Nesse artigo, seguem cinco motivos pelos quais essa pode ser uma das melhores coisas que um desenvolvedor de software pode fazer atualmente.
1. Uma equipe de teste gratuita
Em primeiro lugar, mesmo antes de chegar à versão final, você pode usar sua rede de amigos como uma equipe de teste. Ao convidá-los para usarem seus aplicativos, você pode pedir para eles lhe mandar feedbacks sobre bugs, usabilidade, escalabilidade e até suas opiniões sobre a relevância do aplicativo e sobre possíveis aperfeiçoamentos.
2. É mais fácil divulgar o aplicativo
Se você quer atrair usuários para utilizarem seu aplicativo, seja ele pago ou gratuito, precisa investir algum tempo em divulgação. Contudo, se esse aplicativo é desenvolvido para uma rede social, você já tem à sua disposição todos os recursos para promovê-lo.
Depois de testado e aprovado, você pode divulgá-lo de várias formas, entre as quais: pedir aos amigos que já testaram o aplicativo para recomendar aos seus próprios amigos – os quais, por sua vez, se gostarem, recomendarão para outras pessoas e assim por diante.
Você pode divulgar o aplicativo por meio de uma Fan Page oficial, postar atualizações, modificações e correções de errosnela e, no seu próprio mural, divulgar a página da web do aplicativo, seu perfil no Twitter, etc.
3. Com mais visibilidade, você mostra sua capacidade
Especialmente se está começando, você quer que colegas de profissão e contratantes em potencial vejam suas habilidades. Você pode fazer do seu Facebook App um portfólio dos seus talentos como programador, designer e até especialista em mídias sociais.
4. Possibilidade de conhecer novas tecnologias
Quando se desenvolve qualquer coisa por conta própria, não é preciso lidar com a pressão do prazo e outros fatores limitadores presentes quando se projeta algo para a empresa em que trabalha ou um cliente particular.
Assim, pode criar pelo puro prazer de fazer o que gosta e aproveitar a oportunidade para aprender coisas novas, como: desenvolver o aplicativo em uma linguagem com a qual não está familiarizado. Dessa forma, isso se torna um meio de aprender e dar asas à sua imaginação de desenvolvedor.
5. Aplicativos web e redes sociais são o futuro
A tecnologia está cada vez mais centrada na web. Arquivos e aplicativos vão para a nuvem e as redes sociais ganham cada vez mais o espaço antes dominado pelo e-mail e pelo chat como principais formas de comunicação online. Elas são uma verdadeira extensão da nossa vida social.
Quem não tem experiência no desenvolvimento para a web, precisa começar logo e nada melhor do que desenvolver algo para a rede social mais popular do mundo.
Bom coding para todos! [Webinsider]
…………………………
Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..
Acompanhe o Webinsider no Twitter.
Catharina Pinheiro
Catharina Pinheiro (@catharinapin) é tradutora, revisora e redatora. Informações completas aqui: catharinapin.tumblr.com/.
2 respostas
Aplicativos para redes sociais é o que há hj em dia. Parabéns pela iniciativa de incentivar programadores à começarem a desenvolver apps para facebook. Achei só que ficou faltandos alguns links úteis para quem quer começar nessa área…
Olá Bruno, tudo bem?
Obrigada pelo comentário.
A melhor fonte para o desenvolvimento de Facebook Apps é o próprio guia para desenvolvedores do Facebook: https://developers.facebook.com/docs/guides/canvas/
Fora isso, é escolher uma linguagem e estudar.
Boa sorte! []s