O monitoramento de uma marca não está vinculado aos meios digitais, mas sim a uma estratégia ampla de acompanhamento do posicionamento e da percepção que uma marca (empresa, nome, serviço, produto) tem perante o seu público ou na mente das pessoas, independente destas serem o foco de atenção da empresa.
Sabemos: a marca mais lembrada do mundo é a Coca-Cola. Para nós brasileiros, uma marca nacionalmente reconhecida é a do sabão em pó Omo. Temos essas informações por pesquisas realizadas para saber qual marca vem à mente quando questionados, mas são pesquisas direcionadas e pontuais.
Com a presença da web em nossa sociedade e o crescente acesso às redes sociais surgiu uma nova necessidade: o monitoramento online.
As empresas buscam saber como sua marca está sendo mencionada pelas pessoas de forma espontânea na rede mundial de computadores. E a importância está justamente nessa espontaneidade dos brasileiros em compartilhar suas informações, seja para dividir uma frustração ou para divulgar uma satisfação. Acompanhar o que as pessoas pensam, falam, sentem e divulgam sobre uma marca é trabalho regular, diário e estratégico para uma empresa.
O monitoramento de uma empresa deve ser realizado sempre, independente de sua presença digital. Mesmo se sua empresa não tem atuações online regulares, o seu cliente pode estar falando dela agora no Twitter ou no Facebook ou citando sua marca numa postagem num blog. E os comentários são positivos ou negativos?
Falem mal de mim, mas falem de mim.
Algumas empresas adotam a estratégia conforme o ditado acima, mas nem sempre é interessante ter uma marca sendo citada de forma negativa num ambiente tão viral como a web. Por meio do monitoramento podemos perceber críticas negativas, elogios e até mesmo prever crises e antecipar tendências. É essencial o acompanhamento dessas menções para saber como agir e o momento adequado de dar uma resposta.
Em 04 de novembro foi divulgado: a CIA, a agência de inteligência dos EUA, assumiu oficialmente que monitora diversas redes sociais em todo mundo (leia aqui matéria). Podemos encarar esta informação, além de óbvia, como exemplar da importância do monitoramento na web. O conhecimento é essencial, tanto para as empresas, quando para as agências com objetivos políticos.
O monitoramento de marca deve ser realizado de forma regular e metódica. Deve-se buscar informações sobre o valor de cada comentário, analisar as intenções e capacidade de gerar outras menções na web.
É por meio do monitoramento regular que a instituições como a CIA, empresas como Coca-Cola, ou pequenas empresas como a VinicciBrindes, podem analisar como os termos de seu interesse são mencionado por clientes, funcionários, colaboradores diversos e até mesmo por concorrentes.
Se você vai iniciar seu monitoramento de marca, uma boa ferramenta gratuita é a Social Mention, que busca por conteúdo criado por usuários de redes sociais, blogs, em comentários em vídeo e imagens. Experimente, é fácil de usar.
Lembre-se: ficou para trás a época que as empresas tinham total controle sobre sua imagem. Hoje esta função está nas mãos do consumidor, usuário das redes sociais, que também exerce o papel de influenciador.
Então não perca tempo e comece o monitoramento de sua marca. [Webinsider]
Patricia Canarim
Patricia Canarim (@patriciacanarim), jornalista atuante em marketing e presença digital com especialização em Informação Estratégica pela UFMG. Professora nos cursos online da Nautilos Marketing Digital. Mantém o blog Patricia Canarim.