E-mail marketing: aumente a taxa de abertura

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A taxa de abertura resulta do total de contatos que visualizaram a mensagem, dividido pelo número total de e-mails entregues, excluindo os bounces e remoções.

Basicamente, uma taxa de 20% de e-mails abertos significaria: de cada 100 e-mails entregues, vinte foram visualizados.

Spam NÃO, obrigado!

É natural haver aborrecimento ao receber newsletters não solicitados. Em geral, não os lemos, pois são filtrados pelo Outlook, Gmail, Hotmail, Yahoo, etc… Esses aplicativos não pactuam com essa prática.

E mesmo quem nunca recebeu spam – praticamente impossível – já deve ter recebido newsletter autorizadas, mas com conteúdo pouco relevante.

Mesmo que inconscientemente, é inevitável fazermos análises para nos levar a optar por esse ou aquele e-mail. Buscamos conteúdos bem feitos e em sintonia com os nossos interesses.

Aspectos importantes

1. Remetente – A reputação da marca é o primeiro fator para influenciar a confiança do subscritor para abrir o e-mail – é essencial utilizar o domínio da marca, exemplo: info@e-goi.com.

2. Subject/assunto – Certamente já visualizou e-mails com assuntos com este tipo de abordagem: Aproveite já! – Desconto de x% – Não perca! – MELHORES PROMOÇÕES!!!!

Essa publicidade lhe interessa?

Se for remetido por uma marca de confiança, talvez dê o benefício da dúvida… Mas a verdade é que esta abordagem se constitui cada vez mais como um erro porque já a encaramos ressabiados.

3. Segmentação – É óbvio que segmentar a nossa base de dados nos ajuda a concentrar os nossos esforços nos verdadeiros interessados pelo nosso informe. Enquanto apreciador de futebol gostaria que a newsletter de uma marca de desporto me enviasse exclusivamente conteúdos e ofertas sobre essa modalidade.

Se a marca insistir em mandar material de ciclismo, golfe e natação tudo em um mesmo newsletter, o mais natural será o desinteresse a exclusão, não é verdade?

4. Test & Learn – Infelizmente, não há uma formula mágica de sucesso. Na mesma área de negócio, a forma como reagimos aos newsletters que recebemos pode variar em função dos fatores já referidos. Para ajudar no planejamento e análise, existem ferramentas que permitem automatizar esse teste como os ensaios de campanha ou split testing.

[Webinsider]

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Avatar de Hugo Pascoal

Hugo Pascoal é Gerente de Marketing da E-goi Brasil, ferramenta de email marketing que oferece um alto nível de relacionamento, integrando vários canais digitais.

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