o conhecimento é o seu melhor produto!

Vamos juntos nisso? Até mais! [Webinsider]

…………………………

Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..

Acompanhe o Webinsider no Twitter.

Eduardo Massami Kasse (@edkasse) é escritor, palestrante e analista de conteúdo. Subeditor do Webinsider. Mais em onlineplanets.com.br e eduardokasse.com.br.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Uma resposta

  1. O problema que o mercado além de conhecimento acadêmico busca conhecimento prático ou experência.
    Por várias vezes observo que acabam valorizando muito o que poderíamos chamar de “inteligência política”, e está é dificil de adquirir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *