Quando você está considerando uma grande reforma na sua imagem corporativa ou precisa promover um evento com um anúncio nos jornais ou na web, a primeira decisão a ser tomada no processo de planejamento do design dessas peças é se você mesmo vai fazer tudo ou se vai pedir para que outra pessoa (ou empresa) faça o trabalho.
Ilustração 12639763, do artista Fotosipsak.
As duas soluções são boas. No entanto, o tamanho da sua empresa, suas habilidades pessoais, responsabilidades, orçamento para o projeto e numerosos outros fatores vão influenciar nessa decisão.
Talvez os serviços de diretores de arte ou redatores profissionais nem sempre sejam necessários para elaborar todas as suas peças de comunicação. Mas a maioria delas acabará mesmo ficando com fornecedores externos. Se você quiser produzir um folder ou um cartaz, vai precisar pelo menos de fornecedores de fotografia e de uma gráfica.
Se as peças forem para a Internet, com certeza a verba da gráfica será aplicada em serviços de programação, construção de sites e hospedagem.
Depois que a sua empresa tiver identificado a peça, peças ou a campanha que deseja criar e desenvolver, a fase inicial típica é desenvolver a ideia.
Os objetivos da comunicação
Você e a equipe, seja da empresa ou de fora, vão ter de responder a perguntas como “que tipo de ação eu desejo implementar? Com quem eu desejo me comunicar? O que eu preciso comunicar e que objetivos atingir?
Depois outros detalhes virão: Vou usar que tipo de tecnologia no meu site? Html 5, Flash? Podemos fazer o título menor? A foto está dando o recado que queremos?”
Em seguida será preciso localizar os potenciais fornecedores para o trabalho, receber as propostas, fazer o orçamento e estabelecer um cronograma para o projeto, exatamente do mesmo jeito que você faz com o resto das tarefas da empresa.
Desenvolver as ideias, planejar as peças e descobrir como produzi-las é um excelente modo de avaliar se é mais vantagem fazer determinado projeto interna ou externamente.
Se você conhece o seu próprio negócio muito bem, se consegue ter uma boa ideia de como ficarão as páginas de um novo catálogo ou folder e conhece assuntos como edição e resolução de imagem, provavelmente também conseguirá administrar esse projeto sozinho.
Mas, se você acha que não tem talento nenhum para design e nem familiaridade com as tecnologias envolvidas em todo o processo, é melhor economizar tempo e dinheiro enviando o trabalho para especialistas, pois se o número de fornecedores é grande, é melhor conseguir alguém que cuide de absolutamente tudo e entregue a você um trabalho final de boa qualidade.
Concorda?
No próximo artigo falarei sobre criação e design: fazer ou não fazer em casa? [Webinsider]
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2 respostas
Muito bom o artigo! Muitas pessoas dizem, que para empresas que estão começando, investir em comunicação é dinheiro jogado fora. Não traçam em estratégias,e isso a meu ver é um erro fatal, pensar somente em vender, e não pensar em quem compra e na sua reação, ja são pensamentos mortos, se uma pessoa começa uma campanha sem pensar no engajamento futuro de seus clientes, ela falhará drasticamente !