Quando falamos de métricas ou relatórios, existe uma notável carência de conteúdo na internet; geralmente o material é muito raso ou então profundo e chato para iniciantes.
Aproveitando esta lacuna, postarei em três textos algumas dicas sobre como montar um documento para mostrar aos seus clientes os resultados de suas ações digitais.
Primeiro, mas para que serve um relatório de resultados?
A função básica deste é mostrar para o cliente que as ações digitais deram resultados e apresentar a necessidade de desenvolver outras na mesma linha, para que a presença da marca continue crescendo.
O contrário também é válido – é necessário mostrar quando uma ação não deu resultado, descobrir a razão e buscar outro caminho.
Se a empresa não conhece se está acertando ou errando em suas campanhas, ela não investirá mais. Por isso este documento é uma iniciativa da agência e não do cliente.
Neste primeiro texto, vamos aprender a diferença entre a apresentação de dados e a análise.
Quando falamos da apresentação dos dados digitais, o exemplo que vem na cabeça é o painel do Analytics. Naquela Dashboard o usuário encontra uma série de informações sobre a presença do seu site.
Mas os dados sozinhos trazem muito pouco para a empresa e o seu negócio. O anunciante não contrata uma empresa apenas para ver o relatório no Google, para isto ele tem acesso e basta imprimir.
O papel da agência e do profissional de métricas é transformar esta muralha de dados em informação, através da análise.
Neste ponto, é necessário cruzar os dados de acessos com um grupo maior de variáveis que envolvem comportamento do consumidor, estatística, além de conhecimento do ambiente digital, de cada ferramenta utilizada e do negócio do cliente.
Existem vários exemplos de relatórios, mas alguns pecam apenas por apresentar os dados de forma crua, pegando os dados do Analytics e redesenhando em uma nova tabela, sem esta parte de análise profunda do que aqueles dados representam e como afetam o anunciante.
Se você está lendo este texto, seu objetivo é aprender a realmente montar análises digitais e uma coisa deve ficar clara: quanto mais a fundo você for nesta análise destes dados, mais base terá para defender futuros investimentos e trazer melhores projetos para sua agência.
No próximo texto falarei um pouco sobre a divisão de um documento de resultados. [Webinsider]
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Raphael Lacerda
Raphael Lacerda (raphael@mercadobinario.com.br) é sócio na empresa Mercado Binário, agência de automação e leads de venda
3 respostas
Ótima iniciativa.
Acredito que este post abriu bem a série.
Só acho que o ponto inicial e fundamental para apresentação de resultados é antes definir bem os objetivos junto com cliente.
Assim você sempre terá um alinhamento com as expectativas dele e não vai cair em erros de analisar a coisa errada ou se perder no volume de dados.
Mas muito bom mesmo, espero os próximos posts.
(:o)
A questão de análise envolve muitas variáveis, mas é uma boa ideia para posts futuros.
Agradeço.
Muito bom o post, acho que uma coisa que seria ótima é um aprofundamento na questão de como analisar os dados da melhor forma.
abraços