Organizando concursos culturais em redes sociais

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Como tenho tido um bom feedback dos leitores do nosso site sobre o artigo Aprendendo com os imprevistos nas redes sociais, decidi escrever um outro case que vivenciamos por esses dias (só que agora não tivemos problemas… Ufa, rss).

Tudo correu além das expectativas; assim vou falar do que fizemos, o retorno que tivemos e dar dicas sobre interação nas redes sociais, levando em consideração esse case.

Sempre estamos trazendo novidades para o nosso público e as duas últimas campanhas que tínhamos feito obtiveram ótimo retorno. Entretanto, percebi que a segunda já não teve um retorno igual à primeira, que era novidade; assim decidi inovar e comecei a buscar novas ideias para o lançamento de um novo produto.

Estava com algumas ideias, mas queria ver a opinião do nosso público. O nosso desejo era fazer o lançamento de uma forma diferente nas redes sociais – tínhamos o prêmio, mas a ideia não estava toda formatada. Foi então que – plim – iniciamos a interação…

O aquecimento

Começamos então a buscar a opinião do nosso público para a promoção, para isso seguimos alguns passos:

  • Falamos sobre o interesse que tínhamos em realizar a promoção com nosso público;
  • Pedimos sugestões (fãs devem se sentir parte do produto, da campanha, da ideia concebida…);
  • Ouvimos as sugestões;
  • Colocamos em votação (de forma indireta) as ideias dadas pelos fãs;
  • Dentro das ideias apresentadas e escolhidas pela maioria, incrementamos a nossa parte para surpreender nosso público;
  • Após a ideia formada, colocamos para aprovação de todos. Nossa fan page nunca teve tanto curtir e comentários nas mensagens;
  • Após tudo certo, demos um ar de mistério até apresentar a ideia e iniciar a promoção.

A campanha (ideia)

A primeira ideia foi a de um quiz, onde quem acertasse ganharia o prêmio. No final decidimos fazer um concurso cultural em forma de “campeonato”, onde teríamos sete perguntas voltadas a área do nosso público (algumas estavam relacionadas ao prêmio – curso online).

Cada pergunta é postada em um dia e o grau de dificuldade das perguntas aumenta à medida que os dias se passam. Ao final quem mais tivesse acertado ganharia o prêmio. Se fossem mais ganhadores iríamos sortear o prêmio entre eles pelo site random.org.

Nesse case criamos uma aba específica no Facebook para a campanha, fizemos o regulamento, apresentamos a ideia e divulgamos o campeonato pelos nossos canais de comunicação.

Resultado

Com essa campanha tivemos resultados positivos como:

  • Aumentamos a interação com o nosso público, o número de fãs da nossa fan page e as vendas da empresa – tudo feito de forma indireta;
  • A interação foi continuada;
  • Geramos expectativa em relação a nossa página, que aumentou o número de visitantes e as interações;
  • Divulgamos o resultado parcial, o que gerou bons retornos dos fãs pela clareza da promoção;
  • Ouvimos a opinião dos fãs

Sobre opinião dos fãs: tivemos 25 ganhadores e apenas um ganhou o prêmio, mas os outros pediram pelo menos um brinde. Nós os ouvimos e demos descontos nos produtos ou outro prêmio da empresa. Você poderia dar uma camisa da sua marca, uma calculadora; no nosso caso foram produtos que tínhamos, mas poderia ser qualquer outro porque o que valeu foi ouvir a sugestão.

Ferramenta

Para esse concurso cultural usamos algumas ferramentas:

Para o somatório dos pontos usamos o Excel, mas você poderá criar outras formas que facilitem esse monitoramento (aplicativos específicos, scripts…). O ideal para uma empresa grande seria criar um aplicativo próprio para a campanha, mas no nosso caso não foi necessário.

E para ajudar a formular as perguntas do campeonato foi usado um aplicativo de perguntas e respostas do próprio Facebook. O Facebook Question.

Dicas para concursos culturais

Após essa e diversas outras campanhas que tenho feito e vivenciado nas redes sociais, deixarei algumas dicas que poderão melhorar o desempenho da sua empresa nesse ambiente e ajudá-lo a ganhar mais fãs no Facebook.

  • Gere expectativa para seu público;
  • Surpreenda seu público;
  • Interaja sempre;
  • Nunca fique na mesmice, traga sempre novidades para seus fãs, amigos, seguidores…. ou seja, sempre que ver que o que você está fazendo já está ficando batido, mude, mas seja o primeiro do seu nicho;
  • Ofereça brindes relacionados ao seu negócio, de preferência da sua empresa ou parceiros;
  • Envolva seu público e instigue a participação deles na sua fan page;
  • Conheça seu público;
  • Ofereça entretenimento;
  • Ouça o que seu público tem a dizer e sempre que possível o envolva na concepção de uma ideia, novo produto; faça com que seja parte integrante do seu negócio;
  • Mude, inove, crie… seu público irá agradecer;
  • Tenha sempre uma ideia pré-concebida do que quer e onde quer chegar e esteja aberto a sugestões;
  • Use as ferramentas certas para sua campanha;
  • Se for criar uma promoção, concurso ou campanha, crie um regulamento claro, pois é ele que dará transparência ao seu evento;
  • Se sua campanha for para o Facebook, crie um evento para ela, o retorno poderá surpreender;
  • Divulgue a campanha nas outras redes sociais que sua empresa ou blog participa;
  • E por fim seja transparente em tudo que for fazer, isso dará credibilidade.

Essa foi uma campanha que, diferente da outra comentada no artigo “Aprendendo com os imprevistos nas redes sociais” citado acima, não tivemos problemas. Mas como em toda ação que fazemos em um ambiente social ficamos expostos, nesta ação em alguns momentos tivemos que orientar os participantes a lerem o regulamento e com isso evitar problemas futuros.

E você, já tem alguma experiência com concursos culturais em redes sociais? Nos conte nos comentários. [Webinsider]
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Avatar de Ricardo Euclydes Nazar

Ricardo Euclydes Nazar (@venderon10) é gerente de marketing e vendas de uma empresa de TI e mantém o blog Marketing Digital | Vendas Online.

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3 respostas

  1. Olá! Para quem possa interessar, existe um aplicativo que já vem com as informações das regras do Facebook no rodapé e além disso compartilha automaticamente no mural de todos os participantes no momento que eles se inscrevem. Caso queiram dar uma olhada este é o site : Wishpond
    Espero ajudar quem esteja procurando aplicativos para realizar ações no Facebook.
    Abraços

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