Chegou a hora de fazer diferente e melhor

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

A internet mudou totalmente o nosso modelo de sociedade. Transformou radicalmente a vida das pessoas e, hoje, grande parte daquilo que precisamos, encontra-se à distância de um clique.

Pesquisas, transações financeiras, comunicação, trabalho, tudo isso passa pelo meio online e, gostemos ou não, esse é o nosso cenário atual.

Estamos cercados por essa hiperconectividade cross-midia do tipo: assista na TV, responda a pergunta no site e receba o resultado no celular.

E agora, já acontece uma simbiose de ambientes, vide os smartphones, smart TVs, smart cars, smart geladeiras…

Estamos imersos em conteúdos diversos. E, muitas vezes, sabemos sobre tudo, sem saber bem sobre nada.

Como nos tempos do vovô

Há algumas décadas, a informação estava restrita. Havia os jornais, revistas, rádios e televisão e esse modelo de divulgação nos oferecia um assunto por vez, apresentado por uma mídia bem definida. A sequência da mensagem era linear: interlocutor e receptor.

“Naquela época, as pessoas se interessavam de verdade, prestavam mais atenção, aprendiam de fato.” – Já ouvi isso inúmeras vezes de pessoas com mais idade. E posso dizer: concordo com elas.

Fazer tudo ao mesmo tempo é arriscado e causa desgastes desnecessários. E com isso vem o estresse, a depressão, as crises de ansiedade. E algo muito ruim para a carreira: a superficialidade.

Tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo…

Essa pérola do Carlos Drummond de Andrade exemplifica com perfeição o que acontece hoje.

Temos uma avalanche de conteúdos, milhares de tarefas “simultâneas” e a mesma capacidade cognitiva de sempre, ou seja, somos monotarefa.

Entretanto, assim como os processadores se tornaram multitarefa, nós tentamos ir pelo mesmo caminho, de forma pouco natural e até mesmo forçada.

Recomendo a leitura da Revista Galileu nº 243, de outubro de 2011, na qual há uma matéria muito interessante sobre esse assunto.

Ler um texto, ouvindo um podcast e olhando algum outro assunto no celular virou rotina, certo?

Agora fica a pergunta: é possível fazer tudo isso ao mesmo tempo com excelência?

Sabemos a resposta.

Qual é o seu talento, o seu diferencial?

Informações sobram, todavia conteúdos de qualidade precisam ser garimpados com muito esmero.

Vemos lotes e mais lotes de mais do mesmo, seja em notícias ou na publicidade.

Agora, quem foge desse padrão, com criatividade, embasamento e qualidade, destaca-se.

Todos nós temos nossos autores, músicos e atores preferidos, assim como temos admiração por profissionais e professores. Seguimos seus exemplos.

Seja por um motivo ou outro, eles fazem a diferença para nós, tornaram-se referência.

Então, esse é o segredo, o caminho da prosperidade! Encontrar o seu talento, aquilo que o destaca na multidão.

Essa autoanálise é essencial para conhecer os pontos fortes e fracos e com isso alcançar o equilíbrio na carreira.

Certamente, as respostas podem não ser tão óbvias, podem demorar um pouco para vir, mas esse conhecimento, conquistado degrau por degrau, deixa cada vez mais próximas as portas do sucesso.

Então, vamos juntos aumentar a qualidade dos conteúdos e projetos? Vamos usar nossa capacidade para criar com inovação e relevância.

Aceita o desafio? [Webinsider]

Avatar de Eduardo Kasse

Eduardo Massami Kasse (@edkasse) é escritor, palestrante e analista de conteúdo. Subeditor do Webinsider. Mais em onlineplanets.com.br e eduardokasse.com.br.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

5 respostas

  1. O desgaste é um problema muito sério atualmente que poderia ser evitado pelo bom senso. É muito simples: há um limite para o número de coisas que podemos fazer, ao mesmo tempo ou não. Só discordo de uma coisa: mulheres são SIM multitarefa… rsrsrsrs… vide: http://tgr.ph/u3IVtW

  2. André e Jocivan, obrigado pelas colocações.

    Ter foco, objetividade e excelência são requisitos essenciais para a evolução profissional.

    Hoje, com essa oferta massiva de informações e com a velocidade acelerada em que tudo acontece, temos excessos pouco produtivos.

    Mas, cabe a nós usar “filtros” e seguir a postura mais adequada ao nosso perfil.

  3. Esses são os pilares para o sucesso; foco, criatividade e qualidade, acredito que todos que segurem essa receita estará a poucos passos de concretizar qualquer desejo, são as qualidades que emana da vontade que vem dentro de cada hum de nós.
    Excelente artigo assim como todos os outros, é sempre um prazer ler os seus artigos amigo Kasse.

    Um abraço

  4. Achei o artigo simples e direto ao ponto. O que faz a diferença é termos foco em tudo o que realizamos. Nossos ídolos, em sua maioria, cresceram em um mundo totalmente diferente, quando a comunicação era basicamente unidirecional. Como será que se desenvolveriam no mundo de hoje?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *