O e-commerce é uma vertente que não para no Brasil. As vendas online crescem expressivamente e as estratégias para vencer concorrências neste negócio estão cada vez mais técnicas. E para fomentar ainda mais este segmento o gigante Google anuncia o lançamento de mais uma das suas ferramentas.
O Google Shopping ou “Google Product Search” terá como funcionalidade principal a comparação de preços, entre produtos cadastrados por anunciantes de lojas virtuais.
Visando facilitar aos consumidores online e aumentar a visibilidade dos produtos anunciados, o Google Shopping disponibiliza nos seus resultados de buscas orgânicas, produtos com fotos, comparativos de preços, dicas, experiências de consumo e demais informações que poderão complementar as buscas.
Além disso, está prevista a introdução do “Products Extensions” no Brasil, produto que potencializa o alcance das ofertas, integrado ao Orkut. A ferramenta alimenta a rede social com produtos e serviços baseados no comportamento e interesses dos usuários, expostos em seus perfis.
As ofertas publicadas apresentam preços para que se tornem atrativas e gerem cliques, aumentando o índice de acessos e conversão de navegação em compra.
Estas operações já estão em funcionamento nos Estados Unidos; para o Brasil ainda não há data de implantação definida, porém está prevista para este ano ainda, segundo Rodrigo Rodrigues, gerente de vendas de Varejo e Tecnologia do Google Brasil.
O que se pode prever é que estas ferramentas proporcionarão inúmeras ações de publicidade para lojistas de todos os portes, ainda mais, sabendo-se que, segundo a pesquisa eBit, o e-commerce brasileiro tem previsão de faturamento de 20 bilhões de reais.
Dentro desse contexto, destaca-se a importância do mercado de search (SEO, o posicionamento orgânico em buscas, e os links patrocinados) para o sucesso das estratégias de vendas, que tem despertado o interesse de profissionais de publicidade, tecnologia, vendas e planejamento.
Em Porto Alegre, no próximo dia 29 de outubro, acontece o @tcheSeo 2011, evento que irá reunir no Rio Grande do Sul os principais profissionais de SEO e links patrocinados do Brasil.
Eventos como este se espalham pelo país, levando mais informações sobre estas novas técnicas e atraem cada vez mais públicos de variados segmentos, uma vez que o propósito da aplicação destas técnicas é o de elevar os canais digitais em visibilidade, audiência e consequentemente alavancar vendas. [Webinsider]
…………………………
Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..
Acompanhe o Webinsider no Twitter.
Roberto Soares Costa
Roberto Soares Costa é empreendedor, especialista em marketing digital e gestão de projetos web. Sócio na agência digital Otimiza).
Uma resposta
Muito bom! Quanto mais integração melhor! NAo sabia desse evento. Vou tentar me inscrever. Parabéns pelo artigo!