Para manter a qualidade do seu navegador, você precisa tê-lo sempre atualizado. Isso deve ser rotina nas máquinas pessoais e também nas de uso comum nas empresas.
É um processo simples: acesse o site do navegador e procure pela informação “download”. Em geral, você mesmo pode fazer isso, sem a ajuda de algum técnico. É recomendado sempre usar a versão mais nova.
O que é um navegador?
Navegadores são os aplicativos de páginas da Web. Computadores sempre trabalharam com uma dualidade aplicativo-documento. Isso é, para cada tipo de documento, deve haver um aplicativo que o manipule de alguma forma, ou seja, navegador é uma ferramenta para permitir o acesso à web.
Com ele temos acesso aos recursos da rede como correio eletrônico (e-mail), websites, grupos de discussão, etc. Em geral, quando compramos um computador, o navegador instalado é o Internet Explorer (IE) de propriedade da Microsoft. Porém, vale ressaltar que o IE vem perdendo espaço em todos os países, por diversos motivos, como não respeitar os padrões internacionais da web.
Os navegadores que mais crescem no mundo são Mozilla Firefox, Chrome do Google, Opera e Safari. Você pode ter mais de um no seu computador – eu tenho três: Opera, Mozilla Firefox e Chrome, este último o meu principal acesso a web.
Atualizar o navegador é importante
As tecnologias que dão suporte a web já evoluíram muito, já acessamos os internet banking e fazemos compras online com muito mais segurança. A confiabilidade da web está nas melhorias de programas antivírus, sistemas operacionais e navegadores. No entanto, os navegadores têm ficado em segundo plano no quesito “lembrança de segurança para o usuário comum”. Digo isso, pois o navegador é na verdade, a principal ferramenta de segurança na web.
Quando você acessa um site por um hiperlink, o seu navegador processa as informações do conteúdo do site desejado no servidor hospedado. Um bom navegador faz isso rapidamente, com flexibilidade e com segurança.
Como todo aplicativo, esses evoluíram, de um núcleo central de funcionalidades (denominado HTML 3.2), para algo mais universal e extensível, incluindo plugins como Java, Flash, etc. Nessa linha de raciocínio, atualizar um navegador faz tanto sentido quanto atualizar seu Office ou seu Windows: se não fizer, você perde compatibilidade com a vanguarda e normalmente isso causa problemas.
É ainda muito comum, infelizmente, o uso do Internet Explorer 6 e 7. Essas versões são antigas, lançadas há anos e não acompanharam a evolução da web, não possuem as tecnologias de segurança atuais; são mais lentas – os browsers atuais chegam a ser até 15 vezes mais rápidos. O IE 6 e 7 não recebem mais suporte de nenhuma grande empresa, portanto se você ainda usa esse navegador, atualize já.
Links para a atualização dos navegadores.
Navegador atualizado permite uma melhor experimentação da web, com segurança e rapidez. [Webinsider]
…………………………
Acompanhe o Webinsider no Twitter.
Patricia Canarim
Patricia Canarim (@patriciacanarim), jornalista atuante em marketing e presença digital com especialização em Informação Estratégica pela UFMG. Professora nos cursos online da Nautilos Marketing Digital. Mantém o blog Patricia Canarim.