Quem nunca desabafou em uma rede social que envie o primeiro scrap, tuíte, comentário…
Lá muitas vezes os bons costumes e a ética são deixados de lado. Nossa geração vive uma crise de super sentimentalismo e dificuldades nas relações interpessoais. E os meios digitais não deveriam ser os primeiros lugares onde descarregamos nossos sentimentos.
Mas são.
Hoje, gratuitamente, misturamos ofensas e desabafos com uma pitada de indiretas, ironias, sarcasmos, entre outros. É uma forma de nos vermos livres daquele nó que está atravessado na garganta.
Na verdade é um delicia quando isso acontece nos sentimos mais leves e libertos, mas aí que mora o perigo!
As redes sociais, no caso de algumas pessoas, parecem hospícios, onde as pessoas falam tudo abertamente para os seus seguidores – e para o mundo – sem se preocupar em como estes vão receber a mensagem. Mas, não é bem por aí…
Não são poucas as vezes que vemos e ouvimos notícias de polêmicas e processos oriundos de desabafos impensados em redes sociais.
Todo cuidado no que se diz hoje é pouco. Não é censura, mas sim equilíbrio e responsabilidade, como falamos nesse podcast – Liberdade de expressão nos meios de comunicação.
Costumo dizer: sou responsável pelo que digo, não por como os outros interpretam, mas infelizmente em nossa sociedade – hoje, por mais que se negue, composta por “magoadinhos” – a chance de a interpretação ter uma conotação completamente diferente do que foi dito e a ênfase da visão do receptor ser apenas a única verdade, não é pequena.
Preta Gil e outros artistas sabem bem disso!
Não quero, em momento algum, afirmar que não devemos usar as redes para comunicar nossos sentimentos e pensamentos mais imediatos, mas sim ressaltar para a necessidade de ter ética para falar e escrever.
Não podemos ofender, tampouco denegrir a imagem de nada, nem ninguém, principalmente sem provas.
Seja ético, não seja apenas mais um usuário inconsequente e irresponsável, pois as combinações dos itens mencionados com a interpretação do próximo pode, um dia, destruir uma reputação, carreira e até mesmo uma família.
Lembre-se: palavras são como penas soltas em uma ventania. Você nunca mais poderá recolher o que foi dito. [Webinsider]
…………………………
Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..
Acompanhe o Webinsider no Twitter.
Juliano Alvarenga
Juliano Alvarenga é publicitário e sócio proprietário da Imix Comunicação. Twitter: @jualvarenga.
Uma resposta
Falo isso ha muito tempo-principalmente no uso do twitter. As pessoas não tem medida. Muito bom o artigo.